Embora possa ser difícil, se aposentar cedo pode ser uma possibilidade para muitos trabalhadores. Alguns funcionários têm a capacidade de se aposentar tão cedo quanto 40 anos. Se você quiser se aposentar mais cedo, você deve começar a planejar com anos de antecedência.

Comece a guardar assim que você entrar no mercado de trabalho. É muito improvável que você será capaz de se aposentar cedo se começar a poupar nos seus 30 anos. Idealmente, você deve começar a guardar dinheiro a partir de seus 20 anos.

Pegue uma porção significativa de seu salário. Se você quer se aposentar em seus 40 ou 50 anos, você precisa calcular quanto dinheiro você precisa tirar do seu salário a cada mês. Para a aposentadoria antecipada, você deve tirar 20 a 25 porcento de seu salário para garantir uma saúde financeira boa durante a aposentadoria.

Invista o dinheiro. O mercado financeiro pode ser a aposta mais segura para quem procura um retorno decente. Fale com um planejador financeiro para oportunidades de investimento adicionais. Pesquise no mercado os vários tipos de investimentos e diversifique sua carteira.

Trabalhe meio expediente. Você pode se aposentar mais cedo de seu trabalho de rotina diária e escolher um emprego que você goste com horário reduzido. Isso pode reduzir o quanto você depende de suas economias na aposentadoria.

Informe-se sobre as sanções que poderão incorrer devido a aposentadoria antecipada. Normalmente, a aposentadoria antecipada resulta em algum tipo de “prejuízo” financeiro nos planos de aposentadoria tradicionais. Verifique se este é o seu caso para organizar as finanças futuras.

Certifique-se de que você tem cobertura de planos de saúde, se você pretende se aposentar mais cedo. E quanto mais velho, mais caros eles vão ficando. Por isso, analise bem quanto você precisará para ter um bom plano de saúde quando for mais velho.

Aposentando mais cedo

Com a economia certa, você conseguirá aposentar bem mais cedo do que imagina. (Foto: money.howstuffworks.com)

Cuidado com os riscos financeiros associados com a aposentadoria antecipada. Uma crise econômica ou a inflação pode fazer suas economias da aposentadoria perderem seu valor. Por isso é importante a carteira diversificada, diminuindo os riscos inerentes ao mercado financeiro.

Você pode planejar investir em um negócio próprio que seja mais lazer do que trabalho para você. Assim, sua aposentadoria virá com um ambiente mais agradável e que fará sua qualidade de vida melhorar consideravelmente.

Cuidado com seus dependentes financeiros. Toda aposentadoria precoce envolve algum tipo de perda financeira. Por isso, é necessário que você planeje os custos de seus dependentes para garantir a eles a segurança e tranquilidade mesmo com sua aposentadoria.

O mais importante ao planejar a aposentadoria é organizar sua vida para ocupar sua mente com atividades saudáveis. Quanto mais ociosa for sua vida como aposentado, maiores são as chances de você desenvolver doenças como a depressão. Por isso, planeje muito bem para que nesse momento você possa fazer as coisas que mais te dão prazer, ocupando sua mente constantemente.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)