O dígito X nas contas do Banco do Brasil causa alguns problemas para aqueles que querem usar aplicativos para realizar transferências bancárias, DOCs e TEDs. Porém, é possível consertar esse problema com facilidade, e nós vamos te mostrar como, explicando também o que significa o X no número da conta.

Banco do Brasil e o dígito X

O dígito X aparece no lugar reservado ao que chamamos de dígito verificador. Quando ele aparece no número da agência, ele aparece depois do “-” (traço), onde normalmente ficaria um número. Quando ele aparece no número da conta, ele aparece também depois do “-” (traço), onde ficaria normalmente um número.

Esse X como dígito verificador não causa problemas em depósitos ou pagamentos que utilizam esses números de conta. O problema é quando você vai fazer uma transferência, principalmente por aplicativos do celular, onde o teclado numérico não permite colocar um número como dígito verificador. Então, o que fazer?

Como colocar o dígito X no aplicativo Banco do Brasil?

Ao usar um aplicativo de banco para fazer a transferência para contas do Banco do Brasil, automaticamente o teclado numérico vai aparecer. O problema é que o teclado numérico não tem o X para você digitar, e digitar o número de conta ou agência errada não é algo que você vai querer fazer. Como solucionar? É relativamente simples: basta substituir o X pelo dígito 0. Com essa substituição, sua transferência, DOC ou TED serão realizados normalmente.

Dígito X na conta

Se você tem o dígito X na conta e precisa realizar transações, basta substituir pelo número 0. (Foto: YouTube)

E se eu tiver problema com o dígito X no BB?

Muita gente está tendo problemas com o dígito X. Esses problemas, na maioria, se solucionam seguindo a instrução acima de substituir o dígito X pelo número 0. Porém, se você continuar tendo problemas ou não confiar muito nessa solução, há algumas opções que você pode seguir.

Transferência usando um terminal de autoatendimento:

No terminal de autoatendimento, você pode realizar transferências e fazer DOC ou TED normalmente. Se for necessário substituir o X, o próprio terminal te dará as indicações do que fazer.

Transferência usando o telefone:

Pelo telefone é possível fazer transferências, DOCs e TEDs normalmente. Ligue para a Central de Atendimento do seu banco ou instituição financeira e procure pela opção de transferência. Basta seguir às instruções para fazer sua transferência, DOC ou TED.

Transferência usando o internet banking:

Você pode também acessar o internet banking para realizar a transferência normalmente. Use um computador que já tenha sido autorizado para realizar transações online e entre no seu internet banking com sua senha normalmente. Basta navegar até a opção de transferências bancárias, DOC ou TED para realizar sua transação.

Mais alguma dúvida sobre transferências?

Se você ainda não tem certeza sobre como fazer transferências, DOCs ou TEDs, não tenha vergonha de procurar esclarecer suas dúvidas. Você pode pedir ajuda aos funcionários identificados do seu banco para poder realizar essas transações. Pode também ligar para a Central de Atendimento que estará disposta a esclarecer todas às suas dúvidas e te ajudar com um passo a passo fácil de seguir para realizar sua transferência. E se nenhuma dessas fontes de informação conseguir te ajudar, é claro que você tem o espaço de comentários abaixo para fazer suas perguntas e esclarecer quaisquer dúvidas. Não se esqueçam de deixar também seus elogios, críticas e sugestões.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)