Como se tornar um pedreiro?
Todo mundo já conheceu ou viu um pedreiro na vida. Historicamente, o trabalho como pedreiro é passado de pai para filho, com o aprendizado sendo repassado de geração para geração. Nos tempos modernos, com o maior acesso à oportunidades pela população, são poucos os que optam por esta carreira, que deixa uma lacuna de bons profissionais no mercado. Mas afinal: o que faz um pedreiro?
Assim que faz essa avaliação, ele tem de ser capaz de pensar na melhore execução do trabalho e a quantidade necessária de materiais como o cimento, areia, água e outros para não haver desperdício e assim, ser capaz de colocar tijolos, azulejos, ladrilhos e outros materiais da construção no lugar certo e com a mistura certa.
Ele também irá construir fundações com pedras, tijolos e/ou concreto, formando bases de paredes para construções maiores. Assim que assentar tijolos, ladrilhos, pedras, pilares, ele rebocará as estruturas que foram erguidas com argamassa apropriada para que assim, a construção seja finalizada com o revestimento apropriada.
Tudo isso deve ser feita com extrema precisão, respeitando nivelamentos e cálculos, principalmente na hora de colocar azulejos. Um pequeno desnível pode ser muito problemático na hora de colocar móveis no ambiente ou fazer outras instalações.
O pedreiro é aquele também que será responsável por reformar e fazer a manutenção preventiva em casas e prédios inteiros, fazendo reparos necessários para deixar a estrutura segura e mais valorizada.
Para se tornar um pedreiro, comece pesquisando por fóruns, textos e vídeos na internet. Dessa forma, você começará a compreender um pouco de como esta profissão funciona. Note que como todo ofício manual, o pedreiro sofre muitos riscos de sofrer acidentes durante o trabalho, sendo necessário um grande conhecimento sobre as ferramentas manipuladas e o uso constante de equipamentos de segurança.
Após ter estabelecido essa base e ter a consciência da importância da segurança, você pode buscar cursos profissionalizantes em sua cidade, principalmente aqueles ofertados pelo SENAI, que tem grande reconhecimento no mercado de trabalho. A melhor coisa na carreira de pedreiro é que a partir dela, você pode buscar um grande crescimento com mais especializações, indo para cursos técnicos de edificação e podendo chegar também a cursos superiores de engenharia civil ou arquitetura, com o conhecimento prático necessário de como a construção funciona em níveis mais básicos.
Esperamos ter solucionado suas dúvidas quanto a essa profissão. Se ficou alguma pergunta deixada para trás, não se esqueçam de perguntar no espaço de comentários abaixo!
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Como garantir que o imóvel comprado é exatamente o negociado?
Como crescer na vida profissional?
Devo usar um empréstimo pessoal para reformar minha casa?
Estou desempregado. O que fazer para ganhar dinheiro?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.
Um comentário para: “Como se tornar um pedreiro?”
Hamilton Angel
Muito boas dicas de como gastar pouco pra construir uma casa quero receber mais dicas videos