O Número de Identificação do Trabalhador (NIT) é um número de registro para o trabalhador brasileiro. É usado para cada Contribuinte Individual do INSS. Sua utilização é feita principalmente para a retirada de contribuições ao INSS, como benefícios de aposentadoria, PIS, PASEP, entre outros.

É necessário obter seu número NIT antes de ter acesso a esses benefícios, e vamos mostrar como fazer essa geração.

Como gerar NIT se você já tem um NIT?

Um Número de Identificação do Trabalhador é composto por 11 números. Trabalhadores já cadastrados no PIS/PASEP provavelmente já possuem NIT. Nesse caso, não é necessário gerar um NIT, apenas é necessário descobrir seu NIT atual.

Basicamente, o número da carteira de trabalho é o mesmo número do seu NIT. Mas se você perdeu sua carteira de trabalho ou está ocorrendo algum problema com seu NIT atual, buscar seu número em uma Agência da Previdência Social, online ou por telefone pode ajudar.

Presencialmente, para descobrir seu número NIT, você pode ir a uma Agência da Previdência Social com os seguintes documentos: RG, CPF, carteira de trabalho. Assim, você terá acesso rápido e fácil ao seu número NIT.

Online, você pode acessar o site do Ministério da Previdência Social para descobrir seu número NIT. No site, procure pela seção “Guia da Previdência Social” e preencha o formulário para obter seu número NIT.

Pelo telefone, é possível obter o número NIT pelo número 135, do Portal do INSS. Informe seu RG, CPF, e número da carteira de trabalho para obter o número do seu NIT.

Geração de NIT

Aprenda como gerar NIT e fazer a consulta de forma simples. (Foto: Calendário Consulta)

Como fazer o NIT se você não tem um NIT?

Se você não tem um NIT, basicamente você precisará fazer sua Carteira de Trabalho. O primeiro passo é ter em mãos seu CPF, RG e título de eleitor.

Antes de ter o CPF, é preciso ter um título de eleitor e estar em dia com suas obrigações. Isso significa ter justificado suas ausências na votação, caso seja maior de 18 anos, ou ter pago a multa por isso. É possível tirar o título de eleitor online ou em uma agência do Tribunal Regional Eleitoral da sua cidade. Pode ser necessário, além do seu RG, um comprovante de residência.

Caso não tenha CPF, é possível gerar no site da Receita Federal ou presencialmente em uma agência da Receita Federal. Você também pode fazer o CPF em alguns postos de serviços integrados de atendimento como o Poupatempo e o UAI, mas é bom verificar antes pois nem todos os postos oferecem esse atendimento. Vale lembrar que menores de 16 precisam que os pais ou responsáveis façam a solicitação do NIT pelos menores.

Com todos esses documentos em dia, fazer seu primeiro NIT é fácil. Online, basta acessar o site da Previdência e seguir os passos na tela. Presencialmente, basta comparecer a um posto de atendimento do Ministério do Trabalho ou da Previdência Social para criar seu NIT, levando seu RG, CPF, e título de eleitor.

Número do NIT na Previdência Social: pra quê serve?

Ter um número NIT, ou seja, uma carteira de trabalho, possibilita que você tenha acesso a diversos benefícios, tais como PIS/PASEP, aposentadoria, pensão, benefícios devido a doenças, seguro desemprego, e muitos outros. É um importante documento para o trabalhador brasileiro e quanto antes você o obter, melhor será.

Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)