Advogado para aposentadoria: como encontrar? Quanto cobra?

Em Aposentadoria por André M. Coelho

Se você quer se aposentar com todos os benefícios ou tem uma disputa de Previdência Social que não pode resolver por conta própria, encontrar um advogado pode ser o próximo passo. Como você pode não ter muita experiência na busca de advogados – particularmente advogados especializados em aposentadoria e Previdência Social – reunimos um guia para ajudá-lo a encontrar o caminho certo para o seu caso.

Advogado para aposentadoria: quando acionar?

Se for complicado solicitar benefícios de Previdência social, ou se uma reivindicação tiver sido rejeitada, você pode alistar um advogado para obter ajuda.

Certifique-se de identificar advogados com conhecimento especial e especialização na Previdência Social e conhecer o caminho em torno do sistema.

Certifique-se de que o advogado que você escolher tem uma sólida reputação, pesquisando sobre o comportamento profissional e outros importantes aspectos.

As taxas dos advogados vão variar, e geralmente são cobradas de acordo com o que é estabelecido pela OAB da sua região.

Qualifique-se para dar entrada na aposentadoria

Antes mesmo de procurar por um advogado, conheça os fundamentos da Previdência Social. A maioria dos casos que pode precisar da ajuda de um advogado envolve questões que poderiam ter sido resolvidas com uma ligação para a Previdência Social.

Reúna todos os seus documentos, pegue seus comprovantes de pagamentos de benefícios, e junte tudo antes de levar para seu advogado. Isso vai poupar também tempo e dinheiro no médio e longo prazo.

Advogado de aposentadoria

Um bom advogado de aposentadoria vai garantir que seus benefícios sejam pagos em sua integralidade, sem que haja alguma injustiça no processo. (Imagem: Senior Living)

O que um advogado da Previdência Social pode e não pode fazer?

Se você está procurando um advogado na esperança de acelerar seu apelo, você pode estar perdendo seu tempo. Se você tem um advogado de previdência social ou não, demora um bom tempo para passar pelo processo. Um bom advogado nunca prometerá uma aprovação mais rápida.

O que eles podem dizer é que eles podem ajudá-lo a atender prazos, compilar e arquivar toda a documentação solicitada e certificar-se de que tudo esteja concluído corretamente e de uma forma que evite quaisquer assombros desnecessários.

Assim como os advogados não podem acelerar o processo, eles também não podem garantir que você ganhe. Com a ajuda de um bom advogado, você aumentará suas chances de ganhar, mas os advogados não podem dizer eticamente que ganharão seu caso para você. Se eles o fizerem, é provavelmente um advogado para evitar.

Como encontrar o advogado certo para sua aposentadoria?

Você pode encontrar advogados de incapacidade de segurança social de várias maneiras. A Internet tem muitos locais de referência de advogado. Sites especializados podem te encaminhar para profissionais qualificados, mas tome cuidado. Só porque você encontra um advogado pesquisando uma dessas fontes não garante que eles serão bons advogados éticos.

Uma maneira melhor de reunir uma lista de advogados é provavelmente através da boca da boca, pessoalmente, ou através de mídia social, de pessoas que tiveram boas experiências com um advogado. E você precisa fazer perguntas antes de contratar alguém.

Advogados de Previdência Social têm muitos casos, e eles passam muito tempo no tribunal. Não seja deslocado se você ligar e não pode falar com o advogado imediatamente.

E embora eles estejam ocupados, você quer contratar um que tenha uma equipe de pessoas que responderão a quaisquer perguntas com precisão e prontamente. Aqui estão algumas perguntas para perguntar nessas linhas:

Você vai gerencia meu caso pessoalmente ou será uma equipe?

Conte-me sobre sua equipe de apoio.

Quantas vezes posso esperar uma chamada me atualizando sobre o andamento do meu caso?

Há quanto tempo você pratica com esses casos?

Com quantos casos você lida a cada ano?

Há quanto tempo você praticou nesta região?

Quanto um advogado de Previdência e aposentadoria cobra?

A maioria dos casos lhe custará pouco ou nada de cara, mas isso pode variar. A OAB de sua região vai reunir as taxas e tarifas base que estes profissionais são esperados de cobrar de seus clientes.

Como o advogado provavelmente terá que solicitar registros médicos, escolares, de trabalho e psicológicos que vêm com um custo, eles podem passar essa taxa para você. Isso deve adicionar um bom valor às suas despesas.

Antes de contratar um advogado, pergunte sobre a estrutura de taxas. Pergunte sobre quaisquer taxas extras que possam sair do seu bolso.

Se ficar ainda alguma dúvida, deixe nos comentários e iremos responder!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário