Como crescer na vida profissional?

Escrito na categoria "Educação financeira" por André M. Coelho.

Por que seu crescimento e desenvolvimento profissional são importantes? É essencial se desafiar muitas vezes, e não deixar-se ficar preso em um trabalho onde você não sente como se estivesse crescendo ou aprendendo.

Há mais potencial dentro de cada pessoa do que eles mesmo sabem. Em um mundo acelerado como o de hoje em dia e que está em constante evolução, é mais importante do que nunca continuar a crescer profissionalmente e pessoalmente. Não só o crescimento e o desenvolvimento intencional têm o potencial de torná-lo melhor no seu trabalho, como pode ajudá-lo a se sentir mais satisfeito na sua vida como um todo.

Assim sendo, conheça as melhores maneiras de se manter crescendo na vida profissional, rumo a uma carreira mais promissora e completa.

Crescer profissionalmente através de novos desafios assumidos

Pode ser arriscado, estressante e às vezes confuso, e é um ciclo perpétuo, mas assumir novos desafios sempre é como os profissionais e as empresas de sucesso sobrevivem. Às vezes, pode parecer que novos problemas surgem tão rápido quanto você resolve os antigos. Muitas vezes é até mais rápido. Porém, isso significa que você está se movendo e ficando cada vez mais forte. Quando uma oportunidade se aproxima de você, aproveite. Mas saiba também seus limites, ou você corre o risco de ficar estafado com a quantidade de tarefas que assume.

Como crescer profissionalmente

Crescer profissionalmente exige passos simples, mas que vão garantir uma futuro muito mais promissor e completo para você e sua família. (Foto: Women 2.0)

Crescer profissionalmente na empresa e na carreira significa ler muito

Dica rápida, prática, e altamente eficiente. Leia artigos informativos de fontes sólidas e respeitadas em seu campo profissional Artigos científicos são uma direção certa para seguir aqui. Pegue um livro em formato eletrônico ou em papel. Dedique uma hora por dia para ler e obter mais conhecimento sobre diversos assuntos. Conhecimento nunca é demais.

Cresça na carreira investindo na sua aprendizagem

Existem seminários gratuitos e cursos online de praticamente todos os assuntos imagináveis. Dedique algum tempo a cada dia (ou a cada semana) para assistir um seminário ou dois online. A maioria deles curto, fácil de entender e não vai tirar muito tempo de sua ocupada vida. Se você quer se dedicar ainda mais para o aprendizado, fazer cursos, pós-graduações, mestrados, doutorados, e MBAs não devem ficar fora da sua lista.

Um mentor é essencial no crescimento profissional

Procure em sua empresa ou no seu campo de conhecimento por alguém o mentore. Se alguém não estiver disponível, contacte conhecidos através de redes sociais ou através do networking. É importante que você tenha uma conexão com a pessoa que você procura. Participe de eventos profissionais, converse e interaja com mais pessoas, peça ajuda no seu campo de conhecimento. Esses laços vão te auxiliar a conquistar novos espaços e caminhos para sua carreira.

Se cerque com colegas que pensam como você

Veja se existem grupos profissionais da sua área. Faça amigos, colabore e divirta-se. É garantido que será enriquecedor. Você pode encontrar colegas de opinião semelhante ao participar de eventos de networking ou pelas redes sociais. Essas pessoas te ajudarão a crescer na carreira e conquistar novos objetivos, além de poder ser fontes de possíveis vagas de emprego nos cargos que você almeja conquistar.

Como você faz para crescer na sua carreira? Que dicas daria para quem precisa conquistar novos caminhos na vida profissional?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário