Assessor de investimento: o que faz? Como ser um?
Os assessores de investimentos fazem exatamente o que o nome sugere (e se você estiver interessado em onde o nome se originou, confira isso). Eles trabalham com os clientes para avaliar seu status financeiro atual e planos futuros, condições e previsões econômicas e regulamentos para fornecer assessores financeira. Continue lendo para aprender as etapas que você deve concluir para se tornar um assessor de investimentos.
No entanto, a graduação com diploma de ensino superior nas áreas de economia, administração, ou programas de negócios/finanças pode ser um bom começo.
Se você está considerando uma carreira em conselhos financeiros, também pode ser uma boa ideia encontrar e entrevistar alguém que está trabalhando atualmente no campo. Diga a eles que você gostaria de se tornar um assessor de investimentos e fazer perguntas específicas sobre como é um dia médio, quais fatores influenciam sua compensação e o que eles gostam e não gostam em sua carreira. Isso lhe dará uma imagem precisa do que esperar na carreira para a qual você está se preparando.
Etapa 2: como ser um assessor de investimentos registrado
Além do diploma de ensino médio, você vai precisar não apresentar antecedentes criminais, estar em pleno exercício dos direitos civis, e ser um morador do Brasil.
Após essas etapas, você precisará realizar o exame da Ancord, a Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias.
A Prova tem como conteúdo:
I. A Atividade do Agente Autônomo de Investimento – CVM 497/11
II. Ética Profissional e Aspectos Comportamentais
III. Lavagem de Dinheiro – Leis nº 9.613/98; Circular BACEN 3461/09; Instrução CVM nº 301/99
IV. Fundamentos de Economia
V. Estrutura do Sistema Financeiro Nacional – SFN
VI. Instituições e Intermediadores do Sistema Financeiro Nacional
VII. Administração de Risco
VII. Mercado de Capitais: Produtos, Modalidades Operacionais, Tributação e Regulamentação Básica
IX. Fundos de Investimento
X. Outros Fundos de Investimento Regulados pela CVM
XI. Securitização de Recebíveis
XII. Clubes de Investimento
XIII. Matemática Financeira
XIV. Mercado Financeiro: Produtos, Modalidades Operacionais, Tributação e Regulamentação Básica
XV. Mercado de Derivativos: Produtos, Modalidades Operacionais, Tributação e Regulamentação Básica
Certificações como CPA-20, CEA e CFP, complementam sua formação e serão grandes diferenciais de mercado.
Etapa 3: estágio como assessor de investimentos
Ainda na escola, é uma boa ideia seguir um estágio com uma empresa de aconselhamento de investimentos ou único profissional. Os estágios ajudarão você a dar uma olhada em primeira pessoa na carreira e a entender o que significa ser um assessor de investimentos no dia-a-dia.
Os estágios também representam uma oportunidade de interagir com assessores de investimentos existentes e potencialmente encontrar um mentor. Alguns dos relacionamentos que você formam como estagiário o seguirão ao longo de sua carreira. Finalmente, um estágio fica bem em seu currículo
A maioria dos empregadores prefere contratar pessoas com experiência. É claro que, como graduado recente da faculdade, você não terá muita experiência, se houver.
Um estágio oferece uma oportunidade inestimável para obter experiência e demonstrar seu interesse ativo em se tornar um assessor de investimentos. Você pode aprender a conseguir um estágio aqui.
Etapa 4: encontre um emprego
Depois de obter seu diploma e obter alguma experiência como estagiário, é hora de começar a caçar empregos. Não faltam recursos disponíveis para ajudá-lo a escrever um currículo eficaz. Aqui estão algumas dicas para escrever um currículo que será notado:
Vá além da sua educação e experiência de trabalho. Fale sobre o que faz de você um ótimo funcionário e as habilidades que você tem que o tornam um ótimo ajuste para o cargo.
Não desperdice palavras. Declarações curtas e impactantes em seu currículo facilitam a identificação do empregador e lembre -se dos pontos que você está tentando fazer.
Coloque as coisas importantes na frente. Não há problema em trabalhar em um modelo, mas você está tentando se apresentar como um indivíduo único para os empregadores em potencial. Sinta-se à vontade para tomar liberdades com o modelo para garantir que ele seja efetivamente vendido como um funcionário em potencial.
Etapa 5: ensino continuado para o assessor de investimentos
O campo de aconselhamento de investimentos é competitivo. Muitos assessores buscam certificações ou licenças para ajudá-los a desenvolver uma especialidade ou se diferenciar de sua concorrência.
Depois de registrar alguma experiência no campo, você terá uma ideia melhor do tipo de trabalho que desfruta como assessor de investimentos. Essa experiência ajudará você a decidir quais certificações são uma boa opção para a carreira que você deseja construir.
Uma sede de conhecimento o servirá bem em qualquer carreira. Os profissionais de assessoria de investimentos geralmente voltam à escola para buscar uma pós-graduação ou até um doutorado. Seu trabalho depende da sua capacidade de fornecer conselhos de investimentos valiosos aos clientes.
Agora que você entende como se tornar um assessor de investimentos, está preparado para traçar sua própria carreira e começar a fornecer conselhos valiosos.
Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Significado de rendimento nos seus investimentos e contas!
Os 6 melhores investimentos para iniciantes
Como começar e acompanhar sua carteira de investimentos?
Como escolher o melhor investimento sendo pobre?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.