Quando você recebe um cheque, tudo que você tem é um pedaço de papel. Para transformá-lo em dinheiro é preciso depositá-lo ou sacá-lo, o que as pessoas chamam de descontar um cheque, convertendo o papel em dinheiro. Mas quanto tempo isso leva? Você pode descontar um cheque assim que o recebe ou precisa esperar?

Como descontar um cheque em depósito?

Depositar um cheque significa adicioná-lo à sua conta em um banco ou cooperativa de crédito. Para fazer isso, você precisa pegar o cheque e ir até uma agência para fazer o depósito na boca do caixa ou no terminal eletrônico com um envelope para depositar cheques. Tome cuidado apenas se o cheque for pré-datado, agendando o depósito do cheque apenas para o dia em que foi acordado o depósito.

Sacar um cheque pode exigir mais trabalho da sua parte, no entanto.

Como sacar um cheque?

A maneira mais segura e rápida de obter dinheiro de um cheque é ir ao banco do autor do cheque. Esse é o banco ou a cooperativa de crédito de origem dos fundos e você pode retirar o dinheiro na boca do caixa instantaneamente. Se você for a outro lugar, não poderá ter 100% de certeza de que o cheque é bom, e demora mais tempo para verificarem os fundos do cheque.

Para fazer o saque do cheque, descubra onde os fundos estão atualmente depositados. Procure o nome do banco ou logotipo na frente do cheque. Observe que você não precisa necessariamente ir para a mesma agência que o escritor de cheques usa; pois qualquer ramo do mesmo banco funcionará. Certifique-se de trazer uma identificação que corresponda ao nome escrito no cheque.

Como sacar um cheque

Sacar ou depositar um cheque é fácil e vai exigir apenas alguns passos simples. (Foto: picassopawn.com)

Descontar cheque sem taxas

Seu banco, é claro, deve descontar o cheque de graça, porque você é um cliente. No entanto, pode levar alguns dias para o cheque ser processado se for um cheque de outra instituição. Provavelmente será mais rápido ir até o banco emissor do cheque para realizar o saque.

Desconto de cheques pré-datados

E se o cheque for escrito com uma data futura? Então você pode descontá-lo imediatamente? Na maioria dos casos, você pode ignorar a data. Porém, ao realizar o desconto antes da data acordada, pode acabar acontecendo da conta não ter fundos, e você ficar sem dinheiro. Pior ainda, a pessoa poderá ser inscrita no cadastro de emissores de cheques sem fundos e pode te processar por ter agido de má fé.

Como descontar um cheque cruzado ou não?

Visite um local que provavelmente aceitará o cheque. Se você tiver uma conta bancária ou uma cooperativa de crédito, acesse a agência ou o caixa eletrônico da sua instituição. Se você não tiver uma conta, vá para o banco listado no cheque.

Pouco antes de descontar o cheque, assine o verso com os dados importantes, como seu nome, agência, e banco.

Tenha sua identidade ou cartão em mãos. Se você é um cliente do banco, geralmente deposita o cheque na sua conta e, em seguida, retira o dinheiro depois que o cheque é compensado. Você pode depositar o cheque em um caixa eletrônico ou em uma agência com seu cartão. Um caixa também pode solicitar identificação para cheques cruzados, que são nominais. Em seguida, entregue o cheque e receba o dinheiro. ou aguarde o dinheiro cair na sua conta.

Você também pode endossar até o cheque cruzado para um amigo ou familiar, se quiser depositá-lo, e pedir para ele sacar o dinheiro assim que estiver disponível.

Serviços de descontos de cheque nos bancos

Alguns bancos oferecem diferentes serviços para o descontos de cheques, cobrando tarifas e juros por isso, como se fossem empréstimos. Exemplos incluem a antecipação do recebimento de cheques pré-datados e crédito online. Para isso, são cobrados juros e IOF. Geralmente esses serviços estão disponíveis apenas para empresas, mas vale a pena conversar com seu banco para saber se é possível para você.

Ficou alguma dúvida sobre o desconto de cheques? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos ajudar!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)