Usar um cartão de crédito para fazer compras normalmente é seguro, mas mesmo os portadores de cartão mais conscientes podem estar em risco de roubo de cartão de crédito. Se o seu cartão de crédito for perdido ou roubado, é preciso fazer o bloqueio e até o cancelamento do cartão. Você também pode querer cancelar seu cartão se estiver perdendo o controle de seus gastos, e nós temos as dicas de como fazer esse controle de gastos.

Bloquear o cartão informando o seu banco

Se você perder sua carteira, observou uma atividade incomum em sua conta de cartão de crédito ou suspeita de que os dados do seu cartão tenham sido comprometidos, notifique seu banco imediatamente. Você pode entrar em contato pelo número de atendimento do emissor do cartão, disponível online através de uma rápida pesquisa no Google com “Nome do emissor do cartão” seguido pelas palavras “Telefone para atendimento/SAC”. É importante notar que, se você é uma vítima de fraude, você não pode ser responsabilizado por nenhuma das perdas associadas.

Registre um boletim de ocorrência

Não só você deve chamar seu banco no caso de roubo ou perda de cartão de crédito, mas também deve registrar um boletim de ocorrência junto à polícia. Documentar o incidente com as autoridades pode ajudar a encontrar o criminoso e responsabilizá-los. Vá até um posto policial próximo e registre o roubo ou perda do cartão.

Mantenha registros escritos sobre tudo

Ao lidar com um cartão roubado, perdido, ou no processo de cancelamento, todas as comunicações e ações tomadas ao longo do processo de falar com seu banco (números de protocolo de atendimento), a polícia devem ser anotadas em detalhes. Documente com quem você falou, a data e hora em que falou, o contexto da conversa e quaisquer itens de acompanhamento. Isso pode ser importante se caso você precisar se defender legalmente.

Bloqueando ou cancelando cartão

Bloquear ou cancelar seu cartão são passos essenciais para garantir a segurança do seu cartão ou, pelo menos, garantir que você não vai gastar mais nele. (Foto: chargebee.com)

Destrua cartões associados

Certifique-se de destruir todos os cartões e verificações restantes associados à conta comprometida. Se você usou seu cartão roubado para se inscrever em serviços bancários online, tire seu cartão antigo dos cadastros e registre um cartão novo. Se o seu cartão roubado foi registrado para cobrança automática com um revendedor ou fornecedor de serviços, atualize-os com seu novo número de cartão..

Cancelamento de cartão: por que fazer?

É importante fechar sua conta de cartão de crédito corretamente. Se você não fizer isso, você ainda pode ser cobrado taxas ou penalidades, mesmo que você não use mais o cartão. Você também pode deixar-se aberto a fraudes não detectadas se alguém usar os detalhes do seu cartão sem o seu conhecimento. É importante seguir esse procedimento se o seu cartão de crédito perdido ou roubado não for encontrado, se o seu banco não for enviar um novo cartão no lugar do que foi perdido ou roubado, ou se você está perdendo o controle de seus gastos com cartões de crédito.

Como cancelar seu cartão de crédito por telefone ou presencialmente?

Você pode cancelar seu cartão de crédito ligando para o emissor do seu cartão de crédito e pedindo que eles cancelem seu cartão. Para fechar e cancelar seu cartão de crédito por telefone, siga estas etapas.

  • Cancelar débitos diretos

Cancele todos os pagamentos de débito direto do seu cartão de crédito.

  • Saldo zero

Pague o saldo da sua conta ou transfira o saldo para outro cartão com uma taxa de juros mais baixa. Seu saldo pode ser pago normalmente durante o cancelamento, inclusive contas parceladas. Só não esqueça de pagar suas contas corretamente.

  • Ligue ou converse com o seu fornecedor de cartão de crédito

Diga-lhes que gostaria de fechar a conta. Eles precisarão verificar sua identidade porque somente o titular principal do cartão pode fechar a conta. Tome nota da data e da hora que você chamou, e do nome do funcionário do serviço ao cliente que você falou. Anote o número de protocolo do atendimento. No caso do atendimento físico, você estará conversando diretamente com um gerente.

  • Coloque isso por escrito

Peça para sua ligação ser acompanhada com uma carta confirmando que deseja fechar a conta. Inclua detalhes da sua conta de cartão de crédito, sua assinatura e detalhes de sua chamada telefônica. Peça confirmação escrita de que o cartão foi cancelado, enviada por carta. Mantenha uma cópia da sua carta caso haja algum problema mais tarde.

  • Confirmação

Você deve receber a confirmação da sua empresa de cartão de crédito assim que o cartão estiver fechado. Esta pode ser uma carta ou uma declaração final. Se não chegar, acompanhe o provedor do cartão de crédito.

Como cancelar seu cartão de crédito online?

Alguns bancos oferecem “clique para cancelar” sua conta de cartão de crédito através de sua internet banking ou de um aplicativo. Antes de cancelar o seu cartão de crédito online, verifique se:

  • Você cancela quaisquer débitos diretos
  • Você pagou o saldo na íntegra, incluindo os juros e taxas acumuladas
  • Não há transações pendentes na conta

Para este tipo de cancelamento, basta acessar o app do seu cartão de crédito ou seu internet banking e buscar a opção de cancelamento de cartão. Simples, não é?

Você já teve de cancelar um cartão? Como fez o cancelamento? Foi fácil?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)