Há duas maneiras de duas pessoas podem compartilhar uma conta de cartão de crédito. Na primeira, você pode adicionar uma segunda pessoa como um usuário autorizado/dependente no cartão de crédito. Como um usuário autorizado, a outra pessoa não é legalmente responsável pelos pagamentos no cartão de crédito, mas é capaz de fazer compras. A segunda maneira é adicionar a pessoa como titular de uma conta conjunta. Neste caso, ambos titulares da conta são responsáveis pelos pagamentos. Nos dois casos, se mais de uma pessoa pretende usar o cartão de crédito ao mesmo tempo, cartões adicionais são necessários para que isso seja possível.

O que são os cartões adicionais?

Quem tem uma conta pode solicitar cartões adicionais e compartilhá-los com um cônjuge, companheiro, crianças e/ou adolescentes para simplificar pagamento de contas, fundir suas vidas, ou para ajudar filhos a aprenderem o funcionamento do sistema financeiro. Gerenciar uma conta conjunta de cartões de crédito nem sempre é fácil. Você tem que discutir tudo o que você decide automaticamente quando você tem sua própria conta de crédito, além de entender e estruturar o uso dos cartões adicionais para não acabar com prejuízos.

Definindo os limites dos cartões adicionais

Um cartão adicional pode compartilhar do mesmo limite que o cartão principal ou pode ter um limite fixo alocado para ele. É melhor escolher uma quantidade baixa para mais jovens e aumentar o limite à medida que eles demonstram saber usar bem o cartão. Qualquer deslize deve significar um corte do limite adicional dado. Já para um cônjuge, pode ser prudente e melhor dividir pela metade o limite do cartão principal, ou dar um limite menor para um ou outro, caso essa pessoa não saiba usar bem um cartão de crédito.

Definindo um limite de “aprovação” para grandes compras

Dessa forma, não há surpresas quando você chega em casa com uma compra cara, quando o seu parceiro/filho se prepara para fazer suas próprias compras, ou pior ainda, quando a conta vem. Se você quiser fazer compras perto do limite, discuta em família. Por exemplo, você pode decidir que todos têm que concordar com as compras acima de R$100 antes delas serem feitas. Comunicação é a chave para um bom uso e organização dos cartões adicionais.

Planejando o uso dos cartões de crédito

Você não deve sair distribuindo cartões adicionais para a família sem antes conversar sobre como eles podem e devem ser usados. (Foto: www.mindmyfinance.com)

Toda família deve saber que você fez uma compra

É uma boa ideia compartilhar as informações em família sobre os gastos nos cartões adicionais. Isso pode ser facilmente organizado com uma pasta para guardar as segundas vias de uso dos cartões de crédito, ou simplesmente um caderninho de gastos. Vale puxar a orelha de todo mundo para não esquecerem de anotar os gastos.

Verifique o saldo antes de fazer qualquer compra

Não tome por garantido que o saldo do cartão é o mesmo que era da última vez. Você nunca sabe quando o dono de um dos cartões adicionais vai usar o cartão. O internet banking ou até mesmo os aplicativos de seu banco são ótimos aliados na hora da organização financeira.

Decidindo quem vai pagar a conta

Se todo mundo ajudar, a decisão é mais fácil. Isso significa incluir até os jovens, em uma ótima oportunidade de educação financeira. Você pode trocar o valor gasto no cartão por tarefas domésticas dos filhos, ou condicionar o cartão de crédito à bons resultados na escola. Inclusive, pode aumentar o limite de gastos como “prêmio” para bons resultados. Agora, quando apenas uma pessoa ficar responsável por pagar a conta, é importante que todos saibam o limite máximo de gastos familiares no cartão de crédito.

Anuidade dos cartões adicionais

Cartões Gold e Platinum, geralmente, oferecem pelo menos um cartão adicional sem custo extra para o titular do cartão principal. Porém, o banco pode cobrar por cartões adicionais uma anuidade, geralmente em valores promocionais. É fácil negociar com seu gerente a gratuidade dos cartões adicionais, bastando, geralmente, apenas uma conversa.

http://youtu.be/qgJjJ6_HlSM

Entenda hábitos de consumo de quem usar os cartões adicionais

Se você é um grande gastador e seu parceiro é um pão-duro, você tanto precisa para entender como isso vai afetar a partilha de um cartão de crédito, o mesmo valendo para todos que usarem o cartão. Comunicação, diálogo e limites são necessários para evitar brigas e discussões.

Para quem os cartões adicionais são vantagem?

Gerir cartões de créditos adicionais é mais fácil quando todos têm hábitos e objetivos financeiros semelhantes. Quando há uma grande diferença entre estes hábitos, como um gastador parcimonioso com um gastador mais liberal, pode causar sérios problemas. A comunicação é a chave para garantir que o dinheiro não prejudique sua relação com o cônjuge ou filhos. É melhor tomar decisões sobre o uso do cartão de crédito antes de você pegar o cartão. Coloque as regras por escrito, facilitando a consulta sempre que há uma pergunta ou dúvida sobre o acordo feito. Combinado, no fim das contas, não sai caro.

Você tem cartões adicionais? Como faz a gestão do uso dos cartões? Como conversa sobre os gastos com a família?

39 comentários para “Cartão adicional para dependentes! Limite conjunto? Tem anuidade?”

  1. Silvia Pereira

    Eu quero saber se o meu esposo me dar um adicional o limite dele e de 1.200 o adicional também tera esse limite o e um valor só para ultilizar os dois ou tera 1.200 em cada

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      R$1200 será compartilhado entre vosês.

      Responder
  2. Luiz Leite

    E para débito, existe a possibilidade de cartão de débito para dependente, com um limite, por exemplo?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Sim, Luiz.

      Responder
  3. Kelly

    Meu esposo e adicional…mas eletem acesso minha fatura pelo site.ou só o titular?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Se ele tiver acesso, sim.

      Responder
  4. Daiton

    Oi,
    Eu tenho um cartão adicional, queria saber se a fatura do meu cartão vem separado ou vem apenas uma fatura para todos os titulares?

    Responder
  5. Mônica

    Posso solicitar um cartão adicional para minha mãe, mesmo não sendo ela minha dependente?

    Responder
  6. Diogo Bramusse

    Quais os dados preciso para colocar um adicional? Pode ser criança?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Criança não pode ter cartão adicional, Diogo. Só a partir de 16 anos. Os dados são nome, documentos de identidade.

      Responder
  7. Flavia

    O limite do meu cartão e alto eu posso definir um limite menor para cartão adicional de minha filha que só tem 16 anos?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Pode Flavia.

      Responder
  8. Prisilla

    Tenho um cartão adicional BB, mas esta liberado só para credito. Como fazer para liberar o debito e para sacar? Quem faz isso é só o titular? Tem que ser feito no ato da solicitação?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Tem que pedir ao titular, e conversar com o gerente do banco.

      Responder
  9. Laurita

    Fui na loja comprei o valor que vem na minha boleta mas não passou fiquei muito constrangida por que liguei central do cartão mim falaram que o valor era X mas só meu esposo que poderia usa mim ajude entender isso estou confusa.

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Laurita, nosso artigohttp://www.creditooudebito.com.br/limite-do-cartao-de-credito/ pode esclarecer sua dúvida.

      Responder
  10. Ariane

    Tenho um cartão adcional gostaria de saber seu posso dividir uma fatura ou tem que ser o titutal

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      O titular, preferencialmente Ariane.

      Responder
  11. Yara

    Oi.
    Eu tenho um cartão adicional queria saber se a fatura vem separada do titular e si o limite é pra cada um ou é dividido pros dois

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Yara, geralmente é uma fatura só para os dois, e o limite é dividido para os dois cartões.

      Responder
  12. Isaias

    O cartão adicional só passar as compras com a senha? Ou só com o titular?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Isaias,

      Utiliza-se a senha para o cartão, uma para o titular outra para o adicional.

      Responder
  13. Alane

    Oi o limite do cartão adicional é o mesmo do titular? se meu marindo comprar todo o limite isso significa que eu não terei direito de usar pois não tera limite disponivel?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Alane,

      Depende da operadora, e do contrato feito. Normalmente pode-se definir os limites entrando em contato com a central do seu cartão.

      Responder
  14. Jessica

    Eu queria saber se eu gastar o limite de um acaba o do outro também?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Sim, Jessica, o limite de um cartão é dependente do outro.

      Responder
  15. Tininha

    Boa noite. Gostaria de saber se uma pessoa que tem um adicional e utiliza ló o pagamento fik por conta do titular caso o mesmo não venha pagar? E se ambos não pagarem e acontecer de vim cobrança, essa cobrança vai pro titular ou dependente? O adicional se responsabiliza por algo?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Tininha, a responsabilidade é do titular do cartão.

      Responder
  16. Jessica

    Fiz um cartão cencosud e quando o cartão chego veio 2 um meu e um pro meu marido, gostaria de saber se ele também vai pagar anuidade ou se a anuidade e um valor só pros 2

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Jessica,

      Depende do contrato que foi feito com a operadora de cartão, ligue na central de atendimento para verificar.

      Responder
  17. Natalice Santos

    Queria saber por qual motivo só vem a senha do titular e não vem a do dependente.

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Natalice,

      Entre em contato com sua operadora de cartão.

      Responder
  18. Benedito Diniz da Silva

    Quero um cartão pra minha filha como uma autorizada

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Benedito,

      Solicite a sua operadora de cartão de crédito um cartão adicional.

      Responder
  19. Gilson Pereira da Silva Santos

    Gostaria de fazer um adicional pra minha esposa como faço porque eu n estou conseguindo fazer pela Internet.?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Gilson, solicita pelo atendimento via internet de seu banco, ou entra em contato com o seu gerente.

      Responder
  20. Danilo

    Possuo um cartão com 5 adicionais, geralmente as faturas vem em torno de 10 mil, mais cada adicional arca com a sua parte dos gastos.
    Pensando em declaração de imposto de renda, posso ter problemas ou a operadora informa a receita quanto cada adicional gastou mensalmente em vista que o CPF de cada um deles está atrelado junto a mesma?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Danilo, depende de outros fatores. Sugerimos que converse com seu contatos para te orientar.

      Responder