Você pode aprender a calcular o retorno total de um investimento e a taxa de crescimento anual composto de um investimento, também conhecido como CAGR, em apenas alguns minutos. Isso deve ajudá-lo a avaliar seu desempenho de investimento com mais facilidade, pois você poderá avaliar quanto mais rico ou mais pobre você ficará através de seus investimentos em várias classes de ativos, como ações, títulos, fundos mútuos, ouro, imóveis ou pequenas empresas.

Uma Introdução ao Conceito de Retorno Total

O retorno total do investimento é direto e fácil. Basicamente, informa ao investidor o percentual de ganho ou perda em um ativo com base em seu preço de compra. Para calcular o retorno total, divida o valor de venda da posição, mais os dividendos recebidos, pelo seu custo total. Essencialmente, isto resulta em ganhos de capital mais dividendos como uma porcentagem do dinheiro que você estabeleceu para comprar o investimento.

O que é crescimento CAGR?

Precisando ter em conta o período de tempo necessário para produzir um retorno total dado, o investidor precisa de uma métrica que possa comparar o retorno gerado por diferentes investimentos em diferentes períodos de tempo. É aqui que o CAGR aparece. O CAGR não representa a realidade econômica em certo sentido, mas é um conceito acadêmico valioso. Uma posição de ações pode aumentar 40% um ano e cair 5% no ano seguinte. O CAGR fornece o retorno anual desse investimento como se tivesse crescido em um ritmo constante e uniforme. Em outras palavras, ele diz o quanto você teria que ganhar a cada ano para chegar ao valor final de venda. A jornada do mundo real poderia ser (e muitas vezes é) muito mais volátil.

Como usar o CAGR

O CAGR pode ser usado com eficiência na criação de estratégias de investimento, e pode ajudar bastante na busca dos melhores retornos. (Foto: The Calculator Site)

Praticamente todos os melhores investimentos em ações na história experimentaram declínios de 50% ou mais, do pico ao seu nível mais baixo, tudo enquanto fazia seus acionistas fabulosamente ricos. Você não pode simplesmente receber o retorno simples e dividi-lo pelo número de anos que o investimento foi realizado, você pode se perguntar. Infelizmente não.

Para entender o motivo, volte ao suponha que o investidor tenha ocupado sua posição por dez anos. Uma pessoa que não entende a matemática pode dividir o retorno total de 100% em 10 anos e calcular que seu retorno anual foi de 10%. Tente verificar a matemática usando o valor futuro de uma fórmula de uma única quantia e você verá que esse método falho não leva em consideração os juros compostos, ou seja, os ganhos sobre ganhos. O resultado é uma declaração grosseira do retorno real que o investidor desfrutou a cada ano.

Como calcular a taxa de crescimento anual composto (CAGR)?

Existem muitas calculadoras online para te ajudar nesse cálculo, até fórmulas de Excel para quem quer fazer os próprios cálculos automaticamente. Mas vamos explicar como funciona a fórmula e como os cálculos são feitos corretamente.

Para calcular o CAGR, você deve começar com o retorno total. Vamos imaginar um retorno total foi de 2,377 sobre um investimento que foi realizado por dez anos.

Multiplique o retorno total (2.34) pela raiz X (X sendo o número de anos em que o investimento foi realizado). Isso pode ser simplificado tomando o inverso da raiz e usando como expoente. No nosso exemplo, 1/10 ou 0,10. O cálculo então se daria da seguinte forma:

2.377 (.10) = 1,09, ou 9% de taxa de crescimento anual composto. Lembre-se que o 1,0 representa o valor principal que deve ser subtraído, pois é o principal que foi aplicado no investimento. Em outras palavras, durante 10 anos, você teve um crescimento composto de 9% sobre o investimento inicial.

Cálculo CAGR online, retorno total e alguns pensamentos finais

Investidores são enganados em ignorar o retorno total, o que, em última análise, é o único que importa quando você se ajusta às considerações de risco e moral. Uma ilustração é a forma como a maioria das tabelas de ações são estruturadas. Isso tem importantes consequências do mundo real porque você pode melhorar materialmente sua compreensão do desempenho do seu investimento e tomar decisões melhor informadas, focando no retorno total. Mas com a taxa de crescimento anual composta (CAGR), o importante é internalizar o poder do investimento durante longos períodos de tempo. Um ponto percentual extra ou dois durante vinte e cinco ou cinquenta anos pode significar a diferença entre uma aposentadoria medíocre ou acabar por uma fortuna considerável. Faça bom uso desse cálculo e tenha melhores resultados nos seus investimentos.

Você já usa a CAGR nos seus investimentos? Como?

Marcadores: ,

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)