Um banco digital é um banco construído com uma visão para chegar aos clientes através do mundo digital. É construído especificamente para oferecer ao cliente serviços exclusivamente digitais. Em outras palavras, o ponto de partida de um banco digital é disponibilizar todos os seus serviços ou, pelo menos, a grande maioria deles, em um ambiente exclusivamente online, cortando filas e horas de espera em agências bancárias para receber um serviço demorado e antiquado.

Banco 100% digital: como funciona?

O banco digital, pode ter um acesso tanto físico quanto digital, mas sua divulgação é notadamente para os serviços digitais. Em outras palavras, o cliente pode visitar uma agência, ligar para uma central de atendimento, ser atendido por perguntas no Twitter, Facebook, e pelo aplicativo do banco. O banco digital estará ciente de todos esses pontos de acesso, e irá responder em conformidade e de forma consistente. Por exemplo, se o cliente manda uma mensagem pelo Twitter para o banco na hora do almoço perguntando sobre financiamento de imóveis, o banco vai estar pronto com seus especialistas em financiamento imobiliário, para fornecer o aconselhamento necessário ao cliente, ajudando-o com suas dúvidas, seja pela rede social pela qual entrou em contato, email, ou telefone.

Depósitos podem ser feitos através de fotografia de cheques, transferências bancárias, ou mesmo o depósito tradicional na agência pelos terminais de atendimento ou na boca do caixa. Todos os outros serviços devem ser realizados via internet banking, aplicativo para celulares e tablets, ou pela central de atendimento telefônico.

Por que fazer conta digital

Com uma conta em um banco digital, fica mais prático lidar com as transações bancárias do dia a dia, sem ter que enfrentar filas de bancos e instituições financeiras. (Foto: Moneycontrol)

Abrindo sua conta digital

O banco digital tem uma organização voltada para o mundo online. A principal forma de divulgação ao cliente é através de mídias sociais, com um foco em se tornar um centro de referência para o cliente em sua vida diária. E isso é feito através de uma conta digital para iniciar esse relacionamento.

A conta digital é um produto já oferecido por muitos bancos que tem agências físicas. É uma conta geralmente isenta de certas tarifas e pacotes de serviços, ou com um desconto considerável em relação a pacotes de serviço tradicionais. Na maioria dos casos, qualquer serviço “analógico”, ou seja, em que você tenha que usar uma agência bancária, será cobrado a parte quando você tem uma conta digital, mas não são valores muito caros, e além disso, quem tem uma conta digital tem que aprender a depender menos do banco tradicional.

Compensa ter uma conta digital?

As vantagens de contas digitais são inúmeras. Na maioria delas, você terá uma maior quantidade de transferências DOC e TED gratuitas, além de um considerável desconto em relação a pacotes de serviços tradicionais.

Mas a maior compensação de um banco digital, ou seja, um banco que foca mais em seus serviços digitais, está no conhecimento inato do cliente. Eles vão aproveitar os dados de sua clientela como uma diferenciação competitiva, tendo uma visão única do cliente para oferecer serviços e promoções sob medida. Eles saberão fazer uma associação de dados e predizer quais são as necessidades para seu dia a dia.

Banco 100% digital existe?

No exterior, sim. No Brasil, estão sendo dados os primeiros passos neste rumo, com algumas instituições tradicionais oferecendo a opção por contas digitais, e alguns bancos menores focando em oferecer essas contas digitais a mais pessoas. Alguns bancos, inclusive, já focam seu marketing na venda dessas contas digitais, e são, quase sempre, os que oferecem os melhores serviços nesse ramo.

Há muitos outros fatores que fazem parte de um banco digital e que vão além de agências físicas, agências virtuais, ou descontos nos pacotes de serviços. Mas o fator mais importante é o quão dedicado o banco está para oferecer um serviço digital de qualidade.

Em nossa pesquisa sobre os bancos digitais, encontramos vários bancos tradicionais oferecendo um pacote digital, mas sequer tem um canal de atendimento via Twitter ou Facebook. Em outros, quando você vai ver reclamações em sites especializados, verá resultados extremamente negativos, com opiniões bem críticas de clientes e ex clientes. Para um banco digital de verdade, você quer um atendimento de qualidade, e linhas de atendimento digitais práticas, mesmo que sejam só centralizadas pelo aplicativo do tablet ou celular.

Como sempre aconselhamos, pesquise bastante antes de se comprometer a uma conta digital, analisando sua rotina de uso de bancos e verificando se você realmente não precisa de ir até uma agência bancária para seus afazeres diários. E claro, verifique se o atendimento e serviços digitais são realmente de qualidade, ou se o banco demora a responder suas mensagens. É importante tais verificações para garantir o melhor atendimento possível de sua instituição financeira.

Você tem uma conta digital ou já usa os serviços de um banco digital? Como é? Você recomendaria a outras pessoas?

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