Se você vive a vida em movimento, os serviços bancários móveis podem parecer uma maneira ideal de acompanhar suas finanças. Mas é uma maneira segura de gerenciar seu dinheiro? Principalmente usando o aplicativo Caixa Econômica, será que é a melhor opção?

Vamos saber um pouco mais e ver sobre a segurança desse app.

Aplicativo CEF para Android é seguro?

O sistema bancário usando seu telefone inteligente fornece acesso direto às suas contas bancárias. Mas isso também significa que sua conta pode estar aberta a qualquer pessoa que consiga acessar seu telefone.

A maioria dos bancos fornece aplicativos que permitem gerenciar seu dinheiro via celular. Outros apenas permitem que os usuários de smartphones façam login em uma versão completa do site de Internet banking.

A segurança do app é boa, mas seu dispositivo deve estar bem seguro para que não tenha problemas e nem sofra golpes.

Smartphones mais recentes geralmente vêm com melhor proteção antivírus, o que pode ajudar a manter suas finanças seguras. Os primeiros smartphones permitem que você execute um aplicativo por vez. Isso interrompeu a execução de outros programas (por exemplo, software malicioso) e representava um risco à segurança enquanto você usava seu aplicativo de banco móvel.

Os telefones que permitem acessar vários aplicativos simultaneamente, representam o maior risco quando você os utiliza para acessar suas contas bancárias.

Isso ocorre porque, com as multitarefas, há uma chance maior de que o software malicioso possa ser executado em segundo plano sem o seu conhecimento.

Os recursos de atualização de texto fornecem notificações sobre seu saldo ou uma mini declaração na forma de um texto. Eles representam pouco risco, pois na verdade não fornecem acesso direto às suas contas. Como tal, há pouco que um potencial fraudador possa fazer apenas com esse mecanismo.

Aplicativo do banco Caixa pode precisar de antivírus

É provável que vírus e fraudes móveis se tornem mais sofisticados e uma ameaça maior. Se você planeja usar seu smartphone para serviços bancários regularmente, o software antivírus adiciona um nível extra de proteção.

A maioria dos principais fornecedores de antivírus oferece pacotes dedicados de segurança para smartphones. Eles monitoram a atividade em segundo plano do telefone para impedir que vírus comprometam seus dados pessoais.

Caixa app

O app da Caixa é de fácil uso e agiliza bastante o uso dos serviços bancários. (Foto: Google Play)

A Caixa oferece software antivírus?

Alguns bancos agora oferecem software específico para enfrentar a ameaça de fraude móvel. Isso visa fornecer um nível de segurança extra para protegê-lo contra qualquer ataque de vírus ou cavalo de Troia.

A maioria dos aplicativos de banco móvel não armazena seus dados bancários diretamente no telefone, mas acessa-os em um data center seguro.

Isso significa que seu próprio celular nunca reterá suas informações bancárias pessoais. Os bancos também podem protegê-lo com reembolsos se sua conta for comprometida pelo telefone.

O banco geralmente reembolsará quaisquer perdas incorridas se você for vítima de fraude móvel. A maioria das instituições bancárias do Reino Unido reembolsará quaisquer perdas se você tomar um cuidado razoável e não abusar do serviço.

No entanto, a maioria dos bancos não declara uma política de garantias contra fraudes ao acessar o Internet Banking a partir do seu telefone inteligente. Se você tiver alguma dúvida sobre sua posição, entre em contato com o seu banco para verificar antes de fazer logon.

Se o seu banco não oferecer garantias ou a proteção deles não for adequada, você poderá mudar para uma nova conta.

Vale a pena usar o app da Caixa?

Os aplicativos bancários móveis, como o da Caixa, permite:

  • Ver saldos da conta
  • Visualizar mini instruções
  • Transferir dinheiro entre suas próprias contas

Isso significa que é fácil verificar a atividade em sua conta, mas menos fácil retirar dinheiro.

O app Caixa de mobile banking também permite enviar dinheiro para destinatários existentes que você configurou usando o serviço bancário on-line do banco. Isso significa que você pode enviar dinheiro da sua conta para destinatários pré-autorizados, mas não para qualquer conta bancária.

Como fazer login no app Caixa?

O uso do telefone inteligente para acessar o serviço bancário online no site do banco permite que você execute as mesmas funções como se estivesse efetuando login no PC na sala de estar.

Embora isso abra os mesmos riscos, ele facilita o acesso à sua conta e significa que você será mais rápido em detectar transações fraudulentas e relatá-las caso seja vítima.

Se você tomar as medidas de segurança necessárias, não há razão para pensar que o banco via telefone inteligente seja menos seguro do que qualquer outro meio de acessar suas contas.

Se isso significa que você verifica suas finanças com mais regularidade, isso deve ser uma coisa boa.

O que acontece se o seu telefone for perdido ou roubado?

Entre em contato com seu provedor de rede móvel o mais rápido possível. Eles podem bloquear o telefone para torná-lo inutilizável.

Enquanto os detalhes da sua senha ou login ainda estiverem seguros, quem tiver seu telefone não poderá acessar seu banco móvel.

Se você tiver uma cobertura de seguro de telefone celular, poderá ser pago para substituí-lo, e muitas políticas também cobrem todos os custos causados ​​pelo ladrão usando o telefone para textos, chamadas ou dados. Mas as políticas geralmente não são pagas para cobrir o custo do uso não autorizado da sua conta bancária por meio de um telefone roubado.

Você pode tornar seu telefone mais seguro?

Para reduzir suas chances de ser vítima de fraude ao fazer um banco online através do seu smartphone, você deve:

Faça o download apenas de aplicativos móveis diretamente do seu banco – eles são gratuitos e você pode fazer o download sem nenhuma reserva sobre o software.

Faça o download de qualquer software de segurança gratuito fornecido pelo banco.

Instale um software de segurança de qualidade. Geralmente, se você o tiver instalado, existe uma opção de exclusão remota que significa que você pode excluir todos os dados armazenados no telefone se descobrir que foram perdidos ou roubados.

Configure seu telefone inteligente para ser mais seguro. Use um PIN ou senha para bloquear seu telefone quando não estiver em uso.

Verifique se o navegador do telefone não insere automaticamente suas senhas ou nomes de usuário.

Desligue a função Bluetooth no seu celular quando não estiver em uso. Isso interromperá qualquer atividade sem fio não monitorada no seu telefone. Você pode levar isso adiante e evitar o acesso às suas contas bancárias a partir de redes públicas, se desejar restringir o local de logon.

Exclua todas as mensagens de texto do seu banco quando não forem mais necessárias, para que as informações enviadas a você não fiquem na sua caixa de entrada.

Evite o root ou jailbreak do seu smartphone

É aqui que você modifica seu smartphone para permitir a instalação de aplicativos não oficiais que não foram aprovados pelo provedor.

Isso remove certos recursos de segurança que protegem seu telefone contra acesso remoto. Já existem vírus que se aproveitam de telefones inteligentes ‘desbloqueados’ que têm como alvo dados bancários online.

Cuidado com os golpistas

Existem pessoas por aí que estão tentando tirar proveito do banco móvel para enganá-lo e obter acesso ao seu dinheiro.

Os bancos nunca pedem suas senhas bancárias móveis ou detalhes de login por telefone, texto ou e-mail; portanto, qualquer contato que você receber solicitando essas informações provavelmente será uma farsa.

Se você suspeitar de algum aspecto, entre em contato com seu banco para verificar se eles tentaram entrar em contato com você.

E se tiver alguma dúvida sobre o app da Caixa, deixe nos comentários abaixo!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)