Bons empresários ganham dinheiro. Grandes empresários ganham muito dinheiro. Mas os empreendedores verdadeiramente bem sucedidos fazem mais do que ganhar dinheiro. Eles fazem a diferença, não só para os seus balanços, mas também na vida de seus funcionários, seus clientes e suas comunidades.

Compreendendo os hábitos que fazem de um empreendedor de sucesso tão diferente, você pode começar a trabalhar para adquirir essas características tão positivas e assim, expandir seus horizontes como indivíduo e como empreendedor. Quais são esses hábitos então?

Empreendedores encontram a felicidade no sucesso dos outros

Grandes equipes de negócios ganham porque os seus membros mais talentosos estão dispostos a sacrificar para fazer os outros felizes. Grandes equipes são compostas de funcionários que se ajudam mutuamente, conhecem os seus papéis, não supervalorizam objetivos pessoais e colocam o sucesso da equipe sobre tudo o resto. De onde é que essa atitude vem? De você. Cada empreendedor bem sucedido verdadeiramente sente que uma grande fatia de sua felicidade vem de desfrutar o sucesso de seus funcionários e seus clientes.

Empreendedores concentram-se no que os clientes precisam

Posso querer construir mobiletes. Posso ser um construtor incrível de mobiletes. O problema é que as pessoas não precisam mais de mobiletes. Eu vou ter que convencer as pessoas de que mobiletes são uma ótima ideia. Quando você fornece o que as pessoas precisam de você, você não tem que convencer ninguém. É só necessário construir um produto que atenda a essa necessidade. Então você não terá que olhar para os clientes: eles vão olhar para você.

Empreendedores ganham dinheiro para que possam fazer mais coisas

Eu nunca conheci um empresário bem sucedido que disse que seu objetivo principal era o de ficar rico. Claro, a riqueza está na lista, mas eles são mais animados com o pensamento de fazer algo novo, de fazer a diferença, de criar oportunidades para os outros. Em suma, a esperança de construir uma empresa de significância. Uma empresa que está orgulhosa. Uma empresa que dura. Porque quando você faz todas essas coisas, o dinheiro irá te seguir para sempre.

Empreendedores procuram incessantemente novas experiências

A busca incessante por novidades geralmente recebe uma má reputação muitas vezes ligada a jogos de azar, abuso de drogas, transtorno de déficit de atenção, ou outros hábitos não muito saudáveis. Mas busca de novidade também é um dos traços que o mantém saudável e feliz, favorecendo o crescimento da personalidade com a idade. Então vá em frente e abrace a novidade interior. Você vai ser mais saudável, você vai ter mais amigos, e você vai estar mais satisfeito com sua vida.

Empreendedores não propagandeiam. Eles vendem!

Marketing, pelo menos do jeito que eu vou definir aqui, é baseado no velho ditado de que as pessoas precisam de ver um anúncio 6-10 vezes antes de eles agirem. Mas qual empresa iniciante pode começar com essa abordagem de gotejamento lento? Empresários verdadeiramente bem sucedidos se concentram em elaborar campanhas publicitárias diretas que trabalham de primeira. Os empreendedores bem sucedidos vendem porque eles sabem que você não pode lucrar com a exposição. Você só pode lucrar com as receitas, que é o que você mais precisa.

Desafios empreendedores

Um empreendedor agarra uma ideia e fará de tudo para fazer com que ela funcione, mesmo que haja muitos desafios para isso. (Foto: www.smallbusinessheroes.co.uk)

Empreendedores preferem começar com recursos próprios

Enquanto as estatísticas variam, a média de recursos par ao início de uma empresa gira em torno de R$100.000 a R$150.000. Embora isso possa parecer muito, não se esqueça a média é distorcida por startups que atraem milhões em financiamento. Isso significa que a maioria das empresas se baseiam em três pilares do financiamento: amigos, família e fé. O que importa não é quanto dinheiro você tem. O que importa é o que você faz com os recursos que têm. E não se esqueça de que os fundadores mais bem sucedidos olham para trás em seus dias iniciais e enxergam a aventura de começar como uma de suas melhores lembranças.

Empreendedores constroem uma empresa construindo uma equipe

Uma empresa de uma pessoa nunca pode fazer mais do que uma pessoa pode fazer. Uma empresa de uma pessoa só pode fazer x decisões, entrar em contato com x clientes, lidar com x problemas, ter x ideias. Empresários verdadeiramente bem sucedidos trabalham para construir uma equipe de especialistas complementares, o mais rapidamente possível, porque sabem que uma boa equipe sempre vai bater uma única grande pessoa, e que uma grande equipe irá esmagar um grande indivíduo em qualidade e potencial. E terá muito mais diversão envolvida no processo.

Empreendedores cultivam dignidade e respeito

Dar a empregados salários mais elevados, melhores benefícios, e maiores oportunidades é certamente importante. Mas nenhum nível de salários e benefícios podem superar os danos à auto-estima. A coisa mais importante nos empreendedores verdadeiramente bem sucedidos é proporcionar aos funcionários, clientes e fornecedores a dignidade e o completo respeito pelo papel deles para o crescimento de suas empresas.

Empreendedores fazem mais no que sabem fazer melhor

Outro benefício da construção de uma equipe é que ela permite ao fundador fazer muito mais do que ele faz melhor. Digamos que você é bom em vendas. Por que executar tarefas de administração quando o tempo é melhor gasto com os clientes? Ou talvez você é ótimo para a criação de processos robustos. Por que gastar tempo criando campanhas de marketing quando você poderia otimizar o seu canal de distribuição?  Cada pessoa tem algo que eles fazem que faz a maior diferença. Empresários verdadeiramente bem sucedidos encontra,m maneiras de fazer mais no que são bons e menos de todo o resto.

Empreendedores tentam provar algo para si mesmos

Muitas pessoas têm um desejo ardente de provar outras pessoas erradas. Isso é um grande motivador. Empresários verdadeiramente bem sucedidos são movidos por algo mais profundo e mais pessoal. A verdadeira unidade, compromisso e dedicação nasce de um desejo de provar alguma coisa para a pessoa mais importante de tudo: você.

Quais características de um empreendedor você já tem? Quais ainda precisa conquistar? Como planeja conquistar esses hábitos? Compartilhe nos comentários suas estratégias e objetivos!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)