Especialistas estão cada vez mais certos de que é improvável que a geração de hoje vá se aposentar aos 65. Em vez disso, muito provavelmente trabalharemos até os 70 anos. Além da decepcionante ideia de que ainda estamos longe da aposentadoria, a perspectiva de aposentar alguns anos mais tarde não é necessariamente negativa. Isso também inclui aqueles que resolvem voltar ao trabalho depois da aposentadoria.

Mas como tudo na vida, há vantagens e desvantagens em voltar a trabalhar depois da aposentadoria que devem ser avaliados para garantir uma vida tranquila como aposentado.

Aposentados que continuam trabalhando: vantagens

Antigamente, atingir os 65 significava que você se tornara um “velho de guerra” no ambiente profissional. Mas agora. um jovem de 65 anos ainda pode ter facilmente mais 25 a 30 anos de boa saúde, e faz sentido continuar trabalhando nesse contexto. Não só ajudará a evitar o tédio contra o qual muitos aposentados lutam contra depois de deixarem suas carreiras na idade tradicional, como também lhes dá mais tempo para poupar para a aposentadoria enquanto você está (geralmente) no topo de sua escala de pagamentos. Isso sem contar a possibilidade de revisão da aposentadoria.

Além dos benefícios pessoais de se aposentar mais tarde, seu empregador também pode colher muitas recompensas, mantendo você por mais alguns anos. Pode ser muito difícil para uma empresa substituir a profundidade do conhecimento e experiência que um funcionário antigo tem, simplesmente através do benefício de trabalhar no mesmo lugar já há alguns anos. Isso pode se traduzir em um aumento de salário e em cargos de liderança dentro da empresa.

Finalmente, há benefícios sociais para voltar ao trabalho depois de se aposentar. Ao voltar ao trabalho, você pode reduzir custos em planos de saúde, imposto de renda e até na alimentação. Afinal, muitas empresas oferecem vários incentivos aos seus funcionários que podem ser um grande atrativo para os aposentados.

Trabalhar depois de aposentar

Trabalhar depois de se aposentar está se tornando cada vez mais comum, mas há vantagens e desvantagens que devem ser conhecidas antes de retomar o trabalho. (Foto: Ellie Mencer)

Desvantagens de voltar ao trabalho depois da aposentadoria

Trabalhar depois da aposentador não é só um mar de rosas, no entanto. Para os trabalhadores que não são apaixonados por seu trabalho ou que estão trabalhando em um trabalho que é fisicamente exigente ou extremamente estressante, a ideia de manter esse emprego por mais tempo não é agradável. Em alguns casos, trabalhar depois de se aposentar pode não ser totalmente seguro.

Os trabalhadores mais velhos também estão tornando mais difícil para os jovens funcionários entrarem no mercado de trabalho. Em vários países, os idosos superaram em número os adolescentes no mercado de trabalho. A falta de oportunidades para jovens trabalhadores tem consequências negativas em todos os níveis, do pessoal ao profissional, para o desenvolvimento do país..

Finalmente, há o triste fato de que muitos indivíduos estão trabalhando depois da aposentadoria porque não podem dar ao luxo de fazer o contrário. Existe um problema nacional com idosos que vivem em condições de pobreza ou que tenham menos recursos disponíveis. A necessidade financeira esmagadora de trabalhar após a idade de aposentadoria tradicional não é boa para muitas pessoas.

Outra desvantagem de continuar trabalhando após se aposentar é que o INSS continuará sendo descontado mesmo após a aposentadoria, mas sem a pessoa receber os benefícios dos valores recolhidos, salvo se fizer uma revisão da aposentadoria (que nem sempre resulta em ganhos financeiros reais).

Deve continuar trabalhando depois de me aposentar?

Embora seja provável que a geração de hoje tenha que trabalhar mais do que as gerações anteriores, a melhor coisa que pode ser feita é economizar e investir com foco na aposentadoria. Isso ajudará a tornar a opção de trabalhar com mais de 65 anos uma escolha em vez de uma necessidade.

Você é aposentado e continua trabalhando? Quais são as vantagens e desvantagens para você? Por que você preferiu continuar trabalhando?

em continua trabalhando 2016″

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)