Simulação de Aposentadoria Proporcional INSS

Em Aposentadoria por André M. Coelho

O Ministério da Previdência Social disponibiliza na internet para o trabalhador brasileiro o Simulador de Tempo de Contribuição, uma ferramenta que permite o cálculo do tempo de contribuição dos segurados do Regime Geral de Previdência Social, ou seja, calcular a aposentadoria para quando este derradeiro momento chegar. A interface é fácil e prática, deixando claras as informações para o usuário do sistema.

Na simulação, é possível saber se o trabalhador que está a fazendo já atende os requisitos para a aposentadoria, assim como o tempo que falta para ter direito para aposentadoria integral. Na aposentadoria proporcional, além do tempo de contribuição, é verificado se o usuário possui a idade mínima, que é obrigatória para que o benefício seja concedido.

O aplicativo realiza a validação dos dados cadastrais inseridos pelo cidadão cruzando os dados com o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Em caso de divergência, o usuário é informado e deve ir até uma Agência da Previdência Social para regularizar o cadastro.

Aposentadoria INSS

O trabalhador pode simular sua aposentadoria para conseguir planejar melhor seu futuro financeiro e no presente, fazer contribuições que darão uma melhor condição no futuro. (Foto: inss.net)

Para quem estiver interessado, é possível simular a renda mensal no simulador, mas lembrando que os dados obtidos não tem validade nenhuma, sendo apenas uma simulação para ajudar ao trabalhador a organizar melhor sua vida financeira na aposentadoria ou planejar melhor suas contribuições. A partir da página, o trabalhador deve incluir dados de seu salário de contribuição para iniciar a simulação, assim como nome completo, data de nascimento, o tipo de aposentadoria almejada e o tempo de contribuição atual. Em casos de aposentadoria proporcional, o usuário deve inserir o tempo de pedágio, ou seja, o tempo de contribuição quando desejar se aposentar. Mas lembramos que só pode se aposentar proporcionalmente quando contar cinquenta e três anos de idade ou mais, se homem, ou quarenta e oito anos ou mais de idade, se mulher ou contar tempo de contribuição igual, no mínimo, a trinta anos, se homem, ou vinte e cinco anos, se mulher, somado a um período adicional de contribuição equivalente a, no mínimo, quarenta por cento do tempo que, em 16 de dezembro de 1998, faltava para atingir o limite de trinta anos de contribuição, se homem, ou vinte e cinco anos, se mulher.

Quem já adquiriu o direito à aposentadoria pode também fazer uma simulação com dados mais precisos sobre sua situação de aposentadoria. É muito importante que desde muito cedo um indivíduo já se eduque para poupar e investir em seu futuro, contribuindo para uma renda adicional durante a aposentadoria.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

2 comentários para: “Simulação de Aposentadoria Proporcional INSS”

  • Zilda

    Posso aposentar proporcional com, 54 anos e 28 de registro.

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Zilda, tem que ir em uma agência da previdêcia social para verificar isso.

      Responder

Deixe um comentário