O serviço do consultor financeiro tem sido muito procurado por empresas e pessoas físicas que querem ter uma organização melhor de suas finanças. Há cursos de especialização sendo oferecidos, bem como pós graduações na área. Mas o que faz um consultor financeiro? Qual é a formação necessária? Quanto ganha?

Oque um consultor financeiro faz?

Consultores financeiros trabalham com clientes para desenvolver planos financeiros individualizados para poupança, aposentadoria, investimentos e seguros. Eles gastam muito do seu tempo comercializando seus negócios e recrutando novos clientes. Muitos se tornam certificados em planejamento financeiro e licenciados para vender produtos financeiros.

Os consultores financeiros trabalham com empresas ou indivíduos para planejar seus futuros financeiros, oferecendo informações e orientações sobre tópicos que incluem impostos, investimentos e decisões de seguros. Esses consultores trabalham em estreita colaboração com os clientes para oferecer aconselhamento financeiro personalizado. Consultores também podem direcionar a compra e venda de ações e títulos para seus clientes. Alguns consultores trabalham para empresas de consultoria que se concentram nas necessidades financeiras de empresas ou setores específicos.

Deveres do seu consultor financeiro

Os consultores se reúnem pessoalmente com clientes para avaliar sua situação financeira, afim de apresentar um plano financeiro que inclua metas financeiras de curto e longo prazo. Os consultores auxiliam os clientes nas decisões de planejamento financeiro para aposentadoria, educação, despesas e investimentos do dia-a-dia. Eles se reúnem regularmente com os clientes para avaliar como a vida muda, como casamento, mudança de emprego ou o nascimento de um filho afetará o plano financeiro do cliente. Além disso, muitos consultores são licenciados para comprar e vender produtos financeiros, como apólices de seguro, ações e títulos.

Consultores gastam muito do seu tempo chegando aos clientes em potencial e construindo uma forte base de clientes. Isso significa que os consultores costumam viajar ou trabalhar em horários não tradicionais para se encontrar com clientes em suas casas ou empresas. Os consultores também podem oferecer aulas de planejamento financeiro ou seminários para alcançar clientes em potencial.

Consultoria financeira

O consultor financeiro é um profissional que auxilia indivíduos e empresas a organizarem suas finanças. (Foto: MSZ Consultancy)

Como ser um consultor financeiro?

Consultores financeiros tem um diploma de bacharel, licenciatura ou de pós-graduação. Algumas faculdades e universidades oferecem graduação em economia com especialização em consultoria financeira. Outras oferecem graus mais generalizados para aqueles que querem entrar nessa carreira. Consultores financeiros prospectivos ganham graduações em finanças, matemática, negócios ou economia como preparação para o campo.

Certificações de associações ajudam os consultores a melhorar sua posição profissional e são vistos favoravelmente pelos empregadores. Há conselhos que emitem certificações, mas há certas exigências aos candidatos, como experiência relevante e um diploma de bacharel. Além disso, os candidatos devem passar por um exame abrangente do processo de planejamento financeiro. Candidatos à certificação devem aderir a um código de ética e completar uma certa quantidades horas de educação continuada a cada dois anos, afim de permanecerem atualizados no campo em constante mudança do planejamento financeiro.

Os consultores devem ser licenciados e registrados em seu estado e nos órgãos cabíveis se também realizam transações financeiras ou venda de produtos financeiros para seus clientes. A variedade de licenças necessárias pelos consultores financeiros depende dos produtos que desejam oferecer aos seus clientes. Aqueles que vendem produtos de seguros também devem ser licenciados.

Quanto ganha um consultor financeiro?

O salário médio anual para consultores financeiros pessoais, uma carreira relacionada à de consultores financeiros, é de até 5 salários mínimos. Consultores financeiros empresariais podem chegar a ganhar um pouco mais. Pós graduações, mestrados. MBAs e Doutorados aumentam esses ganhos consideravelmente.

Enquanto um diploma de bacharel em um campo relacionado a finanças é uma exigência essencial de trabalho para um consultor financeiro, o licenciamento também pode ser necessário se eles vendem produtos do mercado financeiro. A certificação está disponível e pode melhorar as perspectivas de carreira, embora geralmente seja voluntária.

Conhece algum consultor financeiro ou pretende se tornar um? Como está planejando sua carreira?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)