O que é um robô de investimento?

Em Educação financeira por André M. Coelho

No mundo acelerado de hoje, muitas pessoas não têm tempo para pesquisar investimentos, monitorar ou analisar constantemente os mercados e gerenciar seus portfólios todos os dias. Outros podem querer pagar um profissional para lidar com algumas decisões financeiras para eles, mas ainda querem ser capazes de monitorar suas contas online 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem ter que se sentar pessoalmente com um consultor tradicional. É aqui que os robôs de investimento podem ajudar.

O que é um robô de investimento?

Um consultor robô ou robô de investimentos é um serviço financeiro digital acessível que usa tecnologia para ajudar a automatizar os investimentos com base nas informações que os investidores fornecem sobre si próprios e sua situação financeira. “Robô” refere-se a esses serviços serem quase totalmente digitais e que computadores, smartphones ou tablets são usados ​​para acessar e interagir com suas contas.

“Investidor” fala com os consultores de investimento que oferecem consultoria digital e serviços de gerenciamento de contas, geralmente por uma taxa mais baixa do que os serviços de consultoria de investimento tradicionais.

Robô de investimento funciona?

Os robôs de investimentos usam várias informações sobre um investidor para sugerir uma estratégia de investimento. Na maioria dos casos, você deverá primeiro responder a algumas perguntas online ou por meio de um aplicativo sobre você e sua situação financeira atual. Um robô de investimentos então usa essas informações para sugerir uma estratégia de investimento para seus objetivos financeiros.

As estratégias de investimento podem incluir uma combinação de diferentes tipos de investimentos e muitos robôs de investimento incluem serviços de rebalanceamento de conta para ajudar seus investimentos a ficarem alinhados com suas preferências e metas financeiras.

Robô de investimentos para seu dinheiro

O robô investidor pode te auxiliar a fazer investimentos certos para a sua carteira. (Imagem: TechFunnel)

O que é um robô de investimentos híbrido?

Um robô de investimentos híbrido é um serviço que normalmente combina uma conta gerenciada profissionalmente (com a ajuda de um serviço de robôs de investimentos) com acesso a orientação ou planejamento financeiro. Para muitos consultores de robôs híbridos, os serviços de orientação e planejamento estão disponíveis por telefone ou videochamadas com consultores financeiros humanos.

Reunindo-se por telefone e por computador ou videoconferência baseada em aplicativo, esses serviços podem ter um custo mais baixo do que uma reunião pessoal com um consultor financeiro tradicional.

Vale a pena um robô de investimentos?

Todo investimento envolve risco e potencial para perder dinheiro, devido às inevitáveis ​​flutuações dos mercados que acontecem ao longo do tempo. Os robôs de investimentos  podem ajudar a gerenciar parte desse risco, ajudando você a construir uma carteira de investimentos diversificada, monitorar os mercados e reequilibrar seus investimentos. Usando sua tecnologia, os robôs podem gerenciar e fazer ajustes em sua conta para ajudar seu portfólio e metas de investimento a se manterem no caminho certo.

Dito isso, nem todos os serviços de robôs de investimentos são iguais e alguns podem não ser adequados para todos os investidores. Ao escolher um robô de investimentos, é importante pesquisar e comparar opções para encontrar um serviço que seja uma boa combinação para seus objetivos e preferências financeiras. Algo a considerar também é se você se sente confortável em contar com um serviço de consultoria de investimento digital para ajudar a gerenciar seus investimentos.

Um robô de investimentos ou robô de investimentos híbrido é certo pra mim?

Se você concordar com as afirmações abaixo, um robô de investimentos pode ser o certo para sua situação atual:

Estou procurando uma conta acessível, gerenciada profissionalmente, para que meu dinheiro seja investido em vez de apenas deixar parado em uma conta qualquer.

Estou disposto a pagar uma taxa para alguém tomar decisões de investimento por mim.

Quero poder acessar e interagir com minha conta online, para acompanhar o andamento de meus investimentos sempre que quiser.

Sinto-me confortável em ter outra pessoa reequilibrando automaticamente minha carteira (quando necessário) para que fique alinhado com minhas metas de investimento.

Não preciso de acesso direto a um consultor financeiro profissional dedicado para fazer perguntas, discutir meus investimentos ou planejar o futuro.

Se você acha que se beneficiaria de ter acesso a um consultor financeiro profissional por telefone ou vídeo chamadas, você pode querer considerar um robô de investimentos híbrido para obter ajuda com investimentos e planejamento financeiro básico.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário