Contas corrente e agências bancárias todas tem o chamado dígito verificador. Mas o que ele significa? Não muito, na verdade, mas é extremamente importante para autenticar e garantir que sua conta e sua agência realmente existem no mundo real. Vamos tentar explicar melhor.

O que é dígito verificador da conta?

Você deve ter notado que algumas contas e agências bancárias possuem um traço depois da sequência inicial de números e logo depois desse traço, um número ou a letra X. A quantidade de dígitos antes do traço varia de acordo com a instituição financeira, mas o número depois do traço é sempre chamado de dígito verificador.

Também chamado de algarismo de controle, ele é usado como um mecanismo de autenticação. Nessa função, esse número serve para verificar a validade e autenticidade de um número. Em outras palavras, o dígito verificador “verifica” se o número da conta ou agência bancária que foi inserido realmente existe ou é uma fraude.

Dígito verificador da conta corrente e da agência: como funciona o cálculo?

O cálculo funciona a partir de métodos diferente para cada sistema que faz uso do dígito verificador, assim como o método que está sendo utilizado para o dígito. Em um dos métodos, todos os números (menos o dígito) são multiplicados e depois divididos por 11. O resto da divisão é subtraído da base 11, sendo o resultado o dígito verificador. Em outro método, é feito o somatório dos dígitos das multiplicações. Por exemplo de uma multiplicação der 12, soma-se os dígitos 1 e 2 para o resultado 3. Depois, essa soma é dividida por 10 e se o resto for diferente de zero, o dígito será 10 menos o valor do resto.

Algoritmos, que são sequências de cálculos e análises também podem ser usadas para o dígito verificador, bem como funções.

Dígito verificador

O dígito verificador é uma ferramentas de segurança usada em vários lugares, e é fácil encontrar em diversos meios. (Foto: GuildMag)

Onde encontrar o dígito verificador da agência do banco?

No cartão de crédito ou débito, na parte inferior frontal, está o número da agência geralmente no canto inferior esquerdo. O número da agência segue o modelo 0000-0, sendo o 0 depois do traço o dígito verificador da agência. Note que seu banco pode ter mais ou menos números para o número da agência, sendo quatro zeros usado apenas como referência.

Onde encontrar o dígito verificador da conta corrente do banco?

No cartão de crédito ou débito do banco ou instituição financeira, geralmente impresso na parte inferior frontal, está o número da conta logo após o número da agência. O formato será 00000-0, onde o número depois do traço é o dígito verificador ou DV da sua conta. Note que seu banco pode ter mais ou menos números antes do traço, só usamos cinco zeros como referência.

Quando é necessário usar o dígito verificador?

O dígito verificador deve ser usado toda vez que você for realizar um depósito ou transferência para uma conta corrente ou poupança. Esse dígito servirá para confirmar que a contra e agência para as quais o dinheiro está sendo destinado realmente existe. Assim, uma transação pode se concretizar sem o risco de você enviar o dinheiro para uma conta que não existe.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários sua participação com críticas, elogios, sugestões e perguntas. Todos os comentários são devidamente lidos por nossa equipe e respondidos. Sua participação é muito importante para nós!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)