O que aprendi sobre dinheiro jogando videogames?
Eu sei o que você está pensando. Que diabos sobre dinheiro que você pode aprender com jogos de videogames? Bastante . É um hobby caro e eu tive o meu quinhão de gastos compulsivos quando senti o desejo de jogar com os amigos virtualmente ou ser o primeiro a terminar a mais recente franquia de tiro em primeira pessoa.
Jogos de videogame não são todos sobre sangue, tiros e violência. Se você olhar mais de perto, finanças pessoais pode ser aprendida atirando em zumbis, construindo infra-estruturas virtuais e acampamentos de exército, além de carros de corrida.
Decidindo suas prioridades e o tempo certo para investir
A primeira coisa que você precisa estabelecer é decidir o quanto você vai gastar para este hobby e quando vai gastar. Quando um novo jogo sai, o preço está em seu pico. Mas se você esperar alguns meses, quando a demanda diminuir, o preço vai para baixo com ele também. É simples economia: a lei da oferta e da procura. E foi assim que construí minha livraria de 190 jogos de PC originais gastando pouco mais de U$500 (aproximadamente R$5 cada jogo). Aprendi a esperar, ser paciente e não deixar me levar pelo calor do momento do lançamento.
A economia dentro dos jogos
Quase todo jogo tem sua própria economia. Lembro-me de jogar Need for Speed, onde você recebe uma certa quantia de dinheiro para jogar no início. Enquanto você completa corridas e missões, seu dinheiro aumenta. À medida que avança , o seu carro deve ser capaz de manter-se com os adversários no jogo. Você deve então decidir o que precisa atualizar em seu carro. O que você vai comprar primeiro? Um novo capô ostentoso? Um motor mais forte? Um trabalho de pintura? Ou um novo conjunto de rodas? Você já economizou dinheiro suficiente para pagar os upgrades? Aprendi a gastar meu dinheiro com sabedoria.
Aprendendo a lidar com o mundo da economia
SimCity é um bom campo de treinamento para a economia e aprendizagem sobre o orçamento. Você está a construir uma cidade e desenvolver através da construção de infra-estruturas e manter a paz e a ordem entre os seus cidadãos. Gastar dinheiro não termina na construção de edifícios: você tem que ser capaz de suportar a manutenção dos seus edifícios. Você precisa manter seus cidadãos felizes, proporcionando entretenimento e empregos para eles para ganharem dinheiro. É um mundo próprio, e você está no comando. Aprendi aqui a entender vários pontos de vista e não culpar apenas os governantes pela minhas mazelas financeiras ou problemas da cidade. A coisa é muito mais orgânica e envolvida em uma teia muito mais complexa.
Planejando para a vitória
Eu aprendi a criar estratégias e planos em StarCraft, um jogo de guerra de estratégia em tempo real que permite a você controlar unidades e estruturas para destruir seu inimigo. Você constrói infra-estruturas e produz um exército. Você defende o seu território e, quando estiver pronto, você golpeia e conquista o inimigo. É também o mesmo com o planejamento de suas finanças. Você tem que saber as coisas que você tem de construir e investir em diante, se preparando para as emergências e utilizando seus recursos para alcançar seu objetivo.
Há muito mais que podemos aprender de coisas em nossa vida. Eu escolhi o videogame. Mas e você? De onde acha que pode aprender mais dicas financeiras? Conhece algum jogo de vídeo que te ensinou sobre gestão de finanças?
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
11 dicas para gastar de forma mais inteligente!
Dicas financeiras para quem acabou de se formar
Diferença entre despesas, custos e investimentos!
Dicas financeiras para adolescentes!
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.