Você acumulou aqueles milhares de pontos em seu cartão de crédito e está esperando o momento certo para utilizá-los na troca pelas milhas de uma companhia aérea para pagar aquela sua viagem de avião no feriado. Você já sabe que os pontos de seu cartão tem uma data para vencer. E as milhas também. Por isso, é importante ficar de olho nestas datas de vencimento, ou você irá perder todas as vantagens que demorou tanto tempo para obter.

Em primeiro lugar, para que isso não aconteça, você precisa ficar sempre de olho nas suas milhas. As companhias aéreas normalmente não enviam nenhum tipo de comunicado para avisar você sobre o vencimento delas, já que é até interessante que as milhas vençam e elas possam aumentar seus lucros com a venda de passagens com preço total. Lembre-se também que as milhas não vencem todas ao mesmo tempo: depende da data em que foram adquiridas.

Em segundo lugar, ter um cartão de crédito especial para o acúmulo de milhas não te dará uma data de vencimento maior. O que você ganha com mais milhas e cartões diferentes é o direito a área VIP da companhia, entrar antes de todo mundo no avião, passagens de primeira classe mais barato, maiores proporções de conversão de gastos no cartão para milhas etc. E isso é extremamente vantajoso para quem viaja muito ou quer fazer mais viagens aproveitando do programa de relacionamento das companhias aéreas.

Prazos de validade

Cuidado para não perder as milhas aéreas! Mantenha sempre um controle de todos os seus programas de milhas para elas não percam sua validade e você não possa utilizá-las para as tão sonhadas viagens. (Foto: dicasdiarias.com)

E por último, vamos a validade das milhas para cada uma das principais companhias aéreas brasileiras.

O programa TAM Fidelidade/Multiplus Fidelidade, que é um programa de relacionamentos não só da TAM mas de várias empresas e prestadoras de serviços, tem a validade de dois anos a partir da data em que foram adquiridos, sendo as pontuações seguintes ao primeiro dia em que foram acumuladas também com validade proporcional, tendo o prazo de dois anos. A empresa não envia a data de validade em seus e-mails, mas você pode conferir no site da TAM o regulamento para o programa.

A GOL e seu programa Smiles possuem um prazo de validade maior, de três anos. Após 3 anos completos, o vencimento se dará no dia seguindo ao dia e mês correspondente à inscrição do participante no Programa Smiles, sendo as milhas vencidas excluídas automaticamente do saldo da conta Smiles. A empresa comunica a todos seus clientes sobre a data de vencimento das milhas em extrato mensal enviado por e-mail. Acesse o site para melhores informações.

O Avianca Amigo não faz muito sucesso entre os utilizadores do sistema de transporte aéreo do Brasil, já que não está integrado ao programa internacional LifeMiles, do qual a Avianca faz parte. A companhia não envia e-mails com o saldo para os clientes e as milhas tem a validade de dois anos. Consulte o site para mais informações sobre este programa.

Já o Tudo Azul, converte 5% dos valores de todas as tarifas que você paga em créditos na sua conta Tudo Azul. Eles tem a validade de apenas um ano e os créditos podem ser utilizados para descontos na tarifa ao invés da troca por um ticket inteiro. Também não envia e-mails com extratos mensais. Acesse o site para mais informações.

Tome cuidado, sempre acompanhe suas milhas e faça um excelente proveito delas!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)