Imagine que pagar sua conta de energia elétrica poderia ajudá-lo a economizar em direção a uma nova televisão. Parece um pouco louco, mas é verdade: os programas de recompensas de bancos são uma excelente maneira de transformar os gastos diários em economias ou para ajudar a aumentar o saldo de sua conta bancária.

À medida que mais bancos surgem e crescem, as instituições financeiras estão cada vez mais ansiosas para incentivar os clientes a adotarem tais programas. Os bancos se beneficiam de menores custos de transação, entrega e administrativos, enquanto os clientes desfrutam de fácil acesso às suas contas, bem como de ferramentas que facilitam o orçamento e o gerenciamento de dinheiro.

Programas de recompensa de bancos: como funcionam?

Os programas de recompensas bancárias destinam-se a incentivar os clientes bancários a utilizar serviços bancários e a recompensá-los pela sua lealdade. Existem dois tipos de programas de recompensas: aqueles que oferecem programas de recompensas baseados em pontos semelhantes a um programa de recompensas de companhias aéreas ou de hotéis e aqueles que oferecem descontos, prêmios e outros benefícios apenas por usar os serviços da instituição.

Programas populares de recompensas baseadas em pontos oferecem incentivos para usar serviços para pagar contas e fazer compras de rotina e especiais. Pontos de recompensa são dados para muitos tipos diferentes de despesas, variando de utilidades domésticas, gasolina e mercearia a roupas, eletrônicos, entretenimento e viagens. Geralmente, também envolvem o uso de cartões de crédito para usufruir dos melhores benefícios do programa.

Como acumular pontos em programas de recompensa dos bancos?

Para cada valor específico gasto, os correntistas acumulam pontos de recompensa. Normalmente, um a dois pontos são concedidos para cada dólar ou real gasto, dependendo dos termos do programa. Alguns programas oferecem pontos duplos durante períodos promocionais ou para compras diárias, como mantimentos, gasolina ou refeições requintadas. Os pontos de recompensa podem ser usados ​​para a sua escolha de dinheiro de volta como um crédito para sua conta, ou viagens aéreas, cartões de presente e certificados, mercadorias e muito mais. Hoje, a maioria dos bancos com presença online oferece programas de recompensas bancárias baseadas em pontos.

Programas de relacionamento

Programas de relacionamento podem oferecer pontos e prêmios, que podem ser usados para as mais diversas finalidades. (Foto: Credit Union West)

Como se inscrever em um programa de recompensas?

Inscrever-se em um programa de recompensas bancárias é fácil. Comece atendendo aos requisitos mínimos do banco para uma conta bancária. Em seguida, visite o site do banco e procure por inscrições em seu programa de recompensas, encontre um número gratuito para ligar ou visitar uma filial. Em alguns casos, basta acessar um site e inserir seus dados para poder participar do programa.

Uma vez inscrito, você pode começar a ganhar pontos imediatamente para compras diárias. Se você tiver um cartão de crédito ou débito associado à conta, não deixe de perguntar se pode vincular as contas para ganhar pontos mais rapidamente. Alguns bancos oferecem pontos duplos para o cartão de débito ou compras recorrentes ou triplicam pontos para compras feitas com cartão de crédito.

Você pode ganhar ainda mais pontos por compras feitas através de uma rede de comerciantes. Depois de se registrar, você poderá acessar esses sites por meio de um portal personalizado, e suas compras ajudarão a acumular pontos de recompensa mais rapidamente.

Como acompanhar os programas de relacionamento?

Verificar seus pontos e resgatá-los é tão fácil quanto acessar sua conta de recompensas. Você poderá ver quantos pontos tem disponível e, em seguida, navegar em um catálogo online de recompensas e resgatar pontos para reivindicar. Por exemplo, se você tiver uma certa quantidade de pontos, poderá resgatar trocando por um vale-presente, ou poderá economizar pontos e acumular mais para usar em viagens.

Alguns programas podem oferecer recompensas “premium” ou prêmios de varejistas de luxo ou parceiros de viagem, ou até mesmo oferecer uma chance de ganhar pontos a uma taxa mais alta. Uma taxa pode estar associada a esses tipos de conta, portanto, certifique-se de que seu gasto mensal e os pontos de prêmio que você pode ganhar justificam a taxa adicional. Se você tiver que gastar muito mais para justificar a taxa, deve se ater a um programa gratuito.

Por que usar um programa de recompensas?

As contas-correntes de recompensas beneficiam tanto os bancos como os clientes. Os correntistas que usam programas de recompensas são duas vezes mais lucrativos para os bancos do que aqueles com contas correntes regulares porque mantêm saldos mais altos e mantêm a conta por mais tempo Os clientes podem obter rendimentos muito mais elevados do que quando comparados com as contas-correntes convencionais

As contas-correntes de recompensas são uma boa ideia apenas se os seus hábitos bancários se enquadrarem nos requisitos do programa. Se você fizer regularmente de 10 a 12 compras com cartão de débito, programar depósitos diretos ou manter um saldo mínimo, uma conta poderá funcionar para você.

Independentemente de você escolher um programa baseado em pontos ou um com outros benefícios, os programas de recompensas de bancos ajudam você a obter um retorno positivo do seu dinheiro suado. E quem sabe, você pode até ganhar pontos suficientes para resgatar a câmera que você estava de olho ou férias fabulosas com a família.

O que acham dos programas de recompensa? Quais benefícios acham que são válidos?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)