Um cartão de débito é uma forma segura de acessar sua conta corrente ou poupança e realizar pagamentos sem precisar andar com muito dinheiro por aí. Mas quais as vantagens de usar um cartão de débito? Quando o cartão de débito deve ser utilizado? Vamos conhecer um pouco mais sobre os cartões de débito e suas vantagens na hora do uso.

O que cartão de débito?

Os cartões de débito são uma maneira de pagar pelas coisas. Você recebe um cartão de débito do seu banco ou cooperativa de crédito quando abre uma conta corrente. Um cartão de débito é gratuito para uso, sem precisar pagar taxas.  Os cartões de débito parecem cartões de crédito. Mas eles não funcionam da mesma maneira. Os cartões de crédito usam dinheiro emprestado. Os cartões de débito usam dinheiro que já está em sua conta corrente.

Por que usar um cartão de débito?

Os cartões de débito permitem que você compre coisas sem carregar dinheiro. Você pode usar seu cartão de débito na maioria das lojas para pagar por algo. Basta passar o cartão e digitar seu número PIN em um teclado. Um “PIN” é um código de segurança que pertence a você. PIN significa o número de identificação pessoal. Um banco ou cooperativa de crédito lhe dá um PIN quando você recebe um cartão de débito. Você pode alterar seu PIN para um número que você vai lembrar. Quando você usa seu cartão de débito, precisa inserir seu PIN em um teclado. Essa é uma das maneiras pelas quais o banco tenta impedir que pessoas desonestas usem seu cartão de débito para obter seu dinheiro. Nunca compartilhe seu PIN com ninguém. Lembre se. Não guarde na sua carteira ou no seu cartão.

Os cartões de débito tiram dinheiro da sua conta bancária imediatamente. Eles também permitem que você receba dinheiro rapidamente. Você pode usar seu cartão de débito em um caixa eletrônico ou caixa eletrônico para obter dinheiro de sua conta corrente. Você também pode receber dinheiro de volta quando usar um cartão de débito para comprar algo em uma loja.

Além disso, ao usar um cartão de débito, você não fica achando que tem mais dinheiro do que realmente tem, algo que acontece com cartões de crédito. O dinheiro do cartão de débito é o dinheiro da sua conta corrente ou poupança, e não tem como você usar além disso, salvo quando tem cheque especial na conta corrente.

Como funciona o cartão de débito? Qual a diferença para um cartão de crédito?

Embora os cartões de débito possam ajudar a evitar gastos excessivos, eles não oferecem outras proteções importantes. Uma diferença entre um cartão de crédito e um cartão de débito é que, se houver uma cobrança não autorizada no seu cartão de crédito, você terá apenas uma pequena facada. É incômodo consertar, mas nenhum dinheiro foi tirado de você no caso do cartão de crédito.

O mesmo não é verdade para o débito. Como os cartões de débito funcionam essencialmente como dinheiro eletrônico, se cobranças fraudulentas forem feitas, você poderá ser responsabilizado por muito.

Se alguém obtiver informações do seu cartão de débito, no segundo em que usá-lo, dependendo da natureza da transação, sua conta bancária será drenada. E em alguns casos, você pode se despedir do dinheiro e nunca mais vê-lo.

A proteção contra fraude não é a única vantagem dos cartões de crédito. Usar o crédito regularmente e pagar seu saldo integral a cada mês ajuda a melhorar sua pontuação de crédito, e ter uma boa pontuação é importante se você quiser comprar uma casa ou fazer um grande empréstimo.

A maioria dos cartões de crédito também oferece recompensas, seja na forma de pontos de viagem ou em dinheiro de volta.

Embora a situação financeira de cada pessoa seja diferente, geralmente há apenas alguns cenários em que usar um cartão de caixa eletrônico é a melhor opção. Abaixo estão as três vezes em que você deve optar pelo débito por crédito.

Cartão de débito

Use o cartão de débito para ter um controle melhor dos seus gastos e para te impedir de gastar o que não deve. (Foto: Washington State Department of Financial Institutions)

Taxas de cartões de crédito e débito

Ao usar um cartão de crédito, será cobrada uma taxa Às vezes, há uma sobretaxa adicionada a uma transação para a conveniência de usar crédito ou uma transação lhe custará juros. Se você está acumulando saldos em cartões de crédito e pagando juros e taxas, os cartões de crédito rapidamente se tornam caros. Se você pagar mais para usar um cartão de crédito devido a uma taxa adicional, usar um cartão de débito faz mais sentido.

Quando usar um cartão de débito?

As empresas não definem os descontos para pagamentos em dinheiro ou no débito sem motivo. Muitas vezes, os lojistas precisam pagar mais para processar transações com cartão de crédito, o que pode reduzir as margens de lucro de pequenas operações e lojas locais. Além de ser um patrono consciencioso, também esteja ciente de que, se os compradores continuarem a usar o crédito, as pequenas empresas podem aumentar seus preços para compensar. Portanto, se você usar o débito, poderá indiretamente ajudar a manter os preços acessíveis.

Embora os cartões de crédito ofereçam pontos de recompensa e proteção contra fraudes, eles normalmente cobram altas taxas de juros, o que apenas empurra os que têm dívidas mais para baixo. Se você está enfrentando uma montanha de dívidas, só recentemente pagou seu saldo ou lutou para ficar em cima de suas contas, colocando espaço físico entre você e seu cartão de crédito pode ser uma maneira crucial para manter suas finanças no caminho certo.

Você entende seus hábitos de consumo melhor do que ninguém. Se a capacidade aparentemente ilimitada de gastar essa oferta de cartões de crédito é muito tentadora, o débito ou o dinheiro provavelmente é a melhor opção para você. Não usar plástico restringe a quantidade que você pode separar de uma só vez e não requer manter os pagamentos mensais.

Mas se você está apenas passando o seu cartão de débito para fora do hábito, considere mudar para crédito e colher as recompensas.

Você usa seu cartão de débito quando? Como faz para controlar suas finanças com o cartão de débito?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)