Qual seria a sua vida se você não tivesse que trabalhar um trabalho integral? Como você preencheria o seu tempo? Quanto peso seria removido de seus ombros? Este tipo de independência financeira é possível com disciplina e certos riscos calculados, em um passo a passo simples de seguir.

Independência financeira: o conceito

Simplificando, a independência financeira é a capacidade de cobrir suas despesas apenas com um emprego de tempo integral e sem depender de pais e mães para sua sobrevivência financeira.

Independência financeira e finanças pessoais: como conquistar essas habilidades?

Faça uma avaliação de onde você está na vida. Você é jovem? Está na meia idade? Uma vida inteira de decisões de boa gestão do dinheiro é o método convencional para a independência financeira. Como o tempo está do seu lado, os jovens adultos tem a oportunidade de alcançar a independência financeira com mais eficiência se tem a consciência de como fazê-lo desde cedo, com os passos abaixo.

Como obter a independência financeira

Conseguir sua independência financeira é um processo de anos, e que quanto antes você começar, melhor para sua saúde financeira. (Foto: Alliance One LLC)

Tome decisões de gastos disciplinados

Não se desvie do seu plano ou passe a gastar indiscriminadamente. Indivíduos financeiramente seguros não vivem além de seus meios, compram casas de praia, comprar carros novos, e pegar empréstimos consignados para pagar as contas. Para todas as decisões financeiras de gastos ou investimentos, é necessário meses ou anos de planejamento para evitar problemas no futuro. Evite os problemas com o planejamento apropriado.

Conquistar a independência financeira: abrace a austeridade

Financeiramente, as pessoas independentes são extremamente cuidadosas com o dinheiro. Seja criativo com formas de reduzir as despesas diárias, tais como aprender a fazer reparos por conta própria em casa, pesquisar preço de produtos antes de comprar, fazer uma horta em casa, comprar roupas de segunda mão, e muito mais. Isso permitirá que você redirecione esses dólares não gastos no sentido de oportunidades de investimento. Não significa ser mão de vaca, mas ter mais consciência de todos os seus gastos e não exagerar no dinheiro.

Quite suas dívidas para ter a independência financeira

Tente eliminar todas as suas dívidas, começando com as dívidas de juros mais caros, tais como cartões de crédito, cheques especiais, e empréstimos para a compra para automóveis e trabalhe seu caminho até as dívidas de juros mais baixas. Pague as faturas dos seus cartões de crédito por inteiro todos os meses.

Estude educação financeira: para a independência financeira

Financeiramente, as pessoas conhecedoras de educação financeira acabam com mais riqueza do que aquelas que operam na ignorância. Dedique tempo e esforço para se tornar conhecedor de finanças pessoais e investimentos para ajudar a garantir a independência financeira mais tarde na vida. Quanto mais conhecimento você tiver, mais erros que você pode evitar.

Invista ativamente na sua aposentadoria

Ser um investidor ativo na sua aposentadoria é um bom começo para a independência financeira, mas você também vai precisar educar-se sobre a aposentadoria e tomar parte em outras oportunidades de investimento. Olhe para os fundos de investimento na aposentadoria, Títulos do Tesouro, bem como estratégias de investimento mais sofisticadas, como bolsa de valores e propriedades imobiliárias, devem fazer parte de uma estratégia para a aposentadoria e a independência financeira.

Mantenha-se informado de investimentos para a independência financeira

Novos ou melhorados produtos e serviços de dinheiro oferecem a oportunidade de construir a riqueza em um curto espaço de tempo. Você pode pensar em começar uma pós graduação, abrir um negócio paralelo ao seu emprego normal, para aumentar seus ganhos. Você pode pesquisar novos investimentos e oportunidades para seu dinheiro render mais, ao invés de só pensar em diversificar os investimentos em destinos tradicionais.

Aumente seus investimentos exponencialmente com a diversificação da carteira

Construa sua riqueza sobre o seu sucesso, assumindo riscos calculados, como expandir sua renda através da compra de um novo imóvel na planta após vender um primeiro com sucesso, ou comprando mais imóveis para alugar. Continue a pensar em fazer seu dinheiro trabalhar por você com uma boa estratégia de diversificação de investimentos.

Deixe de lado suas falhas financeiras e construa sobre elas

Falhas acontecerão. E elas oferecem oportunidades únicas de aprendizagem. Não deixe que o fracasso ponha fim na sua busca pela independência financeira. A história está cheia de empreendedores que construíram uma grande quantidade de riqueza só para perder tudo e, em seguida, recuperar o dinheiro, muitas vezes de uma forma completamente diferente. Novamente, com uma estratégia de diversificação de investimentos, você reduz o impacto dessas falhas sobre suas finanças.

Peça ajuda quando você precisar

Talvez o passo mais importante rumo a independência financeira é saber que você não precisa fazer tudo sozinho, e que você não precisa fazer tudo sozinho. Procurar profissionais da área financeira pode te ajudar muito nesse aspecto. Contar com outras pessoas que sabem de finanças e poderão te ajudar nos seus desafios é algo essencial na independência financeira real.

Como você está fazendo para conquistar sua independência financeira? Tem feito investimentos? Diversificado sua carteira? O que você espera da sua independência financeira?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)