Painéis solares economizam quanto? Demoram a se pagar?
Ninguém pode calcular exatamente quanto dinheiro você pode economizar usando a energia solar em sua casa ou estrutura comercial, embora possamos oferecer uma estimativa razoável. O valor vai variar de acordo com flutuações constantes nos preços da energia, a quantidade de energia que sua casa ou empresa consome, a posição de sua estrutura relacionada com o sol, o clima imprevisível, e uma série de outros fatores.
Leia também
Um gasto que é um investimento
Além de a economia mensal, você pode aumentar o valor de sua casa ou empresa sem incorrer em qualquer obrigação tributária adicional. Reduzir a sua dependência dos recursos naturais e se tornar ambientalmente consciente pode ser um divisor de águas para ambos os proprietários e empresários. Se você é um proprietário, isso poderia ajudá-lo a diferenciar do resto do mercado e vender a sua casa mais rápido. Se você é proprietário de uma empresa, o seu compromisso com a preservação do meio ambiente pode ser um fator importante, talvez o fator decisivo, quando alguns clientes estão avaliando com quem devem fazer negócios.
Painéis solares demoram a se pagar?
Vamos considerar que a instalação tenha custado R$6.000, que é uma estimativa baseada em uma pesquisa na internet de preços, e pode variar de acordo com sua região. Levando a conta que fizemos acima em consideração, são aproximadamente 7 anos para seu investimento se pagar, sem considerar custos de manutenção.
Com certo grau de certeza, é um investimento bom e válido para sua casa. Porém, podem haver outros investimentos mais urgentes em sua residência que podem trazer benefícios mais imediatos. Talvez uma calha de chuva que armazena água ou um terraço possam trazer mais benefícios para seu bolso do que um painel solar. Por isso, vale a pena pesquisar e comparar as obras mais urgentes, colocar tudo em um papel e analisar o que trará os melhores benefícios para sua residência.
Com certeza, o painel solar deve entrar em algum momento na sua lista de reformas. Só não podemos afirmar com 100% que é a que você mais precisa para poder economizar, dependendo da urgência, custos e outras variáveis só analisáveis pelo proprietário que vai executar a obra.
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Quando reformar a casa é um bom negócio?
Como economizar energia elétrica?
10 motivos para investir em empresas sustentáveis
10 Reformas de sua casa que se pagam sozinhas!
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.