Candidatar-se a um empréstimo pessoal é um grande passo financeiro. Independentemente de sua margem, a taxa ou o valor do empréstimo, você provavelmente precisará atender a alguns critérios gerais de elegibilidade para se qualificar. Só que cada dia mais, a margem se torna um dos critérios essenciais na obtenção de um empréstimo. E se você quer conseguir dinheiro emprestado sem margem, temos algumas sugestões.

Como conseguir empréstimo?

Cada pedido de empréstimo é diferente, mas muitos credores querem certificar-se de que alguns fatores são verificados antes de te oferecerem o dinheiro. Esses fatores são a renda, o emprego, seu score de crédito, as garantias para o empréstimo, seus ativos, dívidas e despesas. Porém, para empréstimos consignados, ainda há o fator da margem, o que pode prejudicar sua obtenção de um empréstimo.

Margem de consignado: o que é?

De acordo com a legislação vigente, empréstimos consignados, ou seja, empréstimos que descontam diretamente da folha de pagamento, não podem ser maiores do que 35% da renda mensal. Desse valor, 5% é para uso exclusivo em cartão de crédito consignado, o que deixa 30% reservados para outros tipos de empréstimos.

Colocando de outra maneira, você só pode comprometer 30% do seu salário com um empréstimo consignado e 5% do salário com um cartão de crédito consignado.

Empréstimo consignado para quem não tem margem é possível?

Se você já excedeu sua margem de empréstimo consignado, é o primeiro sinal de que algo está errado com suas finanças. É preciso que você reveja seu planejamento financeiro e seu orçamento para controlar suas dívidas e evitar uma bola de neve. Um empréstimo deve ser apenas uma medida emergencial apenas e somente depois de todas as outras possibilidades terem sido exauridas.

Agora, se você está com a margem consignável negativa ou inexistente, algumas sugestões podem contribuir para ajudar a obter um empréstimo.

Empréstimo sem margem e sua renda

Quase todo credor exigirá que você ganhe uma renda estável. Isso é para garantir que você tenha a capacidade de fazer os pagamentos mensais mínimos definidos por seu contrato de empréstimo. Enquanto alguns tomam qualquer quantia de renda, empréstimos maiores podem exigir que você faça uma quantia mínima antes que você possa aplicar. Uma das maneiras de conseguir um empréstimo consignado é aumentar sua renda. Assim, consequentemente, você terá também um aumento nos valores que pode separar para o pagamento de empréstimos.

Margem de empréstimo

Pegar um empréstimo sem margem é difícil, e ir acima da sua margem pode resultar em problemas. (Foto: Family Wikinut)

Emprego para melhorar a margem

Isso difere entre os credores. Se eles tiverem um requisito de emprego, talvez seja necessário trabalhar em período integral para ser considerado. Se você trabalha em tempo parcial ou trabalha por conta própria, ainda terá opções de empréstimo, embora possam ser menores do que as oferecidas a pessoas com formas tradicionais de emprego. Se você está desempregado, muitos credores aceitam candidatos que recebem benefícios do governo como uma forma de renda, mas você ainda precisa demonstrar que pode pagar o empréstimo durante esses benefícios.

No caso do empréstimo consignado, você só pode usar sua fonte de renda fixa se for aposentado, pensionista, ou funcionário público. Então, uma maneira de melhorar a margem aqui é tendo promoções no emprego ou pegando um emprego que tenha um salário maior. Aumentos ou acúmulos nos pagamentos de pensões, aposentadorias e salários também podem aumentar suas margens.

Histórico de crédito e portabilidade de crédito

Uma boa ou excelente pontuação de crédito com uma história sólida, como uma que não tenha grandes prejuízos para pagamentos perdidos ou inadimplência de empréstimos é a maneira mais fácil de os credores saberem que você é um candidato confiável, especialmente se estiver fazendo uma solicitação em um banco. Assim, você pode pagar seus empréstimos existentes através da consolidação da dívida, de forma a quitar os empréstimos existentes e liberar a margem para a obtenção de novos empréstimos. Contudo, é importante lembrar que você terá de arcar não apenas com as parcelas dos empréstimos consignados mas também com as parcelas do empréstimo consolidado.

Garantias para empréstimos

Quando você solicita um empréstimo com garantia, como um empréstimo para compra de automóvel ou uma hipoteca, você está fornecendo garantia no caso de inadimplência. Quando você aplica para um empréstimo não garantido, aquele que não tem garantia em anexo, sua pontuação de crédito torna-se o principal fator decisivo. O consignado é um tipo de empréstimo com garantia, mas você pode obter outros empréstimos não consignados com outros tipos de garantias, o que pode te proporcionar os recursos que precisa.

Ficou alguma dúvida sobre como obter um empréstimo com margem negativa? Deixem nos comentários suas perguntas!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)