Muita gente tem dúvidas com relação ao que significa a sigla IOF, tão comum nos noticiários econômicos, principalmente aquelas que têm que lidar rotineiramente com transações monetárias. Ou seja, em maior ou menor grau, a quase maioria dos brasileiros envolvidos direta ou indiretamente no mercado consumidor, produtor e de trabalho. Essas relações hoje se fazem quase que em sua exclusividade pelo uso de cartões magnéticos, e entre eles, o famoso cartão de crédito.

É nesse contexto que se faz necessário entender mais profundamente o significado da sigla IOF. Esta é uma abreviação das inicias de Imposto sobre operações financeiras. Sua incidência dá-se em negociações tramitadas a partir do uso de cartão de crédito, câmbio e seguro, além de outras operações relativas a títulos e valores imobiliários de mercado.

câmbio, seguro ou crédito

IOF – Imposto sobre operações financeiras

Ou seja, é mais um dentre os muitos impostos brasileiros cobrados. E neste caso, trata-se imposto federal, pertencente à esfera federativa do país. Portanto, a única autoridade capaz de cobrar o IOF é a União, em outras palavras, o Estado Brasileiro de Direito. Esse imposto decorre das seguintes variáveis: emissão, transmissão, pagamento ou resgate de títulos imobiliários; efetivação do pagamento ou colocação do mesmo à disposição do interessado em operações de câmbio; efetivação através da emissão de apólice ou recebimento de prêmio em operações de seguro; e por fim quando é efetivada parcial ou totalmente a entrega do valor de débito ou quando o mesmo é colocado á disposição do interessado em operações de crédito.

Nessa última circunstância, é necessário ater-se à inclusão do IOF que será cobrado no momento do saque de recursos dispostos em aplicações financeiras, a partir do resgate em inferior ao prazo de 30 dias contados. Outra informação importante é com relação às alíquotas, que podem ser variáveis, fixas, proporcionais, regressivas ou progressivas. Quem pagará o imposto requerido serão aqueles determinados como envolvidos na operação em curso.

O cálculo do IOF depende da operação escolhida, no caso do cartão de crédito, incidirá sobre o montante da obrigação. Em se tratando de seguro, sobre o valor total do prêmio. Em câmbio, utiliza-se o valor total em moeda nacional. E por fim, em operações de títulos e valores imobiliários, deve-se fazer uso do preço ou valor nominal ou de cotação da Bolsa de Valores. As taxas vivem mudando de acordo com o cenário político e econômico do país. O IOF serve na verdade como mecanismo de manipulação da política de crédito, câmbio, seguro e valores imobiliários do país, facilitando ao Estado certo controle da economia interna.

Image: digitalart / FreeDigitalPhotos.net

15 comentários para “IOF Cartão de crédito – O que é e como evitar?”

  1. Thiago

    “Contribuirá” não, pagará. Contribuição é voluntária, imposto não

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Corrigido Thiago. Obrigado pela correção!

      Responder
  2. Ana Raquel

    Há quatro meses a trás, fiz um saque no cartão de crédito, no mês seguinte. A fatura veio cobrando o IOF, sendo que já efetuei o pagamento do valor integral e até hoje ainda continua tal cobrança, é devido?

    Responder
  3. Andréia Silva

    Boa noite!
    Não entendo porque é cobrado IOF todo mês de minha conta corrente, mesmo sem usar o cheque especial. E detalhe, muitas vezes no inicio e fim do mês. Poderia esclarecer o que está havendo, é isso mesmo? Até a movimentação da conta salário, pagamos IOF?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Andreia, se você entra no cheque especial, é cobrado o IOF.

      Responder
  4. Clodoaldo

    Todo mês vem cobrando em minha fatura do meu cartão de credito esse tal de iof e iof financiado, como me livrar disso?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Clodoaldo, isso é cobrado devido a algum empréstimo ou financiamento do cartão que você fez, ou compras que você está fazendo no exterior.

      Responder
  5. Camila

    Eu tenho uma conta que fiz com cartão e pago uma passagem de avião que pago 50 reais ao mês e este tal de iof veio 57 reais porque mas caro que minha conta?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Camila, o IOF deve ter incidido sobre o valor total da compra, e não sobre o parcelamento.

      Responder
  6. Débora

    Pela primeira vez veio cobrando iof na minha conta corrente, não entendi o motivo já que não faço empréstimos, financiamentos nem compras no exterior.
    O que pode ter ocasionado essa cobrança?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Débora, alguns tipos de serviços oferecidos pelos bancos também cobram IOF, converse com seu gerente.

      Responder
  7. Andreza Lourenco

    Que saco! Para quem é viciado em comprar no Aliexpress, feito eu, nunca estaremos livres desse imposto. Aliás, quando a compra é paga via boltos, é cobrado esse IOF também?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Andreza, o IOF já vem embutido no valor do boleto do Aliexpress.

      Responder
  8. Paulo

    Olá…Uso o meu cartão de credito com muita frequência porém algumas vezes não efetuei o pagamento total do mesmo, isso pode gerar também IOF?
    Pois quando não efetuava o valor total da fatura nos meses seguintes não era cobrado, de alguns meses pra cá tenho notado o IOF na fatura e alguns ate com o valor muito alto.

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Paulo, a cobrança do IOF pode ter motivos diversos, inclusive compras no exterior.

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)