Não apenas eu, mas muitas outras pessoas já passaram pela situação incômoda de não receber a fatura do cartão a tempo de pagá-la. Eu assumi uma solução mais prática para o problema, fazendo tudo que tenho de fazer online. Essa é apenas uma solução possível, e é preciso explicá-la corretamente para que você não saia de prejudicado.

Antes de mais nada: não se desespere! Mesmo que você não acesse o internet banking como eu, seu banco ou instituição financeira responsável pelo seu cartão tem várias soluções possíveis para o caso de atraso ou não recebimento da fatura do cartão. Vamos abordar todos os casos logo abaixo.

Caixa Eletrônico, Caixa do Banco ou Gerente

Ao ir até um caixa eletrônico, o caixa de seu banco ou gerente, você terá acesso à sua fatura do cartão. No caixa eletrônico, geralmente a fatura está disponível no menu “Cartões de Crédito -> Fatura do Cartão”. Nessa opção é possível ver detalhes sobre a fatura do cartão e inclusive efetuar o pagamento mínimo, fazer o parcelamento ou pagar o total da fatura.

No caixa do banco e no seu gerente o processo é similar, sendo que com o seu gerente você ainda poderá descobrir o motivo que causou o atraso ou não recebimento da fatura. Geralmente isso ocorre por conta de dados desatualizados do cliente, mas pode ocorrer por vários outros motivos, como extravio de correspondência ou falha no sistema do banco, que envia as faturas de forma automática. Seja o gerente ou o caixa, você poderá também parcelar, pagar o mínimo ou a fatura total.

Internet Banking

De longe, a solução mais prática e rápida para acessar e pagar sua fatura do cartão. Basta acessar o site de seu banco, entrar com seu login e senha, acessar a seção “Cartões de Crédito -> Faturas” e pronto. Nessa seção você provavelmente terá acesso ao detalhamento da fatura e à possibilidade de pagamento da mesma.

Se você ainda não tem acesso ao seu internet banking, há algumas formas de obter o acesso.

A primeira é pelo próprio site do banco. Ele pode pedir informações como CPF, endereço e dados sobre sua conta para que você possa criar uma senha de acesso ao internet banking. Perceba que são poucos os bancos que optam por este tipo de cadastramento, já que pode não ser muito seguro. Para garantir a segurança com este tipo de cadastro, tenha certeza de seguir alguns passos, como verificar se o endereço do site não tem erros de digitação, se o começo do endereço está como https ao invés de http e se perto do endereço há o símbolo de um cadeado, mostrando que a conexão é segura. Lógico, isso tudo não vai garantir 100% sua total segurança, mas já é um começo. Você pode pedir ajuda ao seu gerente para fazer esse cadastro, caso haja dúvidas.

Conferindo erros na fatura do cartão

Mesmo que você esteja recebendo uma segunda via, não se esqueça de conferir todos os detalhes de sua fatura. (Foto: thefutureneedsabigkiss.wordpress.com)

A segunda forma é obter a senha do telefone de atendimento do seu banco ou instituição financeira. Em alguns casos, será necessário que você tenha a senha da central de atendimento para acessar informações sobre sua conta. No telefonema, basta procurar pela opção “Internet Banking” e “Desbloqueio de computador/Senha”. Pode ser que você tenha de fazer uma senha ou apenas precise da autorizar que seu computador acesse sua conta com segurança. Esse acesso também pode ser autorizado via Caixa Eletrônico e até pelo celular, desde que seus dados estejam atualizados no cadastro do banco. Daí,

A terceira forma é com seu gerente. Geralmente, no ato de criação da sua conta, o gerente te dá as senhas para todos os veículos de acesso do banco, incluindo o internet banking. Mas vamos dizer que você esqueceu seu acesso ou na época que fez sua conta nem pensava em usar a internet. Basta visitar seu gerente e pedir para fazer uma nova senha. Em alguns casos, a senha poderá ser feita via Central de Atendimento por telefone.

Após ter o acesso ao seu internet banking, o site de seu banco pode pedir a instalação de alguns programas de segurança. Instale todos, digite então os dados de sua conta, a senha e procure em seu internet banking pela seção “Cartões de Crédito -> Faturas” e pronto! Aproveite enquanto estiver no seu internet banking para atualizar seus dados pessoais, como celular.

Você também pode imprimir sua fatura e até se cadastrar para o recebimento de fatura online em um endereço de email seu válido. Perceba aqui que nesse caso, você irá parar de receber a fatura por correspondência física.

Central de Atendimento

Ao ligar para a Central de Atendimento, uma das opções que você vai ouvir é “Cartões de Crédito”. Basta optar por esta opção para solicitar segunda via de fatura ou informações detalhadas sobre ela. Note que para acessar a Central de Atendimento de alguns bancos você pode precisar de uma senha diferente da do seu cartão. Caso não saiba ela, peça ao seu gerente ou tente conversar com um atendente na Central, já que alguns bancos podem não aceitar que você refaça sua senha via telefone. O telefone da Central de atendimento está disponível no site do banco ou instituição financeira ou atrás de seu cartão de crédito.

Site do Banco ou Instituição Financeira

Não, não estamos repetindo o uso do internet banking. Existem alguns casos em que o cliente não terá acesso ao internet banking mas pode ter acesso a fatura de cartões. Basta você ir ao site de seu banco ou instituição financeira e procurar por opções de acesso à fatura do cartão de crédito sem ser necessariamente cliente do banco.

Evitando que a fatura atrase

Para que o problema da fatura atrasada não se repita, você deve tomar algumas providências e precações.

Atualize seus dados cadastrais em seu banco

Poucas pessoas se preocupam com isso, mas é muito importante. Você deve manter seus dados cadastrais, tais como número de celular, telefone fixo, email, endereço e outros sempre atualizados nos bancos e instituições financeiras com os quais tem uma relação. Você pode fazer essa atualização de dados pelas Centrais de Atendimento, Internet Banking, Caixas Eletrônicos e/ou o gerente de sua conta.

Se cadastre para o recebimento da fatura por email

Algumas pessoas acham que a fatura atrasou mas na verdade tinham se cadastrado para receber a fatura por email. Essa é uma forma bem prática de garantir o recebimento da fatura sempre. Vale sempre dar uma checada na sua caixa de lixo eletrônico/spam e fazer seu cadastro para receber por email. Só não vale esquecer de pagar a fatura, mas para isso temos as opções abaixo.

Cadastre sua fatura no débito automático

Quem é nosso leitor assíduo já sabe a importância de fazer o pagamento total da fatura todos os meses. Uma forma de conseguir isso é sempre usar o débito automático para seus cartões. Basta fazer o cadastro no internet banking, na hora de pagar sua fatura em caixas eletrônicos/internet banking, pela Central de Atendimento ou pelos caixas eletrônicos. Tenha certeza de que antes de fazer o cadastro em débito automático você faça com que sua fatura tenha um vencimento após o dia em que você recebe seu salário para que você tenha dinheiro disponível na conta e não caia no cheque especial.

Débito Direto Autorizado (DDA)

Similar ao débito automático, com o Débito Direto Autorizado (DDA) você passará a receber eletronicamente todos os compromissos de pagamentos emitidos por qualquer banco em seu nome. Mas saiba que você tem que autorizar ainda o pagamento das faturas e boletos bancários, podendo combinar o DDA com o débito automático.

Saiba seus direitos quando a fatura atrasar

É importante que como consumidor, você saiba seus direitos quando há um atraso na fatura.

Em primeiro lugar, no caso de atraso no pagamento, o banco poderá sim cobrar juros e multa. Saber o dia de vencimento de suas contas é de sua responsabilidade e legalmente falando, é bem difícil você comprovar hoje em dia que não teve acesso à sua fatura, dado que existem vários canais de atendimento dos bancos e instituições financeiras para que você obtenha os dados para pagamento.

Mas se os juros e multas são abusivos, ou seja, não estão previstos em contrato, e há incoerências na sua fatura, você pode fazer uma reclamação pelas Centrais de Atendimento e registrar o número de protocolo para futuros possíveis problemas. Nesse caso mais específico, recomendaria que além deste contato você também conversasse com seu gerente de forma a tentar encontrar uma solução possível. Caso não seja encontrada uma solução, pague sua fatura normalmente, mesmo que com multa, e vá ao PROCON de sua cidade. Lá eles tentarão entrar em um acordo com o banco e também te encaminharão para os órgãos apropriados a te defender.

O banco também não poderá cancelar seu cartão sem te avisar, seja por telefone, email, carta etc. Ele geralmente utilizará todos os meios de comunicação possíveis. Mas se eles cancelarem seu cartão sem que você seja avisado, é um crime contra o consumidor e você pode ir diretamente ao PROCON para garantir seus direitos respeitados.

Sabemos que este é um tópico que pode gerar muitas dúvidas. Por isso, temos o espaço de comentários abaixo para ajudá-los em quaisquer perguntas que vocês tenham. Não deixem de comentar, perguntas e compartilhar este artigo em suas redes sociais.

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