A informatização traz muitos benefícios ao trabalhador brasileiro. Menos tempo em filas quilométricas de instituições financeiras, mais conforto e comodidade. Uma das instituições que entrou neste ramo de oferecer facilidades aos trabalhadores é a CAIXA, a gestora do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, o FGTS. Hoje, é possível além de acompanhar seu extrato online, fazer o acompanhamento pelo seu celular através de mensagens, como toda comodidade que você tem direito.

Por que acompanhar seu FGTS?

Por ter poucas situações onde podemos sacar nosso FGTS, o acompanhamento do mesmo é deixado de lado até que precisemos ou possamos fazer um saque. Dificilmente, salvo os extratos que recebemos por carta, fazemos um acompanhamento mais próximo deste benefício.

Porém, a história deveria ser outra.

O primeiro motivo para se acompanhar o FGTS é saber quanto dinheiro você terá disponível para emergências e principalmente, saber quanto de dinheiro você terá e poderá sacar para investir em um futuro próximo. Assim, o FGTS poderá entrar em um orçamento familiar de longo prazo e em planejamentos de investimentos do dinheiro do FGTS com imóveis. O meu planejamento é usar meu FGTS, que ficará inativo daqui a dois anos, para criar um Fundo de Emergência.

O segundo motivo, mas não menos importante, é saber quando e se seu empregador tem feito os depósitos corretamente. Muitas são as empresas que devem ao Governo e as que deixam de fazer os depósitos do FGTS correspondem a uma boa parcela delas. Sabendo se os depósitos estão sendo feitos corretamente te dará uma ideia da responsabilidade do seu empregador com as finanças, se os depósitos estão corretamente sendo feitos e até se você deve entrar com uma denúncia anônima ao Ministério do Trabalho sobre seu empregador para garantir seus direitos.

O terceiro motivo é que quem faz o cadastro do recebimento de mensagens por celular não irá receber mais o extrato bimestral do FGTS, passando a receber apenas um extrato anual do FGTS, com as informações consolidadas do ano. Assim, você contribui para menos consumo de papel e um impacto menor na natureza.

Dito a importância do acompanhamento, vamos então ao tema central de nosso artigo de hoje.

Praticidade e ecologia

Receber os dados do FGTS pelo celular traz uma praticidade e comodidade ao trabalhador, além de um menor impacto na natureza. (Foto: caixa.gov.br)

Como acompanhar meu FGTS pelo celular?

Para acompanhar seu FGTS pelo celular, você precisará de:

  • Número de NIS (PIS/PASEP): também está em sua carteira de trabalho, na página onde está sua foto;
  • Senha Internet cadastrada:para aqueles que já tem a Senha Cidadão ou fazer o cadastro na hora do registro.

Tendo estes dados em mãos, basta acessar o site da Caixa Econômica Federal,  usar Sua senha Cidadão ou cadastrar uma senha (caso não tenha) e pronto, você poderá fazer o acompanhamento de seu FGTS através de mensagens SMS.

Quais mensagens eu receberei em meu celular?

Os avisos SMS informarão sobre valores de depósitos mensais feitos pelo empregador, o saldo atualizado com juros e correções monetárias. Quando houver, eventualmente, as mensagens também informarão sobre a liberação de saque ou ajustes na conta.

Dúvidas? O espaço de comentários abaixo está aberto a todos vocês para que possamos dar mais informações e resolver todas as suas perguntas!

6 comentários para “Como acompanhar meu FGTS pelo celular?”

  1. Angela

    Olá

    Já faz seis anos que não trabalho registrada, posso sacar meu fgts fora da data do meu aniver…obs:faço aniver em agosto.

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Sim, porque já se passaram 3 anos.

      Responder
  2. Sônia Aparecida Pereira

    Olá
    Já tem 27 anos que n tenho registro em carteira tenho direito ainda neste FGTS
    Obgado

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Olá Sônia! Se você for contratada com carteira assinada, terá uma nova conta do FGTS, com mais depósitos.

      Responder
  3. Fabio-Lanigra

    Estou trabalhando atualmente e descobri que tenho uma outra conta de FGTS com um saldo de uma antiga empresa que me desliguei como faço para sacar?

    Grato

    Fábio

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Não pode, Fabio. Nosso artigohttp://www.pontorh.com.br/voce-tem-fgts-parado-agora-sacar-veja-porque/ pode explicar um pouco melhor.

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)