Dicas de um bom atendimento ao cliente!

Em Educação financeira por André M. Coelho

Um excelente atendimento pode criar clientes leais por toda a vida que estão dispostos a recomendar o seu negócio para amigos, familiares e colegas. Fornecer esse tipo de serviço ao cliente excelente começa com um desejo genuíno de encantar a todos, mas você também tem que pensar além de vender seu produto ou serviço. Você precisa considerar a experiência acumulada de seus clientes quando visitam sua loja ou site, o que eles pensam e sentem, e o que você pode fazer para tornar melhor ainda seu atendimento. Veja como você pode começar, com boas práticas de atendimento ao cliente.

Afim de fornecer um bom atendimento ao cliente, você precisa saber o que você está vendendo, por dentro e por fora. Certifique-se de saber como funciona o seu produto ou serviço. Esteja ciente das perguntas mais comuns que os clientes perguntam sobre seus produtos, e saiba articular as respostas a elas.

Bom atendimento ao cliente: seja amigável

Um bom atendimento começa com um sorriso. Quando você está em uma situação cara a cara, uma saudação calorosa deve ser a primeira coisa que seus clientes veem e ouvem quando eles pedem ajuda. E mesmo ao lidar com solicitações de atendimento ao cliente por telefone, um sorriso pode aparecer em sua voz. Portanto, certifique-se de que está pronto para ser amigável.

Benefícios do bom atendimento ao cliente

Um bom atendimento ao cliente é o que faz a diferença entre negócios que prosperam e negócios que não vão sair do lugar. (Foto: Bplans Blog)

Qualidade no atendimento ao cliente: seja grato

Gratidão é memorável, e pode lembrar seus clientes por que eles compraram em sua loja ou contrataram sua empresa. Independentemente do tipo de negócio que você tem, dizer obrigado após cada transação é uma das maneiras mais fáceis de iniciar um hábito de bom atendimento ao cliente.

Como atender bem um cliente na empresa: treine sua equipe

É importante certificar-se de que todos os seus funcionários, e não apenas seus representantes de atendimento ao cliente, entendem a maneira que eles devem conversar, interagir e resolver problemas para os clientes. Forneça treinamento de funcionários que dê a sua equipe as ferramentas de que necessitam para levar bom atendimento ao cliente através de toda a experiência do cliente.

Atendimento ao cliente: mostre respeito

O serviço de atendimento ao cliente pode frequentemente envolver emoções. Assim, é importante certificar-se que você e os outros que lidam com o atendimento ao cliente são sempre corteses e respeitosos. Nunca deixe suas próprias emoções ultrapassarem o seu desejo de ver o seu cliente feliz.

Aprenda a ouvir seus clientes

Ouvir é um dos segredos mais simples de atendimento ao cliente. Ouvir significa estar sempre atento ao que seus clientes estão dizendo em voz alta, bem como o que eles estão comunicando não verbalmente. Olhe para os sinais de que eles estão descontentes, enquanto ouve o que eles dizem para você diretamente.

Seja responsivo aos clientes

Não há nada pior do que a falta de resposta a um cliente que está tentando obter ajuda, resolver um problema ou descobrir mais sobre o que você está vendendo. É importante responder rapidamente a todas as perguntas, mesmo que seja apenas para dizer que você está pesquisando o problema e entrará em contato. Qualquer resposta é sempre melhor do que nenhuma e assim, o cliente não se sentirá ignorado.

Peça feedback aos clientes

Você pode ser surpreendido com o que você aprende sobre seus clientes e suas necessidades quando você lhes pergunta o que pensam de seus negócios, produtos, e serviços. Você pode usar pesquisas, formulários e questionários, mas também pode tornar uma prática comum pedir aos clientes por feedback quando eles estão completando seus pedidos.

Use o feedback que você receber

Você precisa fazer algo com o feedback que você recebe dos clientes afim de torná-lo útil no seu processo de atendimento aos clientes. Tome um tempo para analisar regularmente o feedback, identificar áreas para melhorias e fazer alterações específicas no seu negócio.

Bom atendimento ao cliente geralmente se resume a verificar consistentemente seus clientes e certificar-se de que eles estão satisfeitos não só os produtos e serviços que você está vendendo, mas também o processo de compra, organização, atendimento, etc. Se você fizer isso com êxito, você está no seu caminho certo para se tornar conhecido por fornecer um excelente serviço ao cliente e evitar reclamações que podem custar dinheiro.

Como você faz um bom atendimento ao cliente? Quais são os procedimentos que adota para sempre dar um bom atendimento aos clientes?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

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