Dicas de um bom atendimento ao cliente!

Escrito na categoria "Educação financeira" por André M. Coelho.

Um excelente atendimento pode criar clientes leais por toda a vida que estão dispostos a recomendar o seu negócio para amigos, familiares e colegas. Fornecer esse tipo de serviço ao cliente excelente começa com um desejo genuíno de encantar a todos, mas você também tem que pensar além de vender seu produto ou serviço. Você precisa considerar a experiência acumulada de seus clientes quando visitam sua loja ou site, o que eles pensam e sentem, e o que você pode fazer para tornar melhor ainda seu atendimento. Veja como você pode começar, com boas práticas de atendimento ao cliente.

Dicas de atendimento ao público: conheça o seu produto ou serviço

Afim de fornecer um bom atendimento ao cliente, você precisa saber o que você está vendendo, por dentro e por fora. Certifique-se de saber como funciona o seu produto ou serviço. Esteja ciente das perguntas mais comuns que os clientes perguntam sobre seus produtos, e saiba articular as respostas a elas.

Bom atendimento ao cliente: seja amigável

Um bom atendimento começa com um sorriso. Quando você está em uma situação cara a cara, uma saudação calorosa deve ser a primeira coisa que seus clientes veem e ouvem quando eles pedem ajuda. E mesmo ao lidar com solicitações de atendimento ao cliente por telefone, um sorriso pode aparecer em sua voz. Portanto, certifique-se de que está pronto para ser amigável.

Benefícios do bom atendimento ao cliente

Um bom atendimento ao cliente é o que faz a diferença entre negócios que prosperam e negócios que não vão sair do lugar. (Foto: Bplans Blog)

Qualidade no atendimento ao cliente: seja grato

Gratidão é memorável, e pode lembrar seus clientes por que eles compraram em sua loja ou contrataram sua empresa. Independentemente do tipo de negócio que você tem, dizer obrigado após cada transação é uma das maneiras mais fáceis de iniciar um hábito de bom atendimento ao cliente.

Como atender bem um cliente na empresa: treine sua equipe

É importante certificar-se de que todos os seus funcionários, e não apenas seus representantes de atendimento ao cliente, entendem a maneira que eles devem conversar, interagir e resolver problemas para os clientes. Forneça treinamento de funcionários que dê a sua equipe as ferramentas de que necessitam para levar bom atendimento ao cliente através de toda a experiência do cliente.

Atendimento ao cliente: mostre respeito

O serviço de atendimento ao cliente pode frequentemente envolver emoções. Assim, é importante certificar-se que você e os outros que lidam com o atendimento ao cliente são sempre corteses e respeitosos. Nunca deixe suas próprias emoções ultrapassarem o seu desejo de ver o seu cliente feliz.

Aprenda a ouvir seus clientes

Ouvir é um dos segredos mais simples de atendimento ao cliente. Ouvir significa estar sempre atento ao que seus clientes estão dizendo em voz alta, bem como o que eles estão comunicando não verbalmente. Olhe para os sinais de que eles estão descontentes, enquanto ouve o que eles dizem para você diretamente.

Seja responsivo aos clientes

Não há nada pior do que a falta de resposta a um cliente que está tentando obter ajuda, resolver um problema ou descobrir mais sobre o que você está vendendo. É importante responder rapidamente a todas as perguntas, mesmo que seja apenas para dizer que você está pesquisando o problema e entrará em contato. Qualquer resposta é sempre melhor do que nenhuma e assim, o cliente não se sentirá ignorado.

Peça feedback aos clientes

Você pode ser surpreendido com o que você aprende sobre seus clientes e suas necessidades quando você lhes pergunta o que pensam de seus negócios, produtos, e serviços. Você pode usar pesquisas, formulários e questionários, mas também pode tornar uma prática comum pedir aos clientes por feedback quando eles estão completando seus pedidos.

Use o feedback que você receber

Você precisa fazer algo com o feedback que você recebe dos clientes afim de torná-lo útil no seu processo de atendimento aos clientes. Tome um tempo para analisar regularmente o feedback, identificar áreas para melhorias e fazer alterações específicas no seu negócio.

Bom atendimento ao cliente geralmente se resume a verificar consistentemente seus clientes e certificar-se de que eles estão satisfeitos não só os produtos e serviços que você está vendendo, mas também o processo de compra, organização, atendimento, etc. Se você fizer isso com êxito, você está no seu caminho certo para se tornar conhecido por fornecer um excelente serviço ao cliente e evitar reclamações que podem custar dinheiro.

Como você faz um bom atendimento ao cliente? Quais são os procedimentos que adota para sempre dar um bom atendimento aos clientes?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

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