Um cartão de crédito é mais do que apenas um pedaço de plástico que lhe permite gastar. É uma maneira de acessar qualquer limite de crédito que o banco concordou em permitir que você contratasse empréstimos. Sua conta de crédito vem com algumas estipulações que você tem que manter se você quiser continuar usando seu cartão de crédito e evitar que seu crédito seja afetado. Cada cartão de crédito vem com um contrato de cartão de crédito, que é um tipo de contrato que descreve os termos, condições, preços e penalidades do cartão de crédito.

Preencher proposta de cartão: o que isso significa?

Se você sabe ou não, você está concordando com os termos do contrato de cartão de crédito quando você usa seu cartão de crédito e quando envia a proposta do cartão. O que o emissor do cartão de crédito diz, vai. Não há muito espaço para negociação. O emissor do cartão de crédito pode alterar as condições do cartão de crédito a qualquer momento, com aviso prévio. Continuar usando seu cartão de crédito significa que você concorda com as alterações nos termos. Você pode rejeitar certas partes do seu contrato de cartão de crédito, como a cláusula de arbitragem, mas isso depende do emissor do cartão de crédito.

O que há em um contrato de cartão de crédito?

Contratos de cartão de crédito não são o documento mais fácil de ler. O contrato médio de cartão de crédito é escrito em um nível de leitura complicado de entender. O contrato médio de cartão de crédito também tem cerca de 4.900 palavras e levaria 20 minutos para ser lido. Mas, como um contrato de cartão de crédito é um contrato juridicamente vinculativo, você precisa saber com o que está concordando usando seu cartão de crédito e enviando aquela proposta, mesmo que online, para um cartão de crédito.

Escolhendo cartão de crédito

Entenda os contratos dos cartões de crédito para tirar melhor proveito das oportunidades. (Foto: Credit Repair)

Informações sobre custos do cartão de crédito

O contrato de cartão de crédito listará as informações de preço para o cartão de crédito que descreve quando e como serão cobrados juros e taxas no cartão de crédito. No mínimo, o seu contrato de cartão de crédito deve listar:

  • A anuidade do cartão, se ela existir, e as condições para descontos ou isenções.
  • A taxa de índice à qual uma taxa variável está vinculada, e a taxa básica
  • Informações sobre encargos financeiros, incluindo o encargo financeiro mínimo, o método de cálculo do encargo financeiro e quando não pode ser cobrado um encargo financeiro
  • As taxas que você pode ser cobrado e quando elas serão cobradas
  • Informações sobre multas e juros por atraso

Outras informações sobre cartão de crédito

Além de informações sobre custos, o contrato do cartão de crédito incluirá todos os detalhes do seu cartão de crédito, incluindo:

Os tipos de transações que você pode fazer no seu cartão de crédito

Seu limite de crédito e informações sobre como o emissor do cartão de crédito pode alterá-lo

Detalhes sobre como usar seu cartão de crédito em outro país

Como seu pagamento mínimo é calculado

Opções para pagar seu saldo de cartão de crédito e como seus pagamentos são aplicados

Como seu cartão de crédito é reportado às agências de crédito

Como suas informações são compartilhadas ou mantidas em sigilo

Alterações que o emissor do cartão de crédito pode fazer na sua conta

Como lidar com um cartão de crédito perdido

Como fechar sua conta

Como lidar com disputas de faturamento com o emissor do cartão de crédito

A legislação do contrato de cartão de crédito

Como encontrar o seu contrato de cartão de crédito?

A lei federal exige que todos os emissores de cartão de crédito listem uma cópia de seus contratos de cartão de crédito online. O emissor do cartão de crédito também deve fornecer uma cópia do contrato do cartão de crédito da sua conta quando você solicitá-lo. Antes de assinar seu cartão de crédito, é bom ler esse contrato para evitar problemas.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)