Como transferir dinheiro com segurança?

Em Bancos e instituições financeiras por André M. Coelho

Há muitas situações em que você pode ser solicitado a transferir dinheiro para outras pessoas – se é para viagens, educação, emergências familiares ou apoio familiar. Há um número de serviços de transferência de dinheiro altamente estabelecidos, comumente usados ​​para esse fim.

Como muitos serviços legítimos, no entanto, os fraudadores podem usá-los para aproveitar as pessoas desavisadas, colocando-as para transferir fundos para produtos e serviços que não existem.

Nosso objetivo aqui é só te educar sobre a segurança e as ferramentas a usar para garantir que sua transferência financeira seja segura.

Como transferir dinheiro: entendendo os riscos

Há muitas atividades que você pode realizar on-line que, sem pouco cuidado, pode ser comprometida por fraudadores. As fraudes envolvidas podem ocorrer ao tentar comprar ou vender bens ou serviços, ou podem desempenhar suas emoções básicas, como desejando ganhar mais dinheiro ou encontrar romance.

Entre os principais riscos, são inclusos:

1. Taxa antecipada / fraudes de pré-pagamento

Quando os fraudadores representam como representantes de empresas de empréstimos falsos, usam documentos autênticos, e-mails e sites para parecer legítimo e cobrar “taxas” antes de fazer empréstimos, que não se materializam.

2. Herança

Golpes de de herança, quando os fraudadores tentam atraí-lo com promessas de investimentos ou presentes de herança em troca por uma taxa.

3. Compras misterioras

Compras misteriosas, onde você é enviado um cheque ou cartrão de presentes e disse para usar os fundos para “avaliar” um determinado serviço de transferência de dinheiro. O cheque salta e você é responsável por reembolsar o dinheiro para o banco.

Transferindo o dinheiro

Transfira o dinheiro de suas contas com segurança e evite problemas. (Imagem: Turkeydar)

4. Pagamento extra

Golpes de pagamento em excesso, onde um ‘comprador’ envia a você, o vendedor, uma verificação legítima de um montante maior do que o preço acordado, com uma explicação para o pagamento extra quie foi feito e solicita para transferir os fundos em excesso.

5. Emprego

Onde você é oferecido um “trabalho” ou a oportunidade de trabalho de casa que parece ser bom demais para ser verdade. Você é enviado uma verificação autêntica para cobrir as despesas de inicialização e pediu para transferir o saldo ou pediu para pagar a frente para taxas de recrutamento ou verificações de pré-emprego.

6. Loteria ou prêmios

Onde você está contatado e disse que você precisa enviar uma quantia em dinheiro para cobrir taxas de processamento ou impostos para reivindicar seus ganhos – ou onde você recebe uma ordem não solicitada ou ordem de pagamento com instruções para depositar o dinheiro, e imediatamente transferir uma parte de volta, também para cobrir taxas de processamento ou impostos.

7. Imóveis

Onde você é enganado em transferência de dinheiro para cobrir várias taxas e depósitos para uma propriedade que você deseja alugar, ou onde como um senhorio você é enviado uma verificação falsa para o depósito, o negócio é cancelado e você transfere o depósito de volta para o prospectivo ‘inquilino’.

8. Veículos

Scams, onde você é enganado em transferência de dinheiro como depósito de retenção para um veículo que você deseja comprar – ou para cobrir ‘taxas de envio’ – ou onde você é enviado uma verificação falsa para o depósito, o acordo é cancelado e Você transfere o depósito de volta para o prospectivo ‘comprador’.

9. Comprovação de renda

Prova de fraude de pagamento, onde você é solicitado por um possível senhorio ou vendedor de carros para enviar fundos para um membro da família / amigo como prova que você tem fundos suficientes para alugar uma propriedade ou comprar um carro. Eles solicitarão que você envie uma cópia do seu formulário de transferência como prova, e então coletará os próprios fundos usando um ID falsa no nome do receptor declarado.

10. Emergências

Scams de emergência / avós, onde os fraudadores afirmam estar doentes, ter sido agredido ou injustamente preso e com urgência em necessidade de dinheiro, ou personificar netos de idosos, precisando de dinheiro.

11. Leilões on-line

Golpes de leilão on-line, quando você lance com sucesso em um item e é informado de que o vendedor aceita pagamento apenas pelo serviço de transferência de dinheiro de um nome fictício, que é então usado pelo ‘vendedor’ para criar uma identidade falsa para recuperar os fundos. Alternativamente, você pode não ter ganho o item, mas é contatado por alguém oferecendo um acordo semelhante e pediu para transferir o dinheiro, pelo que provou ser mercadorias inexistentes.

12. Relacionamento

Romance, namoro ou golpes de relacionamento, quando você formar um relacionamento on-line com alguém que é realmente um fraudador e te aprofundar em transferência de dinheiro para cobrir uma emergência ou uma visita para se encontrar pessoalmente.

Cuidados ao transferir dinheiro

Seja PIX, DOC, TED, ou transferência através de algum tipo de pagamento por app ou carteiras digitais, os mesmos cuidados abaixo funcionarão para todos:

Nunca envie dinheiro para alguém que você não tenha se encontrado pessoalmente.

Nunca envie dinheiro para pagar por ‘taxas’ ou ‘taxas de processamento’ em ganhos de loteria ou prêmio.

Nunca use uma pergunta de teste como uma medida de segurança adicional para proteger sua transação.

Nunca forneça suas informações bancárias para pessoas ou empresas que você não conhece.

Nunca envie dinheiro com antecedência para obter um empréstimo ou cartão de crédito.

Nunca envie dinheiro com antecedência para cobrir os custos de um empregador em potencial.

Nunca envie dinheiro com antecedência para cobrir qualquer tipo de depósito ou taxas sobre a venda ou compra ou veículo.

Nunca envie dinheiro com antecedência para cobrir qualquer tipo de depósito ou taxas sobre o aluguel de uma propriedade.

Nunca envie dinheiro para uma situação de emergência sem verificar se é uma emergência genuína.

Nunca envie fundos de um cheque em sua conta até que ele seja oficialmente desmarcado – o que pode levar semanas.

Nunca envie uma transferência de dinheiro para compras online.

Nunca abra um anexo ou clique em um link, um e-mail não solicitado, alegando ser de um serviço de transferência de dinheiro.

Seguro para transações financeiras

Se você faz grandes transferências financeiras com frequência, mesmo o melhor do sistemas de segurança e os melhores procedimentos poderão resultar em alguma vulnerabilidade. Para isso, diversas instituições financeiras oferecem seguros para transações, inclusos em seguros de renda para empresas e pessoas físicas. Vale a pena para se proteger.

Como você se protege em transações financeiras? Como faz para se proteger?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário