Golpe do envelope vazio – Saiba o que é e não caia nessa!

Em Educação financeira por André M. Coelho

Está muito popular ultimamente uma modalidade bem conhecida de estelionato, o golpe do falso depósito ou do envelope vazio. O golpista começa o crime demonstrando o interesse em um produto ou serviço oferecido pela vítima. Ele então oferece pagar pelo mesmo através de um depósito bancário. Ele então vai até o banco, faz um depósito sem colocar nenhum recurso dentro do envelope e obtém o comprovante do depósito, retornando para o local onde a vítima estava e mostrando o comprovante a ela.

Leia também

Se você realmente tem ansiedade de venda de um produto, ou solicite o pagamento no mesmo momento em que entregará o produto ou serviço contratado ou peça para que o depósito seja feito na boca do caixa. O envelope nada mais é do que uma expectativa de um pagamento e que só deve ser inteiramente confiável quando for você mesmo o depositante.

Estelionato - envelope vazio

Só confie no depósito depois que ele estiver confirmado em sua conta. (Foto: mirassolmtnews.com.br)

Outra forma de evitar isso é solicitar que o comprador faça um DOC ou TED, mesmo custando um pouco a mais, e aguarde a confirmação do dinheiro caindo em sua conta. É por conta destes golpes e outros mais que enfatizamos muito o acesso ao internet banking, pelo qual você pode monitorar seus recursos e saber sempre quando o dinheiro está realmente em sua conta, ou seja, em suas mãos.

Outra coisa muito importante a se fazer é divulgar este tipo de informação para mais pessoas. Quanto mais pessoas souberem destes riscos, menor será a taxa daqueles que caem neste golpe e maior será os esforços dos bancos e polícia para extinguir este tipo de problema. Não seja inocente e sempre duvide de ofertas muito boas para seus produtos e/ou serviços, além de posturas muito ansiosas. A cautela garantirá que você fará o melhor negócio possível.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário