Você já deve ter ouvido a expressão “sustar um cheque” em algum momento de sua vida. Apesar de ser um método de pagamento cada vez menos utilizado, o cheque ainda é muito usado, principalmente em cidades do interior. E ele também tem meios de segurança para garantir que usuário do sistema financeiro brasileiro não seja prejudicado por qualquer pessoa com más intenções.

Um banco ou instituição financeira não pode impedir ou limitar o sustamento de um cheque por parte do emitente, mas podem cobrar uma tarifa pela sustação, a qual deve constar na tabela de serviços prioritários da instituição. Caberá ao banco informar o motivo alegado pela sustação do cheque ao favorecido nominalmente indicado no cheque ou pelo portador.

Em casos de furto ou roubo de cheque já emitido ou folhas em branco, antes de sustar o cheque o correntista deve registrar uma ocorrência policial que deve ser apresentada ao banco no momento em que o cheque for ser sustado. Nesse caso, o cliente está liberado do pagamento de taxas e terá seu nome excluído do Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundo (CCF).

A sustação pode ser feita por telefone, na própria agência, nos terminais de auto atendimento e até pelo internet banking de seu banco. É importantíssimo, principalmente no caso de roubo ou perda, que o evento seja comunicado o quanto antes para a instituição financeira, evitando que você possa sofrer graves prejuízos financeiros.

Para saber se você pode sustar um cheque online pelo seu banco, você pode entrar em contato pela central de atendimento do mesmo e perguntar por quais meios de atendimento o procedimento é possível.

Sustar cheques

Só suste um cheque quando tiver certeza que o motivo da sustação é justo e correto, além de não resultar em seu cadastro no CCF. (Foto: atualizei.com)

Agora, tome cuidado na hora de sustar seu cheque, principalmente em caso de desacordo comercial ou oposição ao pagamento. Quem recebeu o cheque pode protestá-lo e fazer com que seu nome fique registrado no CCF, no caso de sustar o cheque e quando o mesmo for apresentado, você não tiver saldo. Quem recebeu o cheque pode ainda fazer uma ação de cobrança contra você.

Em casos de desacordo comercial, antes de sustar um cheque, é necessário o registro de provas para problemas com o vendedor ou prestador de serviço. Tais provas podem ser adquiridas através de testemunhas, e-mails, cartas, fotos, contratos e mais. Lembre-se que a emissão deliberada de cheque sem provisão de fundos é considerada crime de estelionato.

A sustação indevida de cheques, embora o banco não possa julgar o motivo alegado pelo emitente para a sustação de cheque, o beneficiário pode recorrer à justiça para pagamento da dívida, bem como pode protestar o cheque, que é um título de crédito.

Fique atento e pense bem antes de sustar ou aceitar um cheque. Nossa recomendação é que você mude logo para os cartões de crédito, um meio muito mais seguro de efetuar seus pagamentos. Depois, não diga que não avisamos!

8 comentários para “Como sustar um cheque?”

  1. Sirlei Ap. da Rosa

    Como faço para sustar chq

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Entre em contato com a Central de Atendimento do seu banco ou seu gerente.

      Responder
  2. Carlos Weber

    E se caso o cliente quer sustar o cheque por desacordo com outra empresa, exemplo ela comprou o apartamento e esta desistindo do imóvel, mais já contratou uma empresa pra fazer os moveis o cheque da entrada já compensou e ela quer sustar os outros, porque quer desistir dos moveis.

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Carlos, se os móveis já foram feitos, ela não pode desistir dos móveis e tem que terminar os pagamentos. O recomendado é consultar um advogado e registrar um Boletim de Ocorrência ou melhor, tentar negociar com a cliente.

      Responder
  3. Narlan

    Fizemos um contrato de prestação de serviço de móveis planejados em um apartamento que comprei novo.
    Porém até o momento não me entraram o serviço, o contrato dava um prazo de 45 dias; já tem 60 dias e ainda não terminaram, gerando assim prejuízo financeiro e pessoal a minha pessoa.
    Nesta situação, posso sustaro cheque restante para acerto?
    O que é necessário fazer?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Narlan, pode ser uma questão judicial. Sugerimos que consulte um advogado.

      Responder
  4. Adriele

    Olá boa tarde! Peguei um cheque de uma cliente minha que ela recebeu de um mercado. O cheque está nominal à ela, porém ela já assinou atrás do cheque e colocou seu rg CPF e número de telefone. Mesmo assim ela poderá sustar o cheque? Tivemos um desentendimento

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Somente o titular do cheque pode susta-lo. Ou seja, a pessoa que assinou a frente do cheque.

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)