Como economizar dinheiro ganhando pouco?

Escrito na categoria "Educação financeira" por André M. Coelho.

Pode ser difícil sair das dívidas e construir uma economia mesmo se sua renda estiver acima da média. Se está na média (ou menos), o desafio torna-se ainda maior. Quem está ganhando apenas um salário mínimo (ou algo um pouco a mais)? Em casos como este, é mesmo possível economizar dinheiro?

Publicidade

Publicidade

Antes que compartilhemos algumas sugestões, devemos observar que, a fim de alcançar grandes objetivos financeiros, você acabará tendo que fazer mais dinheiro e também, cortar custos. Por enquanto, vamos nos concentrar em fazer o máximo de sua renda atual.

Com um rendimento relativamente baixo, a única escolha é cortar custos. A fim de ter dinheiro de sobra para salvar, você tem que reduzir as suas despesas básicas. Isso é fácil de dizer, é claro, mas pode ser mais difícil de pôr em prática. Quais as principais recomendações para reduzir custos rapidamente?

Acho que o primeiro passo deve ser para enfrentar os grandes desafios financeiros de todo assalariado.

Habitação

Publicidade

Publicidade

É a maior quebra de orçamento para a maioria das pessoas. Se você puder manter o custo baixo, vai ajudá-lo a criar um excedente que pode virar uma poupança ou investimento. Isso significa encontrar um quarto barato para alugar ou dividir um apartamento com um companheiro ou amigos e até talvez, viver em casa com seus pais. Mas não vai adiantar nada se você morar muito longe de casa e os custos de transporte aumentarem demais.

Transporte

Falando nele, temos aqui outra despesa enorme e se você puder manter seus custos baixos aqui, os ganhos são imensos. Sua melhor aposta é optar contra a possuir uma moto ou carro. A preferência que damos é sempre ir a pé para o trabalho ou de bicicleta, uma vez que o translado pelo transporte público em algumas localidades no Brasil pode sair mais caro do que ir de carro. Considere também pegar carona com amigos e dividirem os custos de transporte. Lembre-se também que ter um veículo resulta em gastos com manutenção e impostos, que devem ser cuidadosamente pensados antes de serem gastos.

Poupando dinheiro ganhando pouco
Publicidade

Poupar dinheiro ganhando pouco é um desafio para muitos. E não é uma tarefa impossível. (Foto: howtosavemoney.com.au)

Publicidade

Alimentos

Podem acabar com seu orçamento, principalmente se você é do tipo indisciplinado com compras de alimentos e com sua alimentação regular. Aquela velha dica de comer de 3 em 3 horas e se alimentar de forma saudável também funciona para ajudar nas economias. Estamos falando do Brasil, um dos lugares com as maiores riquezas naturais do mundo e frutas e verduras com preços muito baratos. Consulte um nutricionista e comece logo a ter uma dieta mais saudável em sua vida.

Uma chave para ser capaz de salvar ao mesmo tempo ganhar uma pequena renda é reduzir despesas extraordinárias mensais. Por exemplo, se você está fazendo pouco dinheiro, é uma boa ideia cortar custos com o telefone celular. Se você precisar de um, use um telefone pré-pago, em vez de fazer um contrato de um plano pós pago ou controle. Corte a TV a cabo e a assinatura de revistas. Passe a malhar e fazer exercícios em casa ou na rua, ao in´ves de ir até uma academia. Busque opções de cursos gratuitos, sejam eles online ou presenciais. Despesas com mensalidades são como âncoras, especialmente quando o seu rendimento é limitado.

Ao fazer essas coisas, você deverpa ser capaz de manter suas despesas baixas, de modo que ele será capaz de acabar com um superávit. E o que você deve fazer com o excedente? Abrir uma conta poupança, é claro! Não é hora de assumir riscos com qualquer tipo de investimento que seja, é hora de controlar suas finanças. Mais importante, é começar também a pensar em um fundo de emergência, para que você consiga se safar de situações mais complicadas. Normalmente, um fundo de emergência contém o total de seu salário para 6 meses. Mas você pode começar com um valor menor, de 2 meses.

Publicidade

Publicidade

Pense grande, faça um bom trabalho e queira crescer em seu emprego. Quanto mais você correr atrás, mais fácil ficará para conseguir algo melhor e assim, melhorar seus recursos.

Quais são as suas dicas? Se vocês já estiveram ou estivesse nessa situação, de fazer pouco dinheiro, que tipos de coisas que você faria para salvar o dinheiro?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Publicidade

Publicidade

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário