Como negociar dívida de telefonia?

Em Educação financeira por André M. Coelho

Suas faturas mensais podem ser pesadas, mas nem sempre são definitivas. Com um pouco de pesquisa, comunicação interpessoal e tenacidade, você pode negociar com a temida companhia de telefonia e muitos outros prestadores de serviços para obter uma taxa mais baixa. Não deixe a negociação assustar você. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a obter um melhor valor pela sua dívida.

O aquecimento para negociar débitos pendentes

Entre na sua conta e reúna seus registros de conta. Há quanto tempo você é um cliente fiel? Quantos anos pagou suas contas em dia? Enquanto você faz login na sua conta, observe o nome e o custo de cada item de linha que faz parte do seu serviço.

Para contas de telefone celular, revise seu uso de dados. Reduzir o tamanho do plano para se adequar ao seu uso real é uma maneira fácil de economizar. Se o seu plano de dados já corresponde ao seu uso, revise os planos atuais da sua operadora. As operadoras normalmente mudam os custos do plano para se manterem competitivas.

Pesquise os preços, pacotes e termos que sua empresa atual e seus concorrentes oferecem em sua área. Conheça os preços mais baixos que eles oferecem para novos clientes. É para isso que você está buscando: se uma empresa pode oferecer o preço mais baixo a novos clientes, ela também pode oferecer o preço para você.

Considere suas restrições. Você está disposto a reduzir serviços ou entrar em um contrato de fidelidade para pagar menos?

Anote tudo ou insira-o em uma planilha, para que você seja útil enquanto estiver no telefone.

Mantenha um pouco de papel extra e uma caneta, ou o seu computador com você. Você desejará tomar notas sobre com quem você conversou, quando e as informações que eles lhe deram.

Lembre-se que esse aquecimento também vai servir para ameaçar a empresa atual que você poderá deixá-la se não te ajudarem. E empresas fazem de tudo para manterem seus clientes.

Contas e renegociação

Negocie suas contas de telefonia sem desespero, evitando assim problemas. (Foto: Thrillist)

A mentalidade na negociação de dívidas pendentes

Seja persistente e firme, mas também muito legal com os atendentes. Representantes de atendimento ao cliente lidam com idiotas durante todo o dia e, embora você possa ter alguma vantagem, você está à mercê deles. Sua negociação será muito mais eficaz se você fizer o representante querer ajudá-lo. Você não precisa cancelar sua conta no final, embora sua posição seja mais forte se você estiver realmente preparado para sair para um concorrente.

Evite fazer perguntas sim ou não. Perguntas abertas sem uma resposta rápida são comuns em vendas porque mantêm a conversa em andamento. Tente perguntas que começam com “O que você pode fazer sobre minha conta?”, Coisas como: “O que você pode fazer para diminuir minha fatura mensal?” ou “O que você pode fazer para me dar um plano mais barato?”, “Como poderia parcelar minha conta?”, são apenas alguns exemplos.

A execução do plano de negociação de dívidas

Diga de antemão que você está pensando em cancelar seu serviço e peça para ser transferido para o departamento de retenção de clientes ou cancelamentos. Os representantes provavelmente tem mais margem de manobra para fazer um acordo. Tente algo como: “Estou pensando em cancelar meu serviço porque não consigo mais pagar minha fatura mensal. O que você pode fazer para me ajudar?

Se você não estiver satisfeito com a oferta do representante, tente divulgar seu histórico de cliente: “Bem, sou cliente há [X anos] e nunca atrasei um pagamento. Eu realmente não quero cancelar meu serviço com você, mas terei que fazer isso a menos que eu possa fazer um acordo melhor.”

Se isso não funcionar, apresente as ofertas do concorrente que você pesquisou: “Estou analisando minhas outras opções e elas estão oferecendo a novos clientes [ofertas que você pesquisou]. Eu também vejo que você está dando a novos clientes [outras ofertas]. O que você pode fazer por mim aqui?

O representante pode oferecer-lhe bônus, descontos, parcelamentos, e mais. Tudo que eles podem fazer por você eles farão.

Seguindo com seu plano

Se você acabar aceitando um acordo, esclareça os termos. Não se envolva inadvertidamente em um contrato de longo prazo ou em outra situação indesejável. Analise cada alteração proposta e compare-a com sua fatura anterior. Isso ajudará você a evitar surpresas com serviços ocultos ou sobretaxas.

Depois de aceitar uma oferta, confirme se as alterações foram feitas na sua conta. Às vezes, você receberá e-mails de confirmação durante a chamada de negociação. Se não, ligue de volta e fale com outro representante de serviço. Se as alterações não corresponderem aos termos acordados, talvez seja necessário repetir o processo de negociação. Tente estabelecer bem claramente os termos da negociação da dívida para não enfrentar problemas.

É claro que às vezes um representante de serviço está de mau humor ou simplesmente não quer ajudá-lo. Se você não tiver êxito com um representante, ligue novamente mais tarde ou outro dia para obter outro, que esperamos que seja mais útil. Você também pode tentar entrar em contato com o serviço ao cliente de outra forma, como um programa de mensagens instantâneas.

Se você realmente não consegue negociar uma oferta melhor com sua empresa, então você já encontrou melhores oportunidades. Não tenha medo de cumprir sua ameaça e trocar de provedor de serviços. Pague sua dívida e se livre desse provedor que não quer negociar com você. Não se esqueça de se controlar para evitar novos gastos altos.

Como vocês negociam suas dívidas de telefonia? Quais dicas funcionam para vocês?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

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