Como funciona o limite de crédito pessoal?

Em Bancos e instituições financeiras por André M. Coelho

Pode ser o seu ano para renovar sua ou fazer uma viagem da sua vida, mesmo que sua conta de poupança de viagem não esteja exatamente onde precisa estar. Ou talvez você precise de dinheiro para algo grande, inesperado e caro, como um telhado com vazamento. Se sim, então um limite pessoal de crédito pode ser apenas o que você precisa. Mas esteja avisado: eles vêm com suas próprias armadilhas, e é preciso conhecer o limite para não cair nelas.

Leia também

Como funciona o limite de crédito pessoal e quem oferece?

Limites de crédito pessoal são oferecidos através de bancos, cooperativas de crédito e outras instituições financeiras. A maioria dos bancos oferece cheque especial em suas contas corrente, o que é, na verdade, uma linha de crédito automática. Se a sua conta cair abaixo de zero, o banco cobrirá o pagamento e, em seguida, cobrará juros, além de uma taxa pelo uso do cheque especial. Uma linha de crédito evita a taxa e geralmente tem uma taxa de juros menor. Cartões de crédito são também linhas de crédito.

Para ter uma linha de crédito, o banco ou instituição financeira fará geralmente uma análise de risco e do seu histórico financeiro para saber qual limite é ideal e que você é capaz de pagar sem problemas.

Limite de crédito

Entenda o limite de crédito como um controle dos bancos sobre o quanto eles podem emprestar para você. (Foto: Moementum)

Qual o valor de um crédito pré aprovado?

Uma linha pessoal de limite de crédito pode variar muito dependendo do seu histórico financeiro: sua pontuação de crédito, sua renda e o valor de sua dívida financeira e obrigações, como pagamentos de carro, pagamentos de hipoteca e outros empréstimos.

Como usar uma linha de crédito?

Você pode escrever cheques, retirar dinheiro em um caixa eletrônico ou movimentar dinheiro entre suas outras contas. Apenas lembre-se, você está pedindo dinheiro emprestado e tudo o que você gasta tem que ser pago de volta. Usar uma linha de crédito pode estar a alguns cliques de distância, mas essa facilidade pode vir com muita dor de cabeça.

Cheques especiais, principalmente, são fáceis de usar, e basta apenas gastar mais do que você tem na sua conta. Linhas de crédito de empréstimos geralmente precisam ser confirmadas antes do uso. Linhas de crédito para cartões basta apenas ter e usar seu cartão normalmente.

Juros das linhas de crédito

As linhas de crédito vêm com uma taxa de juros geralmente maior do que financiamentos ou empréstimos com garantias, como penhoras. Porém, há exceções, principalmente para quem tem um perfil financeiro mais estável e um score de crédito positivo.

Dá pra usar uma linha de crédito para investir?

É fácil usar uma linha de crédito para fazer um investimento, mas as taxas de juros podem não ser as melhores. É importante pesquisar as opções que você tem de financiamento para o investimento, principalmente. O acesso a linhas de crédito como do BNDES pode ser altamente vantajoso, trazendo vários benefícios e menores custos do que uma linha de crédito pessoal com altos juros.

Evite a espiral da dívida

Conheça seu próprio limite, pois pode ser tentador tratar uma linha de crédito como receita adicional. A linha de crédito é como qualquer empréstimo, e assim como qualquer empréstimo, carrega consigo juros que podem endividar qualquer pessoa. Quanto mais você economizar, melhor será.

Como vocês lidam com o limite de crédito? O que fazem com os limites disponíveis para vocês?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário