DECORE é uma sigla que significa Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos. Emitida por um contados, é um documento que funciona como comprovante de renda para aqueles que não tem como comprovar renda através de holerite ou carteira de trabalho, tais como profissionais autônomos, microempreendedores individuais, entre outros.

Como fazer DECORE?

O primeiro passo para fazer um DECORE é entrar em contato com um contador registrado e que esteja em dia com suas obrigações com o Conselho Regional e Federal de Contabilidade. Esses profissionais estão autorizados a emitir o DECORE para seus clientes.

Após entrar em contato com esse profissional, é importante reunir documentos que comprovem sua renda, tais como extratos bancários, recibos, entre outros. O interessado em ter o DECORE feito por um contador deve reunir também todos os dados das fontes pagadoras que contribuem para a renda, ajudando assim que o contador possa efetuar o registro correto do DECORE no sistema feito pelo Conselho Federal de Contabilidade.

DECORE online

O DECORE é emitido online através de sistema do Conselho Federal de Contabilidade. Não é possível mais que cada contador emita um DECORE diferente. Dessa maneira, o documento assume também um valor maior, e instituições que precisem desse comprovante passam a respeitar mais o documento em si. É importante que tanto o contador quanto a pessoa que está emitindo o DECORE tenham consciência de que as informações do documento estarão disponíveis para a Receita Federal do Brasil.

Decore

Um contador deve fazer um DECORE para você para poder comprovar sua renda. (Foto: Empréstimo Consignado)

Quem precisa de DECORE?

Nem todo profissional precisa de DECORE. Geralmente, diversas instituições já aceitam comprovantes de renda como Imposto de Renda, extratos bancários, recibos, entre muitos outros documentos para comprovar sua renda. Principalmente se você tem um bom histórico de crédito, geralmente a etapa de comprovação de renda é feita com muita facilidade.

Mesmo assim, se você precisar da comprovação de renda, os seguintes profissionais podem ter ela como uma necessidade: profissionais liberais e autônomos, tais como médicos, dentistas, caminhoneiros, vendedores, etc; empresários e microempresários para comprovação de pro-labore, participação nos lucros, etc.

Preciso mesmo de um DECORE para comprovar minha renda?

A emissão do DECORE tem um custo para quem precisa do documento. Porém, é preciso salientar que nem sempre é preciso do DECORE para comprovar a renda. Muitas vezes, ele pode ser substituído por uma série de outros documentos que podem comprovar sua renda. Exemplos incluem recibos, contratos de trabalho, extratos bancários, declaração do imposto de renda, comprovantes de transferências, entre outros. O que é importante aqui é não deixar de analisar as diversas opções disponíveis antes de desembolsar o dinheiro para a emissão do DECORE.

Onde eu posso usar o DECORE?

O DECORE é um documento que pode ser usado em qualquer instituição financeira, instituição pública ou instituição privada que exija a comprovação de renda para alguma finalidade. Em alguns raros casos, podem ser exigidos documentos extras para corroborar com a renda declarada do DECORE. Porém, geralmente esses documentos já são anexados à declaração.

Esperamos que não tenha ficado qualquer dúvida sobre a emissão do DECORE. Se você ainda tiver alguma pergunta, deixe ela nos comentários que iremos responder. Suas participação contribui muito para nosso blog, e quanto mais vocês participam, mais informações poderemos trazer para vocês. Deixem também seus elogios, sugestões e críticas!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)