Cartão de crédito sem comprovar renda parece uma realidade distante para a maioria dos brasileiros. Porém, é uma possibilidade real, apesar da grande maioria dos bancos e instituições financeiras solicitarem comprovantes de renda para emitirem os cartões de crédito. Mas como então obter um cartão de crédito sem comprovação de renda?

Por que um cartão sem comprovação de renda é tão difícil de obter?

Um comprovante de renda serve para garantir à instituição financeira que você tem uma fonte de recursos para o pagamento de suas dívidas adquiridas, tais como empréstimos, financiamentos e claro, a fatura de um cartão de crédito. É também uma maneira segura para o banco ou instituição financeira estabelecer limites de crédito que não sejam altos demais ou baixos demais, ou seja, limites que estejam de acordo com sua realidade. Assim, tanto o banco quanto você estão mais seguros contra exageros e contra o endividamento excessivo ou até mesmo protegidos contra o possível não pagamento da fatura, se ela vier muito alta.

Porém, não são todas as instituições financeiras que solicitam comprovantes de renda. Algumas usam outras ferramentas para verificar sua capacidade de pagamento das dívidas, como histórico de crédito, seu próprio histórico com o banco, e sua movimentação financeira.

Cartão de crédito

Você pode obter um cartão de crédito sem comprovar renda, porém pode ter um limite menor ou condições menos favoráveis. (Foto: Credit.com)

Cartão de crédito sem comprovar renda: como fazer?

Para ter um cartão de crédito sem comprovante de renda, o cliente pode usar seu próprio histórico de crédito com o banco ou instituição financeira através de extratos bancários. Caso isso não seja possível, tente obter sua declaração do imposto de renda do ano anterior, que pode não ser considerado comprovante de renda. Em última instância, você pode tentar obter o cartão sem comprovar renda, mas ainda vai passar por uma análise de crédito. Isso significa que eles vão analisar se você é um bom pagador através de instituições como SPC ou o SERASA antes de oferecer uma linha de crédito. Se você tiver o nome sujo na praça, apenas cartões consignados ou pré-pagos podem estar disponíveis para você.

Então, agora que você já sabe como fazer seu cartão sem ter que comprovar renda, vamos então aos tipos de cartões que podem ser feitos sem comprovação de renda.

Cartão de crédito sem comprovação de renda em banco ou instituição financeira

Você pode ser um cliente do banco ou instituição financeira, tendo uma conta nela, ou pode ser alguém que quer um cartão sem criar um vínculo com a instituição. Em ambos os casos, você pode pesquisar os documentos necessários para fazer seu cartão de crédito. Cartões como o Nubank, por exemplo, não exigem comprovação de renda, usando outras ferramentas para fazer sua análise de crédito. Vários bancos também fazem o mesmo. Basta você pesquisar online pelos cartões em sites de comparação e ver quais deles não exigem comprovante de renda. Conversar com seu banco também pode ajudar, principalmente se você é um cliente responsável que mantém todos os seus pagamentos em dia. Com certeza eles tem uma opção de cartão interessante para você.

Cartão de crédito sem comprovar renda vinculado à uma conta poupança

Algumas instituições financeiras como a Ibi oferecem cartões de crédito vinculados à contas poupanças. Porém, as condições para esses cartões são um pouco diferenciadas, e é preciso verificar caso a caso para saber se você pode fazer esse tipo de cartão. Pesquise, converse, e veja todas as exigências para não ter problemas na hora de solicitar seu cartão de crédito dessa maneira.

Cartão de crédito sem comprovação de renda em lojas

Muitas lojas oferecem agora serviços financeiros e cartões de crédito. Muitas vezes esses cartões só podem ser usados em locais limitados, como a própria rede de lojas ou alguns poucos parceiros. Porém, possibilita o parcelamento de compras e geralmente são cartões sem anuidade, além de oferecerem descontos e condições especiais para os clientes. Pode valer a pena, principalmente se você for um cliente fiel, mas não é garantido que você consiga o cartão da loja dessa maneira, pois a análise de crédito deles é bem minuciosa. Há cartões de loja que também são vinculados a bancos, e esses podem valer mais a pena pois tem menos limitações para uso.

Cartão de crédito sem comprovação de renda universitário

Se você tem como comprovar que ainda é um estudante universitário, você pode ter direito a um cartão de crédito universitário, o qual não precisa de comprovante de renda. O limite de crédito é mais baixo mas, com o tempo, uso, e pagamento em dia do seu cartão, é possível ir aumentando o limite gradualmente. Tome cuidado para não se endividar, no entanto, principalmente como universitário que precisa focar nos estudos.

Cartões sem comprovar renda pré pagos

Cartões pré pago raramente exigem comprovação de renda, já que eles funcionam como uma “conta” onde você pode depositar dinheiro para depois gastar, limitando seus gastos. Dessa maneira, a instituição não corre o risco de você não pagar suas compras no cartão pré pago.

Porém, os cartões pré pagos tem taxas cobradas durante o carregamento e até no uso, como quando, por exemplo, são realizadas compras internacionais. Por isso é importante contabilizar esses custos e ver se, por exemplo, um cartão de loja não seria uma melhor opção para você.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas! Estamos aqui para ajudar!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)