Como excluir a chave do PIX?

Escrito na categoria "Bancos e instituições financeiras" por André M. Coelho.

O PIX é um mecanismo de pagamento regulamentado pelo Banco Central do Brasil (BACEN) e desenvolvido para processar transações em segundos, a qualquer dia e horário (inclusive finais de semana e feriados), com baixo custo para o pagador. Seu motor é o Sistema de Pagamento Instantâneo (SPI), responsável por garantir a liquidação bruta em tempo real.

Chaves do PIX

Para acessar o sistema PIX, todas as chaves / apelidos usados ​​para identificar contas de pagamento instantâneo são armazenados no Transactional Account Identifier Directory (DICT) e a DICT API é o serviço para pesquisar detalhes desse diretório, ambos fornecidos pelo acordo PIX. Esses tipos de chave são:

É possível ter até 5 (cinco) chaves para identificação de uma única conta (CPF, CNPJ, email, telefone e EVP). As chaves são exclusivas para sua conta vinculada, o que significa que não podem ser usadas como um identificador para outras contas.

Tipos de transação no PIX

O acordo PIX permitirá que as transações sejam realizadas a partir de:

Chaves DICT

Códigos QR estáticos

Códigos QR dinâmicos

Os códigos QR estáticos podem permitir que várias transações sejam realizadas a partir de um único código QR. Isso significa que é possível definir preços fixos para um produto ou mesmo deixar o pagador inserir um valor, o que é ideal para pequenos varejistas, prestadores de serviço e pessoas físicas.

Os códigos QR dinâmicos, por sua vez, são exclusivos para cada transação, o que significa que só podem ser usados ​​uma vez. Porém, além do valor, permite inserir outras informações como a identificação do beneficiário.

Exclusão de cadastro do PIX

Exclua o cadastro da chave do PIX com passos simples para cadastrar onde quiser. (Foto: BC)

Como excluir a chave do PIX?

Cada banco ou instituição financeira tem diferentes formas para excluir a chave do PIX. O primeiro passo é em tocar em PIX na tela inicial ou menu inicial da sua instituição financeira ou app financeiro.

Depois, entre em configurações ou ajustes, buscando a opção “Meu PIX” ou algo semelhante.

Selecione então qual das chaves deseja excluir. Uma mensagem de confirmação aparecerá, e basta confirmar a exclusão.

Quais são as partes envolvidas no PIX?

As partes dentro do PIX são divididas nas seguintes funções:

Pagador: pagando ou transferindo cliente;

Beneficiário: quem recebe o valor;

Participantes diretos: Instituições Financeiras ou de Pagamento que possuem contas no BACEN para liquidação.

Participantes Indiretos: Fintechs, Contas de Pagamento e outros que não possuem conta no BACEN.

Provedores de Serviços: Softwares e instituições onde o usuário possui contas de pagamento;

Infraestrutura e liquidação: SPI.

Conexões: os Participantes Diretos também podem se conectar a outros Participantes Diretos, entretanto, eles estão limitados a se conectar apenas a 1 (um) outro Participante Direto.

Sistema de Pagamento Instantâneo (SPI) e o PIX

O SPI é uma infra-estrutura regulamentada pela Circular BACEN nº 4.027, de 12 de junho de 2020, desenvolvida para centralizar a liquidação de pagamentos instantâneos entre diferentes instituições no Brasil. Este sistema está previsto para ser lançado em novembro de 2020 e permitirá que as transferências ocorram diretamente da conta do usuário pagador para a conta do usuário recebedor, por meio de Chaves DICT, sem a necessidade de intermediários, o que leva a menores custos de transação.

Caso você tenha alguma dúvida, Deixem nos comentários suas perguntas e iremos te ajudar a usar o PIX melhor!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário