Como comprar mais neste Natal sem ficar devendo!

Em Educação financeira por André M. Coelho

As féstas parecem ficar cada vez mais caras a cada ano. As decorações do natal tornam-se cada vez mais elaboradas e abundantes e sua lista de presentes cresceu exponencialmente. O que é que o Papai Noel tem que fazer para que as coisas não fujam do controle? Faça uma lista, cheque-a duas vezes e vamos para as dicas para comprar mais no Natal e não ficar devendo!

Separe uma pequena quantia de dinheiro todos os meses, podendo até abrir uma “conta de natal” ou agendando com o seu banco ou cooperativa de crédito regularmente a transferência de uma quantia designada em uma conta poupança dedicada. A criação de uma transferência automática após cada salário torna mais fácil o processo, além de fazer com este “investimento” se torne um custo fixo mensal, um valor com o qual você não poderá contar pelos próximos meses.

Faça suas compras de Natal o ano todo. Leve uma lista de compras completa com você onde quer que você vá. Inclua o nome do destinatário, uma idéia do presente e uma faixa de preço. Pode parecer bobo, mas algumas promoções para produtos podem aparecer do nada e você só perceber ao final do ano que perdeu a oportunidade de poupar para dar um presente.

Controle financeiro para o Natal

Sabemos que você quer comprar muitas coisas no Natal. Mas se controle antes de entrar em um débito bem complicado de sair. (Foto: bankruptcytrusteescanada.com)

Faça o seu dever de casa online. Mesmo se você realmente não  for comprar o presente na Internet, você pode comparar preços enquanto estiver farejando pelas melhores ofertas. Então, visite a loja com o melhor preço e os valores que encontrou na internet, negociando condições e até um desconto. Tente também comprar a maior quantidade possível de produtos na mesma loja, pois quanto maior o volume, maior será o desconto que poderá ser negociado.

Procure ofertas online. Às vezes, as grandes lojas oferecem descontos em compras online. Confira sites regularmente, já que preços e ofertas mudam muitas vezes durante as semanas que antecedem o Natal.

Cuide de amigos e parentes com um único projeto de festas. Em vez de investir R$10 a R$20 em uma série de pequenos presentes, faça um presente para eles e que tenha um significado emocional. Use suas habilidades para mostrar o quanto se importa com eles.

Muitas pessoas não precisam (ou querem) mais coisas. Em vez disso, busque dar a eles o seu tempo para levá-los para jantar, fazer recados ou consertar pequenas coisas ao redor de sua casa. O maior valor do Natal está no Amor e na Amizade e não no preço de um presente. Faça tudo com sentimento e com certeza, muitos sorrisos irão aparecer no seu Natal!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário