Os bancos costumam oferecer ao cliente um cartão chamado de cartão múltiplo. Muitas vezes o cliente ao abrir a conta sequer pergunta o que é o cartão múltiplo e não questiona a respeito.

O que é o cartão múltiplo: O cartão múltiplo nada mais é do que um cartão que tem mais de uma função, geralmente de crédito e débito. É um único cartão que você pode usar para mais de um função.

Com o cartão múltiplo, ao fazer compras em um estabelecimento o operador irá lhe perguntar se é crédito o débito, pois o cartão irá permitir realizar a compra em qualquer das duas funções.

Vale a pena? A resposta depende do seu objetivo. Se você prefere ter apenas uma cartão para carregar e se preocupar, pode ser uma boa idéia, mas você irá correr o risco de pagar contas na função errada se não ficar de olho. Há vendedores que não perguntam e logo colocam a compra na função débito, pois assim recebem primeiro da administradora da maquininha de cartão.

Vantagens do cartão múltiplo:

  • apenas 1 cartão para carregar e se lembrar
  • 1 cartão a menos para poluir o meio ambiente ao ser descartado
  • mais barato para o banco

Desvantagens do cartão múltiplo:

  • você pode usar a função errada na hora da compra, logo tem que ficar de olho
  • se perde-lo ou danificá-lo, fica sem cartão de crédito e de débito
  • em viagens ao exterior, a questão acima é ainda mais grave

Em todo caso o cartão múltiplo em geral contempla a função de débito para movimentar a conta corrente e a função de crédito em uma determinada bandeira. Logo você teria um cartão de crédito Mastercard que também serve para movimentar sua conta. Não é incomum que o banco lhe ofereça um outro cartão, somente de débito usando a bandeira VISA, por exemplo. Nesta caso você ficaria com dois cartões e 3 funções e, sempre que quiser pagar no crédito, pode usar o cartão que é exclusivamente de crédito para não ter erro!

Cartão múltiplo

Vale a pena ter um cartão multiplo?

Agora que você já sabe o que é um cartão múltiplo, qual deles prefere? Esqueci alguma vantagem ou desvantagem? Deixe um comentário, por favor.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)