Arquivo formato OFX – Layout e como abrir no Excel!

Em Educação financeira por André M. Coelho

Em 1997, a Microsoft, Intuit e CheckFree se uniram para criar um formato padrão para arquivos que contêm dados financeiros, de modo que os usuários pudessem mover seus dados entre programas. Hoje em dia, surgiram muitos outros tipos de arquivos, mas alguns programas ainda usam o formato OFX, incluindo o GnuCash, Sage ERP Accpac, Moneydance e outros. Por isso, muitos bancos, corretoras e instituições financeiras oferecem arquivos nesse formato para que os clientes possam usar nestes programas ou outros parecidos.

Leia também

Por ter sido criado com a finalidade de registrar dados financeiros, o arquivo OFX facilita o registro e a consequente configuração dos dados bancários e financeiros de uma pessoa jurídica ou física.

Arquivo OFX: como abrir?

O layout do arquivo OFX é confuso quando não é “interpretado” por um dos programas que o usa nativamente, tais como o Google Finance, GnuCash, Sage ERP Accpac, Moneydance e outros. Embora o Microsoft Excel não suporte a importação de arquivos OFX nativamente, você ainda pode abrir o arquivo, uma vez que os dados do arquivo OFX são armazenados como XML (formato nativo do Excel). Excel pode nativamente ler qualquer arquivo XML e irá analisar automaticamente o arquivo em um formato fácil de ler.

Aplicativos e arquivos OFX

Aplicativos financeiros, como Yahoo Finance e o Google Finance podem usar com eficiência arquivos OFX e ajudar a simplificar suas finanças, sem que seja necessário você anotar e registrar tudo que fazer nas suas contas e investimentos. (Foto: divulgação)

Abrir arquivo OFX no Excel

Abra o Excel, clique em “Arquivo” e selecione “Abrir”. Clique no menu “Todos os arquivos Excel” e selecione “Todos os arquivos.” Navegue até o local do seu arquivo OFX, selecione o arquivo e clique em “Abrir”. Um aviso que o arquivo OFX é um formato diferente será exibido. Basta clicar em “Sim” para continuar. Selecione “Como uma tabela XML” e clique em “OK”. Nos avisos seguintes, basta clicar em “OK” para continuar.

Alguns arquivos OFX contem informações adicionais que impedir que o arquivo seja importado para o Excel corretamente. Se o arquivo não está exibindo corretamente, abra o arquivo OFX usando o bloco de notas ou outro editor de texto. Elimine qualquer coisa que aparece antes da tag (trecho de texto) <OFX> e, em seguida, coloque <?xml version=”1.0″ encoding=”ISO-8859-1″ ?> Diretamente antes da tag (texto) <OFX>. Isso identifica para o Excel que os dados são armazenados em um formato XML padrão e garante que os dados serão importados de forma uniforme quando você abri-lo no Excel.

Configurando arquivo OFX

Seja um arquivo OFX do Itaú, um arquivo OFX do Bradesco, arquivo OFX da Caixa, arquivo OFX do HSBC ou qualquer outro banco, corretora ou instituição financeira, você pode ter alguns dados indesejados ou que precisem de uma configuração prévia para serem corretamente abertos no programa financeiro de sua preferência. Arquivos OFX contêm uma riqueza de informações relativas às suas atividades financeiras. Dependendo, alguns dados podem não ser os mais fáceis de usar. É uma boa idéia analisar os dados e identificar cada coluna com um nome mais intuitivo. Uma vez que você configurar o arquivo em Excel, certifique-se de salvá-lo como um documento Excel. Se você precisar incluir dados de arquivos OFX futuros, basta abri-los no Excel e, em seguida, copiar e colar os dados para sua planilha financeira base do Excel.

Convertendo arquivos OFX

Converter um arquivo OFX é simples, e pode ser feito com facilidade em várias fontes online. Basta pesquisar “converter arquivo OFX” e você encontrará várias fontes. Prefira sempre o formato XML, que pode ser lido pelo Excel e outros programas semelhantes.

Você usa arquivos OFX? Com qual programa? Acha melhor para organizar suas finanças?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário