O que é pro-rata?
De acordo com informações de dicionários, pro rata significa “para a parte fixada, calculada”, ou seja, em proporção, de forma proporcional segundo a parte contada a cada um.
No mercado da prestação de serviços e de cobranças, o pro-rata é um valor proporcional do dia da instalação/alteração no serviço contratado até o início de seu período de cobrança. O que isso significa então?
Então, se sua conta tem um valor de R$30,00 e o mês tem 30 dias, serão cobrados R$5,00 em sua próxima fatura, proporcionais a data de contratação. Mas preste muita atenção: essa proporcionalidade está relacionada diretamente ao uso e consumo do serviço. Então, se você utilizar muito além de sua franquia contratada, você terá de pagar por estes excessos, assim como provavelmente deve estar definido em seu contrato.
Outro cuidado que deve ser tomado, é que algumas faturas podem acabar cobrando proporcionalmente valores referentes a pouco mais de um mês. Isso ocorre por conta das diferentes datas de fechamento de faturas e ocasionais cobranças de instalação do serviço contratado. A mesma cobrança de pro-rata é válida para cancelamentos, com a exceção da cobrança após a data da solicitação.
Lembramos que não há nada de errado na cobrança do pro-rata, desde que seja estabelecido em contrato e que fique claro ao consumidor essa cobrança proporcional que será feita. Portanto, sempre que for fazer a contratação de um serviço, não se esqueça de ler o contrato e talvez, até levá-lo a um advogado para te ajudar com as minúcias e termos legais e técnicos que você possa não entender.
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
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