Depósito identificado é uma ferramenta do mercado financeiro para facilitar a identificação e localização de depositantes de valores. Pode ser usada com facilidade, mas geralmente envolve custos ao ser realizado. Vamos entender melhor sobre esse tipo de depósito, suas vantagens, e como fazê-lo.

O que é depósito identificado?

Um depósito identificado, também reconhecido pelas iniciais DI é uma transferência ou depósito de valores financeiros em uma conta corrente ou poupança com a identificação de quem está realizando o depósito. Dessa maneira, é fácil identificar a origem de recursos que entram na conta, mantendo um controle melhor sobre suas finanças.

Para identificar o depositante nesse tipo de depósito, podem ser usados caracteres numéricos ou alfanuméricos que permitem a identificação de valores recebidos fazendo referência ao número de uma nota fiscal, ao pedido por um serviço ou produto ou ao CPF ou CNPJ do depositante. Outra forma que pode aparecer para identificar o depositante é o CPF.

Por que fazer um depósito identificado?

O depósito identificado é geralmente usado quando há a necessidade de identificar as origens de recursos financeiros. Por exemplo, quando você está pagando por um produto ou serviço de uma empresa, o depósito identificado facilita a localização do seu depósito e a consequente entrega dos produtos ou serviços. Pode ser necessário também por questões judiciais para comprovar a origem de recursos.

Quanto custa fazer um depósito identificado?

O valor de um depósito varia entre as instituições financeiras no Brasil. Há bancos em que o depósito identificado é gratuito, enquanto outros cobram um valor pela transação. O site do Banco Central reúne os valores cobrados pelas instituições financeiras para este tipo de transação.

Depósito identificado

Faça um depósito identificado para ficar mais fácil rastrear sua identidade. (Foto: arnapress.kz)

Existe alguma opção ao depósito identificado?

Se você não quer fazer um depósito identificado, pode utilizar de transferências TED, DOC, ou entre contas do mesmo banco ou instituição financeira. Esses tipos de transação já acompanham, geralmente, a identificação da conta de origem e até da titularidade da pessoa que transfere o dinheiro. Outra maneira de se identificar pode ser pelo número do envelope de um depósito realizado no atendimento eletrônico, incluindo ou não o horário do depósito. Porém, nesse caso, o depósito só será identificado pelo número do envelope que acompanha a descrição no extrato, e não a titularidade de quem realizou o depósito. Outra opção é realizar o depósito na boca do caixa e usar o horário do depósito e outros elementos no recibo do depósito para comprovar o depósito.

Quem pode fazer o depósito identificado?

O depósito identificado é um produto do mercado financeiro que pode ser usado tanto por pessoas físicas quanto por pessoas jurídicas. Geralmente o depósito é feito em transações entre pessoas físicas comprando um produto ou serviço de pessoas jurídicas ou entre pessoas jurídicas realizando transações entre si.

Como fazer depósito identificado?

Nem todas as contas permitem o uso do depósito identificado. Por isso, é importante se informar com seu banco antes de fazer esse tipo de depósito. Para realizar um depósito identificado você pode ir a um guichê da agência, caixa eletrônico, usar o internet banking ou aplicativo do banco. E fazer o depósito é simples, seguindo o passo a passo abaixo:

Passo 1

Abra o aplicativo, internet banking, ou vá até uma agência onde quer realizar o depósito identificado.

Passo 2

No caixa eletrônico, pegue um envelope para realizar o depósito e preencha normalmente. O depósito pode ser realizado com cheque ou dinheiro normalmente, mas vale lembrar que o cheque pode demorar mais dias para ser compensado. No guichê, tenha em mãos seus documentos e espere sua vez na fila. No app e no internet banking, acesse com seus dados de login.

Passo 3

No caixa eletrônico, escolha a opção “depósito” e depois, “depósito identificado”. Preencha os dados como for solicitado. No guichê, diga que quer realizar um depósito identificado e dê todas as informações para o atendente. No internet banking ou app do banco, procure na barra de pesquisas pela opção “depósito identificado”, geralmente na aba de transferências, e preencha os dados para a transferência.

Passo 4

Informe a identificação do depósito para o destinatário do dinheiro, de forma que ele possa saber quem foi que realizou o depósito e confirmar o recebimento.

Agora é só esperar seu produto ou serviço.

Dúvidas sobre depósito nominal?

Esperamos ter solucionado todas as dúvidas sobre o depósito identificado. Mas se você ainda tiver alguma pergunta, deixe nos comentários abaixo. Seus comentários são sempre lidos por nossa equipe e devidamente respondidos.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)