Juros do cheque especial

Em Bancos e instituições financeiras por André M. Coelho

O cheque especial é utilizado pela maiorias das pessoas que possuem conta corrente. Mas poucos sabem que em comparação com outras modalidades de crédito, os seus juros são um dos mais altos. O grande problema é a impressão que os bancos passam de que o cheque especial faz parte do seu rendimento. E realmente muitas pessoas acreditam, usam o cheque especial desmesuradamente e se enrolam em dívidas. Alguns bancos, inclusive, disponibilizam o extrato bancário com o saldo total do correntista, incluindo o cheque especial. Por exemplo, se tenho 1000 reais e o meu cheque especial é de 300 reais, no extrato aparecerá como se eu tivesse 1300 reais. Isso é falso, pois os 300 reais são do banco e eu deverei devolvê-los com juros e correção!

Valor dos juros do cheque especial

Cuidado com o cheque especial!

O que pode e deve ser feito em casos de dívidas no cheque especial é cancelá-lo. Você continuará devendo, mas um valor fixo que deixará de crescer em cima dos juros. A dica é: somente utilize o cheque especial em casos de extrema necessidade, se for utilizá-lo, que seja comedidamente e com a certeza do pagamento na data de vencimento!

Abaixo está uma lista disponibilizada pelo Banco Central do Brasil com as taxas de juros do cheque especial dos principais bancos brasileiros.

A lista está em ordem crescente e os valores são de 03/11/11 a 09/11/11.

Ficou fácil perceber que o cheque especial é uma modalidade de crédito bem cara? Se precisar mesmo de dinheiro emprestado e tiver que recorrer a um banco, escolha bem como tomar um empréstimo para não pagar mais juros do que o necessário.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário