Conseguir a isenção do Imposto de Renda poder ser até fácil. Todo ano a Receita Federal libera em seu site as condições para que você seja isento de qualquer cobrança. Mas como fazer isso?
Em 2012, pela legislação vigente, os seguintes rendimentos foram isentos ou não tributáveis, o que não tira a obrigatoriedade da declaração do Imposto de Renda:
- Portadores de doenças graves

O Leão isenta alguns rendimentos de impostos na declaração de seu imposto de renda. Fique de olho em quais são essas isenções. (Foto: blogsaganews.blogspot.com)
- Rendimento de salário e pensões
- Pagamento do PIS/PASEP
- Ganhos com lucros e dividendos desde que já tenham sido tributados na fonte, poupança, letra de crédito imobiliário, letra hipotecária e certificados de recebíveis imobiliários.
- Benefícios concedidos pela Previdência Social em caso de morte ou invalidez permanente.
- Parcelas isentas apuradas na atividade rural.
- Recebimento de aviso prévio, FGTS, indenizações trabalhistas, auxílio-doença e auxílio-funeral.
- Recebimento de seguro-desemprego.
- Recebimento de aposentadoria por parte de pessoas com mais de 65 anos, desde que não supere R$ 1.638,11 por mês.
- Benefícios de Programa de Demissão Voluntária (PDV).
- Recebimento de aposentadoria por acidente de serviço ou doença grave.
- Restituições do imposto de renda
- Ganhos obtidos pelo cidadão com ações e em operações com ouro em bolsa de valores, cujo valor mensal seja igual ou inferior a 20.000 reais, para o conjunto das ações e para o ouro, individualmente.
É interessante que o contribuinte fique sempre de olho nas adições e modificações destes critérios todos os anos na época em que for declarar seu Imposto de Renda, evitando assim que você perca a oportunidade de pagar menos para o Leão.