O extrato bancário é um documento fiscal e oficial que todo banco é obrigado a enviar ou deixar disponível nos caixas eletrônicos para o correntista com uma descrição completa da movimentação na conta corrente. Para maximizar a efetividade do extrato, os bancos utilizam algumas siglas, facilitando a compreensão geral das informações que estão em seu extrato (explicaremos as siglas mais tarde).

No extrato, seja ele online ou físico, deverão constar o total de depósitos, resgates, débitos automáticos, DOCs e TEDs, saques com cartão de débito, pagamentos com o cartão de débito, cobrança de tarifas por parte do banco, rendimentos para a conta durante o período (caso exista). Um detalhe importante é que toda movimentação que seja cadastrada, como débitos automáticos, ou toda compra feito com o cartão de débito, especificam quem foi o beneficiário do dinheiro movimentado.

Algumas das siglas que você pode ter em seu extrato bancário são:

  • C: quer dizer crédito e especifica todo valor que é depositado em sua conta, de qualquer fonte que seja.
  • D: quer dizer débito, especificando todos os valores que são descontados de sua conta, incluindo contas, compras no cartão de débito e saques.
  • Datas: consiste no período, ou seja, a data inicial e a data final dos lançamentos que estão no extrato, detalhando qual foi o dia e, muitas vezes, o horário em que a transação foi feita.
  • CCF (Cadastro de Emitentes de Cheques Sem Fundos): cadastro mantido pelo Banco do Brasil, em nome do Banco Central, no qual são armazenadas informações sobre emitentes de cheques sem fundos.
  • Cheque prescrito: cheque que foi apresentado após o prazo de prescrição (6 meses após o prazo de apresentação). Nessa situação, o beneficiário perde o direito de execução, sendo possível apenas ação comum na justiça para reaver crédito.
Modelo de extrato

Este é um modelo de extrato bancário online. Note que ao invés das siglas, o banco utiliza cores e o sinal de “-” para diferenciar créditos e débitos. (Foto: gerenciarbem.blogspot.com)

Para tirar o máximo de seu extrato bancário, planeje seus lançamentos e mantenha um controle dos custos fixos. Fique de olho em qualquer lançamento estranho ou duplicado, buscando esclarecer as cobranças com seu gerente. A análise de seu extrato é uma das formas de começar um planejamento financeiro básico e te ajudará a ter uma idéia geral de organização financeira, com você aprendendo a ter controle sobre seus gastos e custos gerais. É também uma forma de prevenir cobranças indevidas em sua conta e garantir que seus direitos estão sendo respeitados pelas instituições financeiras.

Alguns bancos fornecem em seus extratos bancários informações sobre seus limites de crédito e saldo total disponível. Cuidado para não confundir os dados: muitos bancos colocam um terceiro saldo somando o valor que você já tem disponível e seu limite de crédito. E se você achar que esse dinheiro já é seu, você pode entrar nos juros de um cheque especial ou empréstimo que não terá condições de pagar. Fique de olho nisso!

8 comentários para “Entenda seu extrato bancário”

  1. Sampaio

    Gostava que me pudessem explicar o que tenho que fazer para poder ter acesso aos meus extrato bancários desde 2005 até agora. O meu banco é a caixa geral de depósitos.
    Obrigado desde já.

    Responder
  2. Marlene Conceição de Oliveira

    Eu gostaria de receber extratos da minha conta poupança da caixa, desde de 2010 até hoje. Obrigado.

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Entre em contato com seu gerente.

      Responder
  3. Ana Claudia

    Oi recebo o salario maternidade só que no meu extrato esta o valor e um sinal de + significa que vou receber esse valor?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      O sinal de + significa saldo positivo, ou depósito/crédito em conta.

      Responder
  4. Aline

    Oi eu fiz um empréstimo e não cobrou a parcela de janeiro mais cobrou em fevereiro gostaria de saber se vai cobrar de novo esse mes, porque eu não consigo ver se fiz com pula parcela ou não.

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Olá Aline. Converse com seu gerente e veja com ele como ficou acordado o seu contrato de empréstimo.

      Responder
  5. Jose Vieira Lote

    O que significa CREDITO COM AVISO no extrato do banco do brasil.

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)