De uns tempos pra cá cresceram bastante as financeiras, bancos de crédito e cooperativas de crédito para o fornecimento de crédito pessoal. Mas afinal, o que significa crédito pessoal? O nome “crédito pessoal”, já é auto-explicativo, ou seja, é o crédito concedido a pessoas físicas, ou em outras palavras, é uma forma de empréstimo no qual será depositado o valor em conta corrente, ou fornecido em cheques nominativos. O crédito pessoal também implica no uso livre do dinheiro emprestado, o devedor não precisará declarar a forma de uso de empréstimo, ao contrário de muitos créditos que são exclusivos para o financiamento do carro, da casa própria, para construção, etc.

Fazer empréstimo pessoal

Informações sobre crédito pessoal

Para que o crédito pessoal seja concedido, é sempre necessário que o cliente dê uma garantia de pagamento do crédito, como o registro na carteira ou contra-cheque para comprovar renda, o uso de um avalista/fiador que se comprometerá a pagar a dívida caso a primeira pessoa não o faça. O prazo para pagamento do crédito concedido varia entre 1 e 36 vezes, a depender o valor do empréstimo e da forma de pagamento.

O motivo maior de solicitação de crédito pessoal é para o pagamento de dívidas pré-existentes. Encontrado o juros menor no crédito pessoal, muitas pessoas optam por contratá-lo para aplacar dívidas com juros maiores. Para que o cálculo dê certo deve-se estar sempre atento ao valor do juros e não atrasar a data de pagamento das parcelas, pois isso implicará em juros maiores e aumento da dívida. É possível também refinanciar a dívida do crédito pessoal caso o planejamento inicial não tenha sido bem sucedido.

As taxas cobradas nas parcelas envolvem o IOF, TAC e taxa de cadastro, além de outras. O valor mensal pode ser pago via débito automático em conta corrente ou boleto bancário.

O perigo das financeiras para o crédito pessoal é a sua facilidade, o que implicará em juros maiores. Quanto mais fácil é para se conseguir crédito, com menos empecilhos e comprovações, mais juros estarão envolvidos. Por isso o crédito pessoal deve ser usado com precaução, somente quando os juros de outras dívidas forem maiores, como o cheque especial ou cartão de crédito.

Você pode realizar uma simulação de crédito pessoal em vários sites de bancos e financeiras, como por exemplo:

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)