Como usar meu FGTS para comprar um imóvel?

Escrito na categoria "Formas de pagamento" por André M. Coelho.

O FGTS ou Fundo de Garantia do Tempo de Serviço é um direito dos trabalhadores formais brasileiros  e que pode ser usado para ajuda-los a realizarem o sonho da casa própria. Porém, algumas regras para o uso do FGTS na compra de um imóvel devem ser seguidas para que você não acabe encontrando problemas na hora do compra ou seja prejudicado por contar com um dinheiro que não poderá usar tão cedo.

Como posso utilizar meu FGTS para comprar um imóvel?

O interessado em usar o FGTS para a compra de imóveis deve:

Qual o valor do imóvel em que posso usar meu FGTS?

O valor do imóvel não pode ultrapassar o valor limite de avaliação estabelecido para o âmbito do Sistema Financeiro de Habitação (SFH). Para saber os valores, é necessário consultar a instituição financeira pela qual você está fazendo seu financiamento.

FGTS e imóveis

Usar o FGTS para pagar seu imóvel é possível com um pouco de planejamento, já que o uso do FGTS não pode ser feito a qualquer momento. (Foto: www.feiraocaixaimoveis.com)

Quando posso utilizar meu FGTS para comprar um imóvel?

O FGTS pode ser usado nas seguintes operações financeiras de financiamento:

Quais os limites de utilização do FGTS?

Você irá encontrar várias informações sobre os limites de uso do FGTS. A única coisa importante a se saber sobre o uso do FGTS é que você não poderá usar mais do FGTS do que tem no banco para pagar elo imóvel. Porém, não é permitido o uso dos recursos da conta vinculada do FGTS nas seguintes situações:

Considerações finais

Conversar com o gerente de seu banco ou instituição financeira pode te ajudar a esclarecer dúvidas mais específicas. É importante lembrar de acompanhar seu saldo do FGTS para saber quanto das parcelas o saldo pode “comer” ou quanto você já poderá quitar logo de cara de seu financiamento. Não basta entrar no financiamento da casa própria achando que o FGTS será sua salvação. Ele é sim, uma muito útil ferramenta para ser utilizada. Porém, se você depender muito do FGTS para financiar seu imóvel e não entender o prazo mínimo de conta no FGTS, os possíveis usos para os recursos do FGTS e as limitações impostas por ele, pode ser que você dê com a cara na porta e tenha que se segurar um pouco mais. Planeje o uso do FGTS, aguarde ter uma boa quantidade de recursos e assim, tire o melhor desse financiamento imobiliário.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

4 comentários para: “Como usar meu FGTS para comprar um imóvel?”

  • Roberto Coutinho

    Tenho 3 anos de afastamento do ultimo emprego, mais há 2 anos recebo do inss auxilio doença, tenho direito de recebe o fgts inativo

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Se não teve emprego com carteira assinada nesse período, sim.

      Responder
  • Lilian

    Tenho 2 e 7 meses de carteira assinada, não tenho imóvel, posso usar o FGTS para financiamento imobiliário?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Lilian, converse com um gerente CAIXA.

      Responder

Deixe um comentário