O FGTS ou Fundo de Garantia do Tempo de Serviço é um direito dos trabalhadores formais brasileiros  e que pode ser usado para ajuda-los a realizarem o sonho da casa própria. Porém, algumas regras para o uso do FGTS na compra de um imóvel devem ser seguidas para que você não acabe encontrando problemas na hora do compra ou seja prejudicado por contar com um dinheiro que não poderá usar tão cedo.

Como posso utilizar meu FGTS para comprar um imóvel?

O interessado em usar o FGTS para a compra de imóveis deve:

  • Contar com o mínimo de três anos, considerando todos os períodos de trabalho, sob o regime do FGTS (ou após 3 anos da conta inativa, quando você poderá sacar seu FGTS);
  • Não ser titular de financiamento imobiliário ativo em qualquer parte do Território Nacional;
  • Não ser proprietário, promitente comprador, cessionário ou usufrutuário de imóvel residencial concluído ou em construção no município onde exerce sua ocupação principal, na região metropolitana na qual se situe o município onde exerce sua ocupação principal, nos municípios limítrofes daquele onde exerce sua ocupação principal, no atual município de residência e/ou no município onde pretende adquirir com o uso do FGTS.

Qual o valor do imóvel em que posso usar meu FGTS?

O valor do imóvel não pode ultrapassar o valor limite de avaliação estabelecido para o âmbito do Sistema Financeiro de Habitação (SFH). Para saber os valores, é necessário consultar a instituição financeira pela qual você está fazendo seu financiamento.

FGTS e imóveis

Usar o FGTS para pagar seu imóvel é possível com um pouco de planejamento, já que o uso do FGTS não pode ser feito a qualquer momento. (Foto: www.feiraocaixaimoveis.com)

Quando posso utilizar meu FGTS para comprar um imóvel?

O FGTS pode ser usado nas seguintes operações financeiras de financiamento:

  • Na aquisição de imóvel residencial urbano concluído para: pagamento parcial ou total do preço de aquisição do imóvel, pagamento de lance na obtenção da Carta de Crédito ou como complementação do valor da Carta de Crédito para pagamento da parcela de recursos próprios;
  • Na construção de imóvel residencial urbano para: financiamento da construção de imóvel residencial urbano como parte ou valor total dos recursos próprios do proponente.

Quais os limites de utilização do FGTS?

Você irá encontrar várias informações sobre os limites de uso do FGTS. A única coisa importante a se saber sobre o uso do FGTS é que você não poderá usar mais do FGTS do que tem no banco para pagar elo imóvel. Porém, não é permitido o uso dos recursos da conta vinculada do FGTS nas seguintes situações:

  • Nova utilização para aquisição do mesmo imóvel, antes de completados três anos desde a última utilização para aquisição/construção;
  • Aquisição/construção de imóvel comercial;
  • Reforma, ampliação e/ou melhoria de imóvel residencial ou comercial;
  • Realização de infra-estrutura interna;
  • Aquisição de lotes e terrenos;
  • Aquisição de moradia para familiares, dependentes ou terceiros (incluindo aqui aquisição de imóvel para aluguel).

Considerações finais

Conversar com o gerente de seu banco ou instituição financeira pode te ajudar a esclarecer dúvidas mais específicas. É importante lembrar de acompanhar seu saldo do FGTS para saber quanto das parcelas o saldo pode “comer” ou quanto você já poderá quitar logo de cara de seu financiamento. Não basta entrar no financiamento da casa própria achando que o FGTS será sua salvação. Ele é sim, uma muito útil ferramenta para ser utilizada. Porém, se você depender muito do FGTS para financiar seu imóvel e não entender o prazo mínimo de conta no FGTS, os possíveis usos para os recursos do FGTS e as limitações impostas por ele, pode ser que você dê com a cara na porta e tenha que se segurar um pouco mais. Planeje o uso do FGTS, aguarde ter uma boa quantidade de recursos e assim, tire o melhor desse financiamento imobiliário.

4 comentários para “Como usar meu FGTS para comprar um imóvel?”

  1. Roberto Coutinho

    Tenho 3 anos de afastamento do ultimo emprego, mais há 2 anos recebo do inss auxilio doença, tenho direito de recebe o fgts inativo

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Se não teve emprego com carteira assinada nesse período, sim.

      Responder
  2. Lilian

    Tenho 2 e 7 meses de carteira assinada, não tenho imóvel, posso usar o FGTS para financiamento imobiliário?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Lilian, converse com um gerente CAIXA.

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)